2 Exercicios Ev. E de ajuste diafragma obturador e iso

Olá pessual estou iniciando do mundo da fotografia e sou novo aqui no forum to com duvida em 2 exercicio já andei lendo sobre o assunto mais continuo com duvidas.

Questão 1

Para a configuração de câmera f/11 - 1/60 -Iso 200, qual das alternativas correspondem a uma equivalência de exposição?

A) f/5.6 - 1/500 - iso 400
B) f/11 - 1/125 - iso 100
C) f/8 - 1/125 - iso 400
D) f/16 - 1/125 - iso 200

Questão 2

É uma medida obturador. É uma escala aritmédica em que cada EV somado divide-se a luz em dois.

A) 1 - 1.4 - 2 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 - 22 - 32
B) 1 - 1.2 - 1.8 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 - 22 - 32
C) 1 - 1.8 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 - 22
D) 2 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 -16 - 22 - 29

a 1 é a D [edit: lendo melhor vi que não é a D e lendo melhor eu vi que não sei qual é a correta]

a 2 eu acho que não entendi direito mas se fosse numa “prova séria” eu chutaria na A

1. C
  2. A

A primeira questão, a meu ver, não tem resposta.

A segunda, o certo não seria diafragma no lugar de obturador? :ponder: Se sim, acho que é a letra A.

Cumprimentos.

Me parece que a gente tá dando cola.

A primeira é B. Dobra a velocidade, ISO na metade.

A segunda me parece A, mas o enunciado tá bem ruim. Veja a sequência:
20=1
20.5=1.4
21=2
21.5=2.8
22=4

A D é pegadinha: 25=32, e não tem nenhum stop em 29.

Se dobrar a velocidade e diminuir o iso, a entrada de luz será muito menor, não? :ponder:

Cumprimentos.

Pois e as medidas da 2 questão lembra a do diafragma e bem confuso !

não. na B dá -1ev, -1/2 na vel. e -1/2 no iso.

a C seria a correta se o iso se mantivesse o mesmo

também me pareceu que não há resposta correta entre as alternativas dadas.

Também não vi resposta para a primeira.

A questão 1 não tem resposta correta.

A 2 simplesmente pede a sequência “padrão” de abertura, em um enunciado grotescamente mal redigido. A resposta é A.

E sim, estamos dando “cola”.

Ao OP, se essas são questões de algum curso de fotografia, fuja Bino, é cilada!

A questão usa as medidas “cheias”, portanto cada variação tem 1EV. Assim, 1/60 para 1/125 = -1EV, ISO 200 para ISO 100 = -1EV.

Ou então é concurso publico de prefeitura.

erramos de um jeito tongo. era só fazer o cáculo:

A) f/5.6 - 1/500 - iso 400 = (+1) + (-1,5) + (+0,5)= 0

(pior que a A foi a primeira que olhei e disse “essa com certeza não é”)

Putz, viajei. Realmente, dobrando o ISO, dobra a velocidade, e não o contrário como eu coloquei. A resposta seria NRA.

Um de nós dois está fumando erva estragada :smiley:

Repito que os valores citados na questão consideram EVs cheios. Assim, f/5.6 (+2EV), 1/500 (-3EV) e ISO 400 (+1EV) = 0 portanto a resposta é de fato A.

Comigo aconteceu o contrário, logo de cara calculei A como correta, mas não respondi no tópico naquela hora. Depois, ao ler as respostas do pessoal, fui refazer o cálculo da A e errei na abertura, achei que a alternativa estava errada :doh:

como você sabe que são “EVs cheios”?

Olá.

Meus 2 centavos… (se o pouco que aprendi até agora me serviu para entender alguma coisa).

1a Questão:
Resposta A
Motivo:
Pede a exposição equivalente a f/11, velocidade 1/60 e ISO 200. Na opção A ao passar de f/11 para f/5,6 aumentamos a exposição em 2 passos (+2), ao passar da velocidade 1/60 para a velocidade 1/500 diminuimos a exposição em 3 passos (-3) e ao passar de ISO 200 para ISO 400 aumentamos a exposição em 1 passo (+1). Resultado: +2 -3 +1 = 0 (exposição equivalente)

2a Questão:
Resposta A
Motivo:
É simplesmente a escala de aberturas do diafragma, em passos inteiros. A questão parece mal redigida, pois fala de “obturador” e normalmente associamos “obturador” à velocidade e “diafragma” a abertura.

Luis

Porque não tem nenhuma valor conhecido de meio Ev ou de terço.

Porque, como já disse duas vezes, a questão utiliza os valores padrão dos EVs “cheios”. Ou “stops” inteiros, como queira. Não consegui entender de onde você tirou que mudar de ISO 200 para ISO 100, por exemplo, representa uma alteração de apenas meio EV.

Isso isso isso :smiley:

acho que por que não estou pensando em EV, mas sobre o fotômetro das câmeras =/

deve ser isso a confusão…

Mas em tese daria na mesma, não? Depois experimente fazer um teste, quaisquer dessas variações que estamos considerando exibirá uma alteração de 1EV no fotômetro :ok: