É verdade que lente 50mm distorce muito se vc for fazer retratos com uma full-frame? Meu colega falou isso e fiquei na dúvida. Aliás, não sei se já perguntei isso aqui,
Só se chegar muito perto do rosto, tipo um headshot, se ficar a uma distância razoável a distorção é mínima. Para headshot o ideal é acima de 85mm se não gostar de distorções.
Valeu.
ela distorce mas não é TAAAANTO assim não cara. Olha umas fotos comparativas que voce vai perceber
mas a distorção dela vai ser “a mesma” tanto em fx quanto dx
Há a distorção própria da lente e a distorção percebida quando se aproxima muito do objeto.
De qual das duas tu se referes?
Talvez seu amigo esteja fotografando muito perto do(a) modelo, ou ainda esteja falando da distorção nas bordas… se for a das bordas, uma boa lente 50mm não apresenta muita distorção não, talvez algumas de qualidade mais duvidosa (se bem que nunca usei essas aí, só as Nikon - 1.8D, 1.8G, 1.4D e 1.4G).
A questão é que no próprio site da Nikon, na lente 50 mm há a informação de que “Pode ser usada como lente para retratos em câmeras de formato DX”. Ou seja, a própria Nikon não a indica para retratos em FX.
Essa sua lógica ta meio falha, hein.
Com certeza estão se referindo, equivocadamente, a distorção pela distancia ao objeto, erroneamente atribuída a DF.