B) Gostaria de pedir que fosse posto na Biblioteca de Conhecimento um post de voltagem de flashes para que quem dispuser da informação possa por ali a voltagem dos flashes mais comuns do mercado. Se por ex. eu quiser comprar uma FZ 20 iria lá e veria quais flashes posso comprar para usar nela sem risco de danificar. A voltagem máxima que cada camera suporta tmb poderia ser colocada por quem dispõe da informação. Enfim seria um local de consulta onde todos colocariam suas informações para todos acessarem e ninguém correr o risco de ter a camera torrada pelo flash. Existem flashes baratos relativamente bons e outros que já temos em casa que poderiam ser úteis ou nocivos. Assim evita que cada um pergunte quando necessitar e as informações fiquem fragmentadas pelo fórum.
Bye
Nossa Zeiss, isso vai dar um trabalho mandado.
Se alguém quiser mandar e-mail para os suporte técnicos perguntando pode até jogar o artiguinho… ![]()
Eu só não me comprometo a fazer porque estou correndo muito, mas posso até tentar ajudar quem se dispuser.
Uma alternativa interessante é postar o circuito isolador de tensão, que permite a instalação segura de virtualmente qualquer tipo de flash. Esse circuito foi já foi enviado num post que eu mesmo iniciei algum tempo atrás, vou tentar linká-lo aqui (se não funcionar peço que alguém me ensine)…
Eis o link
Abraços,
Zeiss, talvez esse link te ajude
Se tiver duvida de como fazer o circuito trigger e so falar que te ajudo.
,s Carlos
B) Valeu pelas dicas
Bye ![]()