Tenho um conhecido fotografo, e ele me disse que um amigo dele comprou uma hasselblad de 70mil reais… porque? Porque o cliente EXIGE que a foto seja feita com uma… se ele realmente vai usar… o problema é dele, mas a exigencia existe…
É obvio que muitos fotografos, fariam fotos MARAVILHOSAS até com uma camera Lego, sem exageros. Mas imagine o seguinte, o leigo contratador, cliente, ele com toda certeza está fazendo cotação no mercado e conversando com vários possiveis fornecedores. Aí ele vai no escritório de um fotografo, ve os trabalhos do mesmo e ve que ele usa uma canon 60D por exemplo (nada contra só uma citação)… Aí ele vai no escritório de outro fotografo e ve o trabalho do mesmo e a camera do cara é uma 5dMkII com grip, o pensamento que vem na cabeça dele é instantaneo de que o cara da 5d é mais top, porque ele teoricamente ganha mais para ter uma maquina melhor, julgando elas pelo tamanho… as vezes ele pode visitar 2 fotografos os dois usando 5d, mas se um deles estiver com o grip, o cliente pode achar que a camera é outra e que por ser maior é melhor…
E que por “ser” maior, ser “melhor” siginifca mais caro, que significa que o cara ganha mais, que significa que o cara faz bastante serviço, que significa que o cara é bom…
Entenderam meu raciocinio… O tamanho das coisas significa status para os leigos… é só observar carro… se um cara tem um ford fusion o cara é ricão… se colocar um cara com um audi a1 do lado do cara do fusion tem gente que vai achar o fusion melhor pelo tamanho, e achar que é mais caro por este mesmo motivo…
E é por este motivo e tantos outros que eu tenho gosto por foto analogica… o equipamento não importa, no fundo todas cameras são iguais… o que realmente importa é o olho atrás da camera… e é isso que eu estou buscando evoluir… simplesmente porque gosto de tirar fotos… não quero ser profissional nem um expert… mas é uma ótima maneira de exercicio mental.
As vezes eu fico horas viajando em qual camera comprar… qual é melhor… qual tem qualidade melhor na faixa de preço… fico tão apegado a essas coisas que me esqueço do principal… A FOTO…
Eu nem coloco mais fotos que eu faço com meu celular aqui, porque só porque é de celular, muita gente julga a foto ruim por este motivo e esquecem da FOTO em si…
É claro que equipamento bom para profissional é obrigatório, pois é a ferramenta dele, ele depende disso, é um investimento, e se atualizar é perder menos dinheiro com desvalorização… porém para pessoas que não dependem da fotografia, que a fazem porque gostam, amam, a camera é o menos importante…
Meu pai comprou sua SLR em 1980, uma Yashica FX-D com uma lente 50/1.7, tem o grip, tem outros acessorios mais… os anos se passaram e claro a camera ficou “defasada” mas meu pai NUNCA deixou de registrar excelentes fotos… ele usou ela até 2005 mais ou menos… ou seja o equipamento completa o fotografo… Ele poderia muito bem ter comprado outras mais modernas, mas não precisava, pois a yashica dele o atendia muito bem… até hoje ela é maravilhosa para fotos…
As vezes o fotografo profissional, acaba pegando tanto serviço que ele não tem tempo para usar seu lado artistico, e acaba sempre fazendo o “arros com feijão”, nessa correria toda um equipamento bom é importantissimo, pela confiabilidade, durabilidade e agilidade… nem tanto pelo numero de Megapixels que a mesma tem…
Um caso parecido é um conhecido meu, ele tem um atelie de vestidos de noivas, e ele faz vestidos a 20 anos… Nesses 20 anos, ele me contou que só fez uns 5 vestidos da maneira que ele gostaria, inovativo, charmosos, o resto é tudo por imposição das clientes… ou seja, a arte dele, o conhecimento, as influencias dele só foi aplicada nos produtos dele 5 vezes… porque? Porque a pessoa passa a depender disso… e ele não pode querer se dar ao luxo de fazer só o que ele quer, pois o que ele quer não agrada a todos… muitos menos ele poderia recusar algum pedido, porque ele não gosta, ou não entra no estilo dele…
Com fotografo eu acredito que seja a mesma coisa… Já os fotografos menos compromissados, acho que esses tem uma grande vantagem em cima dos profissionais dependentes… que é menos cobrança em cima do serviço… Quem trabalha com folga para respirar SEMPRE trabalha melhor… isso em qualquer oficio…