Podemos teorizar à vontade sobre como a vida surgiu na Terra. A hipótese da Terra Rara diz que somos um planeta especial, com planetas especiais ao redor, em um sistema solar especial, em um local especial de uma galáxia especial. Se esta hipótese for verdadeira, a Galáxia do Girassol seria inabitada, por causa de seu formato sem braços bem definidos e, portanto, sem zonas relativamente calmas nas áreas mais externas da galáxia, que permitiriam estabilidade por tempo suficiente em planetas especiais dentro de sistemas solares especiais para formar vida. Mas não sabemos, e provavelmente nunca saberemos.
Foram 231 quadros de 2 minutos cada, do quintal de casa, com meu habitual conjunto telescópio TS Optics UNC 8", corretor Sky Watcher, filtro Orion SkyGlow Imaging e câmera Ogma AP26CC. Processada exclusivamente com Pixinsight.
Valeu mesmo pelo link. Não conhecia esta ‘hipótese de terra rara’. Discussão de gente grande na defesa dos argumentos nos dois lados. Um terceíro tempero acaba complicando ainda mais a coisa: o criacionismo.
Eu acho excelente quando astrofoto gera debates. Até porque não há muita novidade sobre o assunto fotografado; afinal, o Universo tá aí desde literalmente o início dos tempos.
Eu reflito muito sobre o início da humanidade, quando os caçadores-coletores se abrigavam em cavernas pra fugir da tempestade, e achavam que o trovão era um sinal da ira de um ser superior. Pudera, este era o som mais alto que se podia ouvir (excetuanto vulcões e meteoros caindo). Claro que a explicação do que é um trovão não faria o menor sentido naquela época, pois até os conceitos pra explicar o fenômeno ainda não eram conhecidos. Então era mais fácil inventar uma explicação que envolve um ser superior. Assim seguimos até hoje. Só muda o fenômeno que tentamos explicar. A vida é um deles e, embora tenhamos conjecturas, se focarmos nas evidências, só conseguimos explicar a vida aqui no nosso planetinha.
Eu acho que a resposta a “existe vida em outros lugares do Universo?” passa pela discussão do que é o presente expresso pela palavra “existe”. Porque nem compreendemos direito o tamanho do Universo, e só podemos ver o que nos é dado a ver, ou seja, imagens das galáxias a vários milhares ou milhões de anos-luz de distância.
Isso sem contar a hipótese de que estaríamos dentro de um buraco negro, o que explicaria a percepção que nós temos de que o Universo se expande de forma acelerada. Papo profundo pra um domingão.
o link do meteoro é porque eu ouvi daqui de casa. Parecia um trovão que durou vários segundos. O pessoal que mora mais ao nordesde de onde moro disse que o barulho era ensurdecedor.