A Nebulosa do Ômega (Nebulosa do Cisne, Messier 17, NGC 6618) é uma região de H II na Constelação de Sagitário. É uma nebulosa bastante brilhante,
Foram 76 quadros de 120 segundos cada, com uma câmera Ogma AP26CC a zero grau. Usei um telescópio Sky Watcher Quattro 200P com corretor Sky Watcher e um filtro Orion Sky Glow Imaging. Empilhado com ASIStudio (é bem fraquinho, dá pra ver marcas de satélites que um programa melhor não deixaria; porém ele é bem rápido), processado com Pixinsight e editado com Affinity Photo.
Versão 2024, usando o
JuWei-17 , RedCat 51 e filtro Optolong L-enhance. Fiz o empilhamento usando o
Pixinsight 1.8.9-3 . Este programa, pra variar, ainda não estava pronto pra ser lançado e eu não conseguia editar a imagem depois, porque o programa travava toda hora. Perdi umas 2 horas apagando todos os rastros dessa versão e instalando a versão anterior com todos os plugins.
Em APS-C e menor, realmente é muito bom. Nunca testei em FF, mas talvez tenha um pouco de vinheta. Não costuma ser problema, tem como consertar com quadros brancos (flats).
Muito bacana a imagem meu amigo, é espetacular essas astrofotografias. Eu sou apaixonado, apesar de nunca me arriscar a fazer alguma. É uma admiração tremenda. Parabéns!