A Águia voltou

Da Wikipedia:

A Nebulosa da Águia (catalogada como Messier 16 ou M16, e como NGC 6611, e também conhecida como Nebulosa da Rainha Estelar) é um jovem aglomerado aberto de estrelas na constelação da Serpente, descoberto por Jean-Philippe de Cheseaux em 1745-1746. Tanto a “Águia” quanto a “Rainha Estelar” referem-se a impressões visuais da silhueta escura próxima ao centro da nebulosa,[4][5] uma área que ficou famosa como os “Pilares da Criação”, fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble. A nebulosa contém várias regiões ativas de gás e poeira formadoras de estrelas, incluindo os já mencionados Pilares da Criação. A Nebulosa da Águia situa-se no Braço de Sagitário da Via Láctea.

Astrophotography by fmendes on Telescopius

Foram 300 subexposições de 60 segundos (5 horas no total) com telescópio TS Optics UNC 8", redutor Starizona Nexus 0.75x, filtro Antlia Triband RGB e câmera Ogma AP26CC. Processado com Pixinsight.

Andei tendo problemas com meu equipamento. Procurei por vários dias (e noites em claro) a origem de um reflexo interno que estava arruinando minhas imagens - até por isso não tenho postado muitas astrofotos. Finalmente descobri o culpado, um redutor focal da Starizona: os espaçadores entre os elementos óticos do redutor eram completamente brilhantes!

Assim era antes:

E assim ficou depois de eu aplicar uma camada de preto Musou nos espaçadores:

Eu já usei este mesmo telescópio antes, e já usei o redutor antes, sem problemas. Mas os dois juntos deram chabu, porque o redutor fica pra dentro do telescópio mais do que ficava no telescópio antigo, e assim recebe muita luz direta, que não passa pelos espelhos. Embora o problema esteja sanado, estou considerando mover o espelho principal do telescópio um pouco à frente (cerca de 5-10mm), o que vai fazer o redutor chegar mais pra trás a mesma distância. Estou estudando a melhor maneira de fazer isso.

Versão final, depois de mais um pouco de ajuste nas curvas:

Clicando na imagem, é possível também ver a versão sem estrelas.

3 curtidas

Um dia chego lá ! rsrsrsrs

1 curtida

Espetacular!

1 curtida

Só melhora!

1 curtida