Acontece que as pessoas não sabem nem se tocam, que cameras compactas, ou melhor… qualquer maquina fotografica que não seja para uso profissional, são meras registradoras de momentos… não que isso seja ruim… pelo contrario… é ótimo, maravilhoso ter uma maquina no bolso para poder registrar uma cena imperdível… pois não da para sair andando nas ruas nem com uma t3 ou uma nikon d3100, quem dirá com uma mais pro…
A questão que eu quero dizer não é que cameras como as citadas t3 e d3100 sejam somente para uso profissional, muito pelo contrário, alias tem muito amador fazendo melhor que profissional e isso não se discute. A questão é que com essa grande expansão que as maquinas digitais trouxeram acabou deixando a imagem que com uma maquina boa qualquer pessoa tira foto boa, ou seja, cade o conhecimento? Cade a experiencia de um fotografo de decadas?
Os brasileiros esquecem muito rapidamente as coisas do passado, estou falando no geral, da grande massa da população, a massa que é manipulada pela mídia… Essas pessoas não querem saber de nada… antes achavam chato ficar tirando fotos, e revelar, as vezes a foto saia ruim, não tinha como saber se ia ficar bom… aí toda familia tinha um “fotografo”… Mas mesmo na época do filme as maquinas mais simples eram verdadeiras point-and-shot… ou seja mira e dispara… a maquina se encarregava de tudo, desde que vc respeitasse a distancia minima…
E as fotos mais “PRO” ficavam para quem realmente entendia e tinha equipamentos para tal… hoje com as maquinas digitias… .a grande massa acha que com uma maquina tipo uma SZ, possa fazer fotos “profissionais”.
Sexta passada agora fui numa festa, e é incrivel, tinha um casal com uma SZ da Sony, nada contra, mas é engraçado ver como a postura da pessoa muda operando uma maquina daquelas, ela se sente, mesmo não sabem lhufas do que tem na mão, só apertando o botão de disparo e o flash estourando toda a foto… eu ri muito por dentro… Como falei nada contra, mas a pessoa se sente…
É esse o ponto negativo que na minha visão de leigo as digitais trouxeram… claro que o ponto positivo é que muita gente pode experimentar e tentar se aprofundar… mas a maioria não sabe nem o que é obturador… cortina… quem dirá ASA…
Aqui em sorocaba tem uma menina que estava fazendo ensaios fotograficos para casais, minha noiva queria fazer, pois 80 reais estava um preço chamativo… entrei no blog dela e logo vi ela com uma nikon d3100… nada contra, como disse tem gente que faz lindas fotos com cameras basicas, isso não quer dizer nada… mas a questão de ver a foto é que, logo percebi que ela não tira nem 20% do potencial da maquina… ou seja a impressão que dá é que ela quis ser fotografa, comprou uma maquina de 2 conto, e se auto-entitulou fotografa, e o pior as pessoas acreditam… mas olhando as fotos dela logo se percebe a falta de experiencia em conduzir os modelos, e pior que isso, em conduzir a camera… não saber usar o equipamento que tem… vi fotos razoaveis e fotos boas, mas poucas… não me agradou… isso que não sou pro nem nada, nem maquina eu tenho, só tenho meu Nokia N95 para fotos digitais, e me aventuro na minha yashica electro 35 gtn… e na yashica fxd com lente 50/1.7 do meu pai… na maioria das vezes eu acerto… falta aprender a compor melhor, mas a maquina nunca foi um problema para mim, pois desde criança meu pai tem essa maquina e já usei muito ela… e ainda sou um jovem gafanhoto aprendendo com o mais velhos…
Mas é isso aí… o caminho é insistir…