Tem que aproximar pra ver os girinos!
A imagem anotada:
Essas fotografias impressionam, são tão perfeitas que parecem muito com criações artificiais. Imagino a dificuldade em se captar, processar e depois editar essas fotografias até chegar nesse ponto, parabéns pelo trabalho.
Obrigado!
Hoje é até mais fácil, mas só é assim depois de muita dificuldade… Já passei muita raiva e sono até o ponto em que estou, e que ainda é um ponto bem básico nesta modalidade de fotografia, pra falar a verdade. O pessoal que leva a sério usa câmeras monocromáticas com filtros coloridos e de luminância, enviam o equipamento pra lugares remotos e controlam à distância… Teria muita e$$$strada a percorrer se eu fosse nessa direção.
Mas seu trabalho está incrível, é de encher os olhos. Ver esse resultado deve ser surpreendente até mesmo pra você. Imagino o quão difícil é chegar ao resultado final.
Ah, sem dúvida! Especialmente quando vou ao observatório, onde o céu é mais escuro, mesmo os quadros individuais antes de empilhar me dão uma sensação muito boa. Mas esse tipo de fotografia é tão cheio de detalhes que até mesmo ver de manhã que a sequência que eu programei encerrou sem percalços já me deixa otimista. Um monte de coisas pode acontecer: pode nublar e o telescópio se perde, pode chover e molhar tudo (já aconteceu)…
Foi como eu disse: é um pouco mais fácil porque já estou além de algumas etapas: o equipamento fica montado, já está tudo configurado pra transferir arquivos durante a noite, etc. Mas, olhando em retrospectiva, não é fácil, não.
Justamente esse esforço pra chegar nesse trabalho final que eu admiro demais. Deve ser muito prazeroso, montar todo esse aparato, clicar, esperar, analisar e depois ver esse processo ser finalizado com a fotografia pronta.
É incrível. E nisso tudo ainda ver a imensidão de onde vivemos, o quão pequeno somos! Grãos minúsculos de areia em meio à um deserto de galáxias. Só continue!!