A Cabeça do Cavalo, 2025

Ah, a alegria de ajustar equipamento de astrofoto! Todo telescópio Newtoniano (que usa um espelho côncavo pra captação de luz junto com outro espelho plano, que desvia a luz do eixo ótico do telescópio) que seja relativamente rápido (f/6 ou mais rápido) precisa de um corretor de distorção. Eu tenho dois, um 1x da Sky Watcher, e um 0.75x, da Starizona. Eu estou ainda procurando a fonte de astigmatismo no meu sistema. Já procurei em todos os espelhos e não achei, então estou testando agora os corretores. O astigmatismo (distorção do sistema ótico) aparece bastante com o corretor da Starizona, então ontem usei o Sky Watcher. Pra minha decepção, o problema continua lá. Neste momento, imagino que o problema seja no espelho primário. É um problema menor, que incomoda principalmente o fotógrafo, que se apresenta como os “chifres” nas estrelas, como se pode ver à direita da imagem. Obviamente toda a imagem fica levemente menos nítida com este defeito, mas o defeito só é perceptível nas estrelas.

De qualquer forma, fotografei ontem a Cabeça do Cavalo (antes fotografada aqui). Foram 327 quadros de 60 segundos cada, com telescópio TS Optics UNC (vai deixar de ser, depois de tantas modificações!), corretor Sky Watcher, filtro Orio Sky Glow (banda larga) e câmera ZWO ASI294MC Pro a zero grau C.

picture-dabbf5ca8e6a320ba5f66d75f7f64770-uhd-3284x2160.jpg (3284×2160)

A estrela mais brilhante desta imagem é Alnitak, a irmã à esquerda nas Três Marias. Na imagem acima, usei calibração de cor de galáxia genérica, que é uma combinação da luz espectral de várias estrelas. Se eu calibrar a imagem pela luz espectral específica de Alnitak (estrela tipo O9-V ebm azulada), a imagem fica toda um pouco mais amarelada:

picture-d4fa6384113a1f6003c1c655c2adbe3c-uhd-3284x2160.jpg (3284×2160)

1 curtida

Obs.: pra ver em tamanho maior, abra a imagem em nova aba ou janela.

Cada vez mais profissa. Parabéns! :clap:

1 curtida

Você falou em telescópio Newtoniano… Lendo a documentação da minha Pentax 645N, li que o sistema de visor dela é baseado no sistema de telescópio KEPLERIANO… Você poderia me indicar alguma informação bê-a-bá pra eu entender como funciona???

A tribute to the Pentax 645N and Pentax 645NII | Chrysis.net
Ah! Linda a cabeça do cavalo!!! Parabéns!!!

1 curtida

Rapaz, fotografar essa nebulosa e ficar bom é algo que demanda muito trabalho… Ficou excelente !

1 curtida

Caracas!

A vantagem de fotografar o espaço é que são possibilidades infinitas… literalmente.

1 curtida

Ao ler sobre o assunto, lembrei que eu “montei” um desses na aula de ótica da escola técnica. Eram simplesmente duas lentes montadas em um trilho. Telescópio Kepleriano usa somente lentes convexas (ao contrário do Galileano, que usa uma convexa na frente e uma côncava atrás). A imagem fica invertida:

Já teve um cara que fez um Kepleriano de 46 metros de comprimento (!) e f/225:

Encontrei informação aqui: Refracting telescope - Wikipedia

1 curtida

Eu tenho que aprender a postar as fotos só quando estão prontas… O problema é que eu acho que estão, mas depois vejo que ainda havia muito que eu poderia fazer. Usei um HDR na nebulosa de reflexão abaixo da cabeça do cavalo, removi mais um pouco do halo ao redor de Alnitak e apliquei deconvolução na imagem toda.

Ao ler sobre o assunto, lembrei que eu “montei” um desses na aula de ótica da escola técnica. Eram simplesmente duas lentes montadas em um trilho. Telescópio Kepleriano usa somente lentes convexas (ao contrário do Galileano, que usa uma convexa na frente e uma côncava atrás). A imagem fica invertida:

Matou a charada! Observe que no caso da Pentax 645N, o caminho da luz no pentaprisma é diferente do tradicional, com uma reflexão a mais. O Kepleriano “desinverte” isso. Com isso, eles conseguiram duas coisas, um pentaprisma mais “flat” e um aparelho ótico ajustável. Pra véio míope feito eu, o conforto de poder ajustar o visor pra não precisar usar óculos não tem preço…

1 curtida

Xkcd é uma tirinha pra nerds. Aqui eles misturam conceitos reais com gracinhas.