35mm ou 18-55mm dão vinheta....??

Olá a todos.
A 35mm sei que dá problemas de cropagem…mas minha dúvida é estas lentes 35 ou 18-55mm dão problema de vinheta també…na D7100…

O que eh problema de cropagem?

Também não entendi o que seria problemas de cropagem.

Com relação a dar ou não vinheta (título do tópico), pode-se tirar uma boa noção por esse site aqui: Nikon / Nikkor (APS-C) Lens Tests

Basta clicar na lente que você quer saber, olhar na segunda página “Analysis”, e geralmente rolando a barrinha pra baixo o segundo item costuma ser “Vignetting”, que é justamente as vinhetas que você quer saber.

Vale lembrar ainda que os softwares que processam arquivos RAW (como Lightroom, por exemplo) já possuem até perfis prontos para as lentes mais populares que eliminam esse problema - da mesma forma que pode-se adicionar intencionalmente a vinheta de forma artística.

Essa é nova :ponder: :snack:

Me desculpem no lugar de cropagem…leia-se… nikon cropada… :ok: :ok:

E então o que seria:

Vou dar uma breve explicação por que a impressão que tenho é que vc esta meio perdido nesse negocio de crop né?

A D7100 é uma camera DX (sigla “DX” para a Nikon = cropada) o "crop"sendo bem direto significa corte, uma camera não cropada é equivalente ao tamanho das cameras de filme de 35mm (aquela Kokak veia que papai usava).

Segue a baixo o que eu quis dizer (FullFrame = Não cropada / APS-C = cropada):

Não é porque uma camera é cropada que ela deixa de ser ruim… lógico que a a câmera “não cropada” (entenda-se por Full Frame ou “FX” na linguá da Nikon) tem em sua maioria mais detalhes que as FX pelo tamanho do sensor que é maior.

Sobre as lentes, já que vc esta falando da D7100 que é DX, então verifique se as lentes 35mm e 18-55 também são DX. Caso não forem, você ainda pode utiliza-las mesmo assim… ainda seria um bom investimento caso no futuro você venha a trocar sua camera DX Nikon por uma FX Nikon. Segue compatibilidade entre lentes para vc entender melhor

http://media.digitalcameraworld.com/files/2012/11/Full_frame_sensor_size_photography_cheat_sheet_lenses_you_can_use.jpg

Top…

Só corrigindo algumas coisa que escrevi, pois estava com pressa qd escrevi td isso:

…Não é porque uma câmera é cropada que ela deixa de ser boa
…a câmera “não cropada”(Full Frame) tem em sua maioria mais detalhes que as DX pelo tamanho do sensor que é maior…

2x :clap: :clap: :clap:

A 35mm DX e a 18x55mm DX são lentes feita para sensores DX e a D7100 é DX portanto não da vinheta aparente se der esta nos limites dos fabricante.

Colegas, desculpe não concordar, mas a maioria absoluta das lentes projetam alguma quantidade de vinheta sobre os sensores, inclusive dentro dos limites do fabricante, e principalmente em suas aberturas maiores.
Isso não é de forma alguma problema (está mais para um daqueles fatos da vida…), uma vez que é facilmente contornavel em pós edição, e algumas máquinas mais modernas possuem funções que minimizam isso mesmo nas fotos em formato jpg.

Se você não tiver preguiça, pode observar nos testes realizados em vários sites, eu sugiro dar uma olhada no no caso do post em questão na página que inclui as lentes sitadas.

Antes de se preocupar em relação a vinheta, nitidez, ou outras coisas, que tal pensar em como esses elementos estão afetando a sua fotografia, em que ponto esses elementos podem ser usados ao favor de sua criatividade, em que isso o esta limitando e em como pode-se contornar isso…

Boa sorte