Adaptador de Filtro Rolleiflex Bay 3

Esse é meu penúltimo projeto (o último ainda tá em testes…). Há pouco tempo comprei uma Rolleiflex 2.8F. As 2.8, utilizam o sistema de baioneta 3 da Rollei, diferente do sistema 2 que era utilizado pelas 3.5. Isso significa uma escassez AINDA MAIOR de filtros pra ela. Quando se encontra um filtro Bay 3, custa um rim e meio… Aí, encontrei no Aliexpress, adaptadores para filtros de rosca nela. Mas só existiam adaptadores Bay 3 para filtros de rosca de 43 mm.

Tenho diversos filtros de 52 mm, que é a medida que uso nas lentes Nikkor. Aí tive a idéia de imprimir um adaptador que acoplasse Bay 3 com 52 mm.

Os arquivos estão em Rolleiflex Bay 3 Filter Adapter by Eduardo Lourenço Pinto Jr | Download free STL model | Printables.com

1 curtida

Quebra bem o galho !

Estou com um problema similar (mas diferente kkk)… A Mamiya teve uma baioneta de lentes SLR chamada CS que foi usada por poucos anos e depois foi substituída, Essa CS era derivada da M42, tipo uma Rollei QBM modificada ou algo do tipo. Já corri atras do maldito adaptador Mamiya CS para Sony E-mount e não existe. Tive que usar um adaptador de outro mount da Mamiya e modifica-lo para aceitar parcialmente a CS.

Até pensei em tentar modificar para Sony E um adaptador CS p/ Canon EF, mas tenho duvidas sobre a resistencia, porque PLA não serve… Teria que ser um plástico bem mais resistente a delaminação e que não contraisse ao esfriar… Nem ABS deve aguentar o tranco.

Tenho usado muito o PETG. Tem ótima elasticidade, portanto não quebra fácil. Tanto PLA quanto ABS, são muito duros, quebram à toa. Quanto à estabilidade dimensional a baixas temperaturas, só testando pra saber…

1 curtida

O PETG realmente é muito bom na resistência entre camadas. A escolha é boa se o adaptador for relativamente curto. Eu usaria PC+CF ou PET+CF. Mas dá pra fazer tranquilo, sim.

Vou ver aqui. Existe um modelo 3D de adaptador de Mamiya-CS para EOS EF , vou tentar fazer