A Nebulosa da Bolha, NGC 7635

Minha câmera principal Ogma está fora de combate por um problema eletrônico. Enquanto ela está no conserto, venho usado a ZWO ASI294MC Pro, que tem má reputação mas eu não tenho nada contra, além de ser um sensor já meio antigo (o sensor Sony IMX294, tamanho 4/3 e 16 Mp). Mas ainda dá um caldo.

Foram 8:48 horas (até agora) em quadros de 2 minutos cada, com telescópio TS Optics UNC 8", corretor Sky Watcher, filtro Antlia Triband RGB e a já falada câmera, resfriada a zero grau (ah, ela dá problema de embaçamento a temperaturas mais baixas). Tudo processado com Pixinsight.

A imagem sem estrelas, pra dar uma ideia do formato da nebulosa:

E a imagem anotada:

A Nebulosa da Bolha, também conhecida como NGC 7635, Sharpless 162, ou Caldwell 11, é uma região de emissão de H II na constelação de Cassiopeia. Fica próxima do algomerado M 52 (ver abaixo). A “bolha” é criada por ventos estelares da estrela massiva SAO 20575 (também conhecida como BD+60°2522. Uma nuvem de moléculas ao redor desta expansão contém a expansão, além de ser ionizada por ela, provocando o brilho ao redor da bolha.

A imagem completa (clique pra ver no tamanho original) com M52 no topo à direita:

1 curtida

Sem estrelas ou com…lindas imagens! Parabéns

1 curtida

Claro, eu não deixaria de espezinhar os vizinhos que acreditavam que o Arrebatamento vinha semana passada. à noitinha, vi uns balões iluminados e fiz uma piada no FB do condomínio, dizendo que eram almas arrebatadas. Daí, quando compartilhei esta foto, fiz a piada que pelo menos uma das almas chegou ao céu… :rofl:

Maldade…

1 curtida

Acabei de descobrir uma coisa. Eu já havia reclamado que o fórum estava escurecendo minhas imagens. Acontece que se eu anexar o perfil ICC à imagem que eu compartilho aqui, a imagem fica mais escura. Se eu não anexar, fica como eu vejo na minha tela. A cor tá diferente mesmo. A anterior era com palheta HSO, e aqui está original. Mas as intensidades agora estão como deveriam estar.

1 curtida

Versão final, prometo. Clicando na foto, dá pra ver a versão maior, com todos os detalhes.

Astrophotography by fmendes on Telescopius

No link acima também tem a versão sem estrelas.

Foram 450 sub-quadros de 120 segundos cada (15 horas no total). Telescópio TS Optics UNC 8", corretor SkyWatcher, filtro Antlia Triband RGB, câmera ZWO ASI294MC Pro a zero grau. Tudo processado no Pixinsight.

Como eu sempre digo, uma das partes mais difíceis é ssaber o que é sinal e o que é artefato ou ruído. O algomerado M52 (no alto à esquerda) parecia com os dados de uma única noite com uma nuvem chata que poderia perfeitamente ser sujeira no meu sistema. Em duas noites, dá pra ver claramente que se trata de poeira estelar com formas bem definidas.

Aproveito pra declarar que eu não via muita coisa no Pixinsight, mesmo ele sendo o padrão do mercado: a interface é esquisitíssima e todos os processos são destrutivos (nada de camadas). Mas nunca vi outro programa capaz de manipular imagens tão grandes (essa é de 8122 x 5452. Não que minha câmera tenha essa resolução toda, mas com drizzle é possível dobrar a resolução usando algumas técnicas durante a captura) em 32 bits sem piscar muito. Alguns processos, tais como remover as estrelas ou reduzir ruído levam alguns segundos, mas a maioria dos processos é quase instantânea. É caro, mas vale a pena.