Wifi Câmeras Nikon

Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com a transferência de fotos pelo wifi da D5500. Estou fotografando somente em Raw 14 bit e quando transfiro os arquivos através do próprio cartão de memória ou pelo cabo passa certinho somente o Raw (terminação nef), só que quando estou fora de casa e gostei de uma foto e quero editar no Lightroom CC do iPhone rapidinho ela pra postar em alguma rede social e entro no wifi da câmera, abro o App WMU para iPhone quando envio várias fotos elas vem em formato jpg em média resolução e quando seleciono somente uma para enviar ele permite escolher entre baixa, média ou resolução original.
A minha pergunta é a seguinte, mesmo selecionando resolução original o arquivo que vem é um jpg, e não um Raw .nef. Será que existe então perda de resolução ao editar a foto pelo Lightroom do celular ? Existe alguma maneira de pegar o formato .nef ? Não sei se existe essa possibilidade mas seria melhor utilizar outro programa para pegar a foto da câmera ??? Seria melhor então utilizar outro programa para editar a foto como o Snapssed já que é um jpg ???

Não tem problema nenhum você editar seus JPEGS pelo Lightroom CC ou pelo Snapseed, ambos são competentes o suficiente para editar o RAW.

O JPEG transferido é gerado no momento da escolha, pois o WMU não transfere RAW infelizmente.

Entendi, você sabe se há perda de resolução de imagem ao utilizar esse jpeg ? eu ainda consigo recuperar a imagem ?
E existe outra maneira de pegar os arquivos da câmera ou só dá pra fazer pelo WMU ? se existe algum app paralelo que permita compartilhar o raw

Você perde resolução ao passar de raw pra jpg. Como é pra rede social/instagram/whatsapp não faz muita diferença, pois eles também carregam os arquivos em resolução reduzida, bem mais do que da câmera pro telefone. Se quiser manter a qualidade das imagens, vc tem que descarregar depois direto no computador, utilizando cabo usb ou leitor de cartão.

Sim, tem uma forma “alternativa” que também funcionaria para suas viagens… acho que tem o mesmo para iOS também, não tenho certeza.
Mas para android, se vc utiliza um cartão microsd, com adaptador na sua câmera, vc pode comprar um adaptador tipo esse aqui e colocar no seu celular para transferir os RAWs, só não sei o quanto vale a pena tanto esforço.

https://www.amazon.com.br/Leitor-Cartão-Memória-Micro-Smartphone/dp/B0768Q31K4?tag=goog0ef-20&smid=A326BVZ4TY8H5C

No caso de android, já temos o leitor dentro do proprio smartphone que é outra saida, a desvantagem é ter que usar cartao microSD adaptado, ao invés de utilizar um cartão SD de tamanho padrão.

Adaptadores podem causar mau funcionamento do SD na câmera, prefira os SD convencionais.

Realmente li que não é bom usar adaptadores. Não pretendo utilizar esse método.
Queria saber se existia um app para iOs não oficial, li em um fórum gringo que tem, que ele era pago mas não era caro, mas não consigo achar e o gringo não quis falar o nome

Eu uso esse:

qDslrDashboard de Zoltan Hubai
https://itunes.apple.com/br/app/qdslrdashboard/id912760548?mt=8
https://itunes.apple.com/br/app/qdslrdashboard/id912760548?mt=8

Cara, no meu celular (uso um Xiaomi mi5s) quando seleciono apenas as uma foto para transferir eu consigo transferir em raw e editar no lightroom cc ou snapseed. Infelizmente quando quero selecionar várias só é possível em jpeg, não sei pq dessa limitação.

Enviado de meu MI 5s usando Tapatalk

Passando pra dar um retorno, muito obrigado pela dica, funcionou 100%, agora consigo facilmente passar os raw direto para meu iPhone, recomendo para todos o aplicativo. Ele é pago, U$9,99 mas vale cada centavo. Bem mais completo que o WMU, consigo passar vários raw de uma vez só (demora um pouco por causa do tamanho de cada arquivo) mas é certeza que vem o raw certinho e não o .jpg. Outra questão também é que ele já tem um DoF Calc embutido (não sei ainda utilizar o DoF Calc, se alguém puder me ensinar agradeceria muito) e outras funções de controle para tirar a foto.

Abra um novo tópico em arte fotográfica sobre o problema do DOF, o pessoa vai ajudar.

Sim existe, eu utilizo essa opção tanto na D5300 quanto na D750, o programa wmu da nikon em sua versão mais atual mostra tanto os .nef quanto os .jpg (apesar de que nunca editei fotos .nef no celular, já baixei para fazer backup das principais fotos em viagem).

Se forem usados dois cartões separados para o .nef e outro para o .jpg você terá que escolher qual slot vai querer baixar as fotos, se usar apenas um slot ele mostrará ambos os arquivos. Só que terá que configurar para mostrar ambos os arquivos nas configurações do programa.

Em tempo, meu celular é android :ok: pode ser que tenha diferença no iphone.