2020: Atualizando MODO de BACKUP de arquivos... Como você faz?

Tenho mais de uma conta. A do BO não tem as coisas pessoais.

caramba, agora estou imaginando aqui qual a violação que rolou no contrato para eles cancelarem… :eek:

Tipo… Usou o Firefox em vez do Chrome ! :smiley:

O pessoal do youtube tá reclamando direto que qualquer bobagem nos vídeos sobre comentário político é desmonetizado. Pior, eles nunca sabem por quê.

Eles não contam, pois seria uma informação que poderia ser usada contra eles em um processo judicial ou em outro vídeo no YouTube.

Não digo que é errado… Mas se a outra parte não quer correr riscos desnecessários, no armazenamento dos SEUS arquivos, por que você vai correr?

Sent from my motorola one using Tapatalk

Disco de trabalho + Disco secundário de backup e backup em cloud com versionamento de arquivos + criptografia de 384 bits escolhida por mim.
O backup em cloud é totalmente automatizado, só olho de vez em quando pra ver se deu algum problema.
Numa viagem perdi o SSD de trabalho, o que me salvou foi o backup na cloud.

Bem lembrado.
Usar criptografia naquilo que sobe pra nuvem é uma prática recomendável.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Oi pessoal. Pensei em abrir um novo tópico considerando que este não tem interação há quase 6 meses mas decidi tentar aqui. Vamos ver se os membros ainda estão atuantes. Eu mesma, não frequentava este lugar há anos. Vamos lá: faço meus backups em hds externos. Há muito tempo não os atualizo com a organização que deveria. Tenho centenas de pastas em 3 hds que se repetem e tantas outras pastas que se diferenciam, ora estão num e ora estão noutro. Enfim, preciso colocar ordem em tudo mas eu só saberia fazer isto manualmente. A pergunta é: vocês conhecem algum aplicativo ou algo do tipo que gerenciaria estes arquivos verificando nos hds quais cópias são idênticas, quais arquivos tem só em um ou só em outro? No passado, quando o fluxo de entrada de arquivos novos era mais frequente eu mantinha tudo duplicado/triplicado nos hds copiando semanalmente as mesmas pastas para cada um deles. Daí, ia na minhObrigada tabela de atualização e marcava que tudo estava espelhado, bem bonitinho mas em algum momento este hábito se perdeu e agora me vejo com este trabalho a fazer. Se puderem ajudar, agradeço muito.
Obrigada!

SyncBack Free

Mac ou Windows?

E voltamos 3 anos depois. Pelo menos aqui em casa eu ainda utilizo o RJ45 no meu notebook e cabos USB para os HD’s externos

No windows tem o CCleaner, que tem uma função de encontrar arquivos duplicados. As vezes dependendo da complexidade da sua extrutura de dados, seria bom fazer uma nova cópia do zero. Trabalhoso, mas você sai com uma cópia limpa que pode replicar depois.

Vou jogar aqui a minha ideia, que vou tentar implementar no ano que vem.

Atualmente trabalho com 3 HD’s externos, mais o HD do notebook. No passado até pensei em utlizar o esquema de pegar dois HD’s de capacidade gigantesca e ter eles “circulando” entre minha casa e a do meu pai, dai as fotos de nós dois estariam seguras.
Mas ambos moramos em apartamento, então a condição enchente/tempestade meio que pode ser descartada aqui, ainda mais que moro no 7º andar, se uma enchente chegar até aqui acho que a perda de dados seria o menor dos problemas.

Mas em vista da minha paranóia em ter arquivos seguros, estou estudando a possibilidade de fazer dois servidores NAS com RAID, colocaria 1 na minha casa e 1 na casa do meu pai, sendo eles espelhados entre si, com atualização pela internet.

Manteria 2 estruturas de backup em 2 lugares distintos, e eu e meu pai conseguiriamos utilizar e manter as fotos com backup

Apartamento não está livre de incêndio, explosão de gás de cozinha e desabamento.

Eu tenho um NAS que montei no trabalho com raid e fiquei de montar outro em casa para fazer o sincronismo diário via rsync sobre ssh.
Ainda não fiz, tenho certo receio e tempo também para montar o outro rsrs

Então por enquanto continuo fazendo o backup manualmente com hd.

Eu ia comentar isso, apartamento o risco é incêndio.

É mais seguro manter uma cópia na nuvem do que ter dois sistemas raids distintos.

Pois é, RAID essas coisas etc… nem penso mais nisso a nuvem ta barato atualmente.

Só lembrando, RAID é uma implementação que fornece redundância de HD (exceto RAID 1) e nao backup propriamente.

Pifou um HD o arranjo RAID permite continuar acessando seu conteudo através da redundância de dados em outros HD, e isso não significa backup.

Se apagar por engano uma pasta de fotos, por exemplo, o RAID não vai ajudar muito pois ela vai ser apagada também na redundancia. No caso de ‘espelhamento’ ativo de pastas em outro local, físico ou na nuvem, aconteceria a mesma desgraça.

Solução para isso: backup/arquivamento

Erro de hardware diferente de erro humano!

Podemos ter backup sem RAID, RAID sem backup e RAID com backup.

Nuvem até um certo tempo depois de apagar consegue recuperar.

Entendo que seria uma solução para resolver armazenamento de arquivos conjunta para você e seu pai.

Como comentando acima, se a implementação for apenas do tipo sincronismo, apagou um arquivo, já era.

Tem de pensar se algum nível de arquivamento ou versões para arquivos apagados/renomeados é importante.

O volume de arquivos do seu pai é grande para justificar o uso de um NAS ou você quer aproveitar a estrutura e contribuir com seu pai nesse aspecto? Penso no sentido do custo/benefício da solução.