Você tira tempo para fotografar ou só pensa em equipamento?

Em grande parte você tem razão, até porque o ciclo de vida de uma câmera é muito maior do que de um celular.

Fotografo por hobby, comecei há uns 10 anos, durante a gestação do meu primeiro filho… o objetivo: ter fotos melhores do meu filho… comprei uma Canon T2i, entrei para o fórum e doi um período muito legal, informação e aprendizado, li muito… e apesar do foco ter sido registrar o meu filho… fiz paisagem, conheci macro fotografia, descobri o flash, estudei fotometria, descobri o Ansel, enfim muito bom essa época… aí veio a "equipamentite " associada a um momento de vida em que fotografar ficou mais complicado, trabalho, 2 filhos, demandas, etc… Hoje vejo que foi muito mais para preencher o vazio pela falta de fotografar… me debrucei em reviews… nitidez de lentes… querer ter lente com 1.2 de abertura… comprei lentes, troquei de câmeras, passei pela NX300 da Samsung, depois uma Canon 6D, lentes… e por fim cheguei na Fuji X M1 e depois E2, mais lentes… Em verdade fotografei pouco com cada equipamento, conheci pouco deles e tive pouco tempo para adaptação e para tirar o melhor que cada um poderia me dar…
Até que um dia organizando minhas fotos no Lightroom percebi que mais de 80% das minhas fotos eram de temas familiares, em especial meus filhos, uma ou outra paisagem e algumas macros… ou seja uma demanda que minha primeira T2i estaria atendendo perfeitamente até hoje… e percebi que na verdade pelas mudanças em minha vida… carregar mochila, lentes, flash, etc… viraram um fardo e me limitavam a fotografar… Há 2 anos vendi tudo, mas não deixei de fotografar… me dediquei a extrair o máximo que meu telefone pode me dar, conheci limitações dele, vantagens e se tornou uma extensão do que vejo é quero registrar… como deve ser todo equipamento fotográfico… hoje fotografo 2 a 3x por mês de forma mais direcionada, explorando ângulos, cenas do cotidiano, dentro do contexto dos meus passeios e rotina… voltei a ter alegria em fotografar… deixei as ilusões de lado… como por exemplo achar que se eu comprasse uma 600mmm L iria fazer fotos como as da Nat Geo. Abracos e boas fotos!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Parabéns!

Que projeto legal este do Instagram! É seu @cfsosa ? Achei D+, e gostei muito do tratamento padrão das fotos, criou um ambiente interessante, onde o que se destaca são as composições, luz e sombras. Show!

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Não é meu não, mas eu coloquei aqui para ilustrar isso e talvez te inspirar, já que usa bastante o celular como equipamento fotografico. :ok:

Belo relato :ok:, e a gente vê muito dessa questão da troca compulsiva de equipamento, sem o tempo de adaptação, de aprendizado, sem o tempo para conhecer o equipamento, e muitas vezes são essas pessoas que vão falar mal do equipamento, dizer que não atendeu as expectativas… mas a pessoa não passou as vezes nem dois meses com o equipamento. (não confundam, estou falando de compulsão de usuário final e não de quem trabalha com equipamentos fotográficos onde você precisa realmente ter o equipamento para fazer testes, as vezes por um curto período, para fazer reviews, emitir uma opinião.)

Me lembra Cartier Bresson que tirou fotos incríveis com apenas uma Leica e uma lente 50MM , durante praticamente toda sua vida. Podemos dizer que ele extraiou o melhor do que tinha em mãos. Hoje uma D40 da Nikon e uma velha Xti da Canon são máquinas muito melhores que qualquer antiga. Imagine as R5, R6, D850 então.

Obrigado pela dica Ernesto, não sabia dessas detalhes. E sim a Leica sempre foi uma “Ferrari” da fotografia, também pudera, eles praticamente inventaram as SLRs rs

Cara, não é bem exatamente assim. Existem lentes e lentes, filmes e filmes e também revelações e revelações…

Não adianta nada ter uma lente boa com um filme mediano e uma revelação horrenda como 90% do que havia no Brasil.

