Eu entrego meus trabalhos, mas nunca recebi um feedback ( nunca pedi também).
E vocês, como fazem ? Recebem uma avaliação por parte do cliente ?
Eu entrego meus trabalhos, mas nunca recebi um feedback ( nunca pedi também).
E vocês, como fazem ? Recebem uma avaliação por parte do cliente ?
Normalmente, quando o cliente não dá feedback é porque não gostou.
Antes de eu entrar na fotografia, eu comecei a passar em uns clientes que eu tinha uma extensa pesquisa de feedback que encontrei no site do sebrae. Derrepente você podia fazer algo parecido.
Agora o “feedback” na prática que eu acho que é inconfundível é a expressão do cliente enquanto vê o trabalho.
Eu dei de presente um fotolivro esses dias para uma amiga, enquanto ela desfolhava o fotolivro, ela abria aquele sorriso. Para mim foi o feedback mais garantido do que dizer: “ficou bom”. Quando alguém diz isso para mim com cara fechada, eu fico sempre na dúvida…uauaua. Agora quando diz: MUITO BOOMM :o aí eu acredito um pouco mais aushsau
Cara,
Não foi pelas fotos, mas uma vez um pai deu um sorriso destes, de que adorou o trabalho, quando viu o CD personalizado com a foto do filho. Nem precisou dizer nada. Aliás, eles gostaram da foto também, pois me contrataram de novo para outro trabalho.
Putz…então tenho muito o que melhorar.
Concordo um pouco com o spiderman. Até hoje, foram raríssimos os trabalhos que não recebi um retorno dos clientes, se não me engano apenas em 2 deles. E fico com essa impressão mesmo de que eles não gostaram do trabalho.
Mas no geral, recebo um retorno poucos dias depois que entrego as fotos. Essa é uma das grandes alegrias de se trabalhar com as pessoas, esse retorno, esse agradecimento, a satisfação de ter feito um trabalho bem feito. E é isso que me faz continuar e sempre querer melhorar!
Eu nao sei dizer se eh normalmente.
Hoje mesmo eu tirei 3 sisos e achei o servico e atendimento do dentista e das assistentes otimos. Nem por isso fiquei falando de quanto eu gostei do trabalho deles. Apenas transmiti meus sinceros agradecimentos, mostrei meu sorriso simpatico.
Ja tive situacoes que nao tive nenhuma resposta sobre o que a pessoa achou do trabalho, mas demonstrou ter gostado apenas com a expressao, ou com pagamento extra por julgar que o meu servico valia mais do que foi combinado a ser pago. Ou indicando vc a outras pessoas. Mas sem dizer nada a vc o que acham do seu trabalho. Talvez acreditam que por ser um resultado normal e o que esperavam de vc, acham desnecessario ficar dando elogios ou ipinioes pessoais, como foi o meu caso no dentista hoje.
Danilo, onde fez seu fotolivro, me passa os dados?
Obrigado.
concordo com o márcio,nem sempre as pessoas estão dispostas a ficar agradecendo e tals,mas geralmente tem indicações.
acho que vale muito mais a indicação do que os parabéns.
eu mesmo não sou do tipo de ficar ligando ou mandando e-mail agradecendo um trabalho prestado.
sei lá,deve ser algo cultural.
brasileiro não agradece nem quando compra pãozinho quanto mais fotografia. :doh:
eu não agradeço por nada q eu pago, não estão me fazendo favor…
Agora se merecido não custa elogiar.
Agradecer eu sempre agradeco. Para mim eh tao automatico que digo “obrigado” sem pensar para qualquer coisa. Mas agradecer eh diferente do que ficar elogiando e dando a sua opiniao do servico para todo servico que vc contrata e gosta.
Mesmo que vc goste muito de um servico, quando eh algo que vc esperava, ou ate mais do que esperava mas pensa que eh a qualidade que o prestador sempre oferece, vc acha que querem saber de sua opiniao, apenas saber que vc gostou agradecendo.
Eu dou minha opiniao e comentarios de satisfacao quando o prestador parece ter se surpreendido, ou quando conseguiu entragar resultados muito melhor do que a principio parecia que ofereceria me surpreendendo.
Realmente, poucas vezes elogio um serviço, apesar de SEMPRE agradecer.
Será então que posso pedir um feedback ? Ligar pra pessoa e saber se ela gostou ou não ? :ponder:
Apesar de que se ela disser que não gostou, vou ficar um pouco abatido.
Essa mentalidade é comum aqui no Brasil. Se estou pagando, não estão me fazendo nenhum favor.
Acho que a boa educação nunca é de menos. Tanto de quem está oferecendo o serviço quanto de quem está pagando por ele. Todos deveriam agradecer a todos pela comapnhia, pela experiencia, etc.
Normalmente a fotografia não é um serviço como os outros. As pessoas têm uma expectativa maior para ver o resultado. Eu entrego os meus trabalho por e-mail e só depois entrego o CD. Neste caso, se o cliente não responde é porque não gostou ou porque não teve tempo/paciencia para responder. Quando ele responde e não comenta nada é quase certeza de que não gostou
não eh questão de educação, eh q não faz sentido, eu vou la compro um pão e digo pro padeiro - obrigado por me vender o pão…
pra mim não tem logica nenhuma nisso, dizer q o pão ta bom sim, mas obrigado não tem logica, faria mais sentido ele agradecer pela preferencia…
e se estou pagando logico q não eh um favor …
"Significado de Favor
s.m. Aquilo que se faz de maneira voluntária a alguém; sem imposição; gentileza, obséquio. "
Para não fugir do assunto eu vou passar por MP ta? Ja te envio!
É muito dolorido e a gente acaba algumas vezes ficando com rancor da pessoa, mas sempre aprendemos alguma coisa que ajuda a melhorar as nossas técnicas
Eu num achei o quote do comentário aqui, mas, realmente uma indicação vale mais do que um sorriso haushau.
É que na minha opinião os dois momentos mais tensos de um trabalho gráfico/foto é o momento que envia os arquivos para a impressão e na hora que entrega o trabalho. Daí o sorriso ou elogio sincero quebra toda a tensão de dias trabalho árduo. Por mais que o cara pague e por melhor que fique o trabalho final, se ele não gostar ou não gostar muito, não é a mesma coisa né
Pois é…
gentileza:
Comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância: a gentileza
“Com delicadeza; amabilidade: foi uma gentileza sua emprestar o livro”
vender não se encaixa ai…
Não é " Obrigado por fazer nada mais que sua obrigação". Não penso assim.
É mais ou menos assim : " Obrigado seu fotógrafo, por ter aceito o serviço, por ter atendido com presteza, educação e simpatia, por ter tido paciência com as crianças, etc…"
Nossa, que viagem.
Mas é mais ou menos o que penso.
Mas voltando ao tópico, o feedback é para saber se o trabalho foi bem feito, se o cliente gostou. Fotografia é algo subjetivo e o que parece bom para mim pode não ser para o cliente.
Aqui em casa temos o costume de agradecer uns aos outros depois das refeições. Agradecimento pelo momento compartilhado junto. Nada mais do que isso.