Se, por exemplo, usar um filme Adox CHS25 com uma boa 50mm de qualquer marca, na abertura ótima e revelar do jeito correto e profissional, com um revelar tipo Rodinal gelado e depois escanear em um drum scanner top você verá que a resolução é absurdamente alta.

No meio temos os Ilford Delta, Kodak T-Max, Fuji Provia/Velvia/Astia e similares

No low end tem muitos filmes de performance baixa, como o Kodak Color Plus, Proimage, Fuji XTRA e por aí vai.

Se usar uma lente mais ou menos, um filme Kodak 200/400, revelar em um minalab genérico e escanear em um Epson V-qualquer-coisa da vida, fica bem mais ou menos…

Entre esses dois extremos tem muita coisa, bem mais do que a comparação com a D40 ou mesmo mais modernas.

O que se ganhou MUITO foi a qualidade da imagem em ISO médio/alto, isso sim é indiscutível.

Da uma olhadinha aqui:

https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/cms-20-ii-adotech-ii/cms-20-images/
https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/adox-chs-100-type-ii/
https://www.adox.de/Photo/adox-films-2/cms-20-ii-adotech-ii/
O limite ai foi o scanner, não o filme

Obrigado por compartilhar. Realmente sempre via negativos digitalizados por scanner e alguns ficavam incríveis e outros ridículos, agora consegui captar a essência admirável guru (risos) . Muito bom saber que a ótica de diversas lentes do passado eram tão boas ou até melhores que hoje, não a toa aquele tópico de manuais em digitais é um dos meus favoritos do fórum.

Eu estou com um novo dilema, quase todos os dias estou fotografando, no início da manhã e final da tarde, o problema é a preguiça de editar as fotos depois, devo estar chegando nos 500GB nesses últimos 6 meses, quando edito uma foto sempre é uma recente as “antigas” vão ficando.
Outra questão que me desanimou foi trocar de câmera, tinha à D750 vendi comprei D810 sem por dinheiro em cima, porém à D810 não ficou boa na 150-600 sports caçando muito em baixa luz e rastreio, à qualidade de imagem é muito boa melhor que D750 o problema era o foco na minha lente principal, depois comprei D500 por falta de opção à D750 está muito mais cara agora não valendo à pena comprar novamente, com isso vendi à D810 para tentar ficar com à D500 por um tempo, mas sinceramente estou muito arrependido de ter vendido à D750 ela era muito melhor em qualidade de imagem que à D500.
Conclusão trocar de equipamento foi a pior coisa, cai na besteira de ler reviews sobre à D500 ao invés de fazer como sempre faço (baixar uma foto da câmera para ver como é na real) se tem muito romantismo com algumas câmeras principalmente com câmera CROP, isso me fez cometer um dos piores erros nessa questão. Agora nem me animo muito para ver a foto que fiz no PC com tela grande, fico visualizando no smartphone para não desanimar mais…
Mas em fim tenho um bom vício em fotografar, sempre que vejo um boa oportunidade não deixo de fotografar.

Um dos motivos que me afastei muito de fóruns foram alguns destes.
No convívio onde críticas são feitas com intuito de melhora, geralmente se cria inimizades.
Durante um período vc vai levando e deixando certas coisas passarem, mas chega uma hora que cansa. Então é melhor se calar.
E ninguém quer continuar dando murro em ponta de faca.
Do lado de review’s de equipamentos é o que vc disse, muita opinião viciada e interessada.
Aí se exaltam muito as qualidades e se escondem os defeitos, fazendo quem compra ser enganado.
Isso me parece “normal” neste país, em quase todos os ramos.

Single Shot resolve seu problema facil.

Quanto a isso do amigo desistir de fotografar, tem a turma radical que tampa o LCD, usa cartão de baixa capacidade e só leva uma bateria. O desafio fica bem interessante !

Sobre desistir de fotografar, seja por profissão ou hobby, confesso que já passaram muitas câmeras pela minha mão (pois as revendia fácil com lucro rs) e meu equipamento é super básico, mas consigo extrair o que preciso deles.

Vendo desde D700 , 5D Mark 2 e 3, 40D, D90, e várias outras câmeras diversas, pude perceber que se você fotografa por prazer, não temos sempre como saber se uma combinação corpo + lente irá gerar resultados agradáveis e que atendam nossas necessidades.

Há 15 dias atrás, tive uma foto na Shutterstock que foi vendida por 25 dólares e volta e meia sempre tem foto minha vendendo por lá. Então eu fui olhar e a foto que tirei lá foi tirada com essas compactas de bolso “point and shoot”, a antiga Sony Cybershot. Então pude refletir que realmente não interessa o equipamento que temos, se estamos satisfeitos com nossas fotos e o cliente também , é o que importa.

Não vou negar que algumas necessidades específicas podem requerer uma câmera ou lente melhor. Mas jamais desanimem de fotografar. Se não quer editar, busque fotometria e balanço de branco perfeito, e mexe nas configurações JPG da câmera pra gerar um arquivo pronto sem necessidade de edição.

Eu mesmo já não perco tempo mexendo, editando, no máximo uso o Xnconvert que faz conversão em lote com as melhorias que eu quero. Jà citei esse software como é bom. Enfim, faço tudo pensando mais no prazer de fotografar e menos em comprar e torrar dinheiro a toa em equipamentos, e perco menos tempo na edição.

Ah um fotõmetro é vida rs

Desculpe, postei essa resposta no tópico errado haha ! :doh:

Era para ser aqui: [COLETIVO] Fotos feitas com equipamentos até 2016 (5 anos em 2021)

Eu fazia isso de clicar varias vezes pra ter um momento decisivo mediano na minha frente. Cerca de 7 fotos pra ter uma, hoje eu presto mais atenção no que está acontecendo, vc aprende onde o momento vai acontecer e uns 3 ou 4 cliques pegam. É prática, mas concentre-se no que está na sua frente. E não que vc precise tratar as fotos, mas pelo menos no final do dia faça uma curadoria e delete as que não “prestaram”, fica bem mais fácil de vc tratar as fotos já escolhidas do que ter que ver 30 mil fotos depois de várias semanas hehe.
Tenho usado muito JPG e os resultados tem me agradado bastante pra lazer, então dificilmente trato fotos de viagens, passeios e coisas do cotidiano. Tratamento só pra trabalhos.

O pior que sempre faço isso, o problema fica na fotografia de aves, por exemplo à cada click é uma posição diferença da ave ou olhar, aí tenho dó de apagar quanto só muda a posição ou ângulo, sempre vou apagando na câmera as fotos que não gostei, depois faço a seleção no PC também.
Sobre editar eu gosto de reduzir ruído seletivamente, não gosto do JPG pela qualidade final pelo menos em Nikon e Canon…

Levando em consideracao situacoes desafiadoras, o aumento de mp, e o quanto a industria nao comunica claramente sobre af, sim eu penso em equipamentos.

b Será que você se preocupa mais com equipamento do que a fotografia em si?[/b]

O único equipamento com que me preocupo é o que eu tenho. No sentido de cuidar para que dure e saber usá-lo. Não tenho muito interesse em equipamentos que não tenho.

b Será que você não tira tempo de qualidade para fotografar por achar que seu equipamento não é bom o suficiente?[/b]

O meu equipamento é ótimo e faz muito mais do que a minha forma de fotografar exige.

b Será que você acha que sua fotografia vai melhorar se você comprar um equipamento melhor?[/b]

Não, já tenho um equipamento que vai além do que preciso.

b Será que você tem vergonha de fotografar com os amigos por que seu equipamento é antigo?[/b]

Meus amigos não são tão ligados em fotografia, então os julgamentos são geralmente positivos, não negativos.

b Qual foi a última vez que você saiu para fotografar? (não vale dar a desculpa da pandemia)[/b]

Essa pergunta não se aplica tanto porque meu estilo não envolve necessariamente sair para fotografar. Mas minha câmera está sempre à mão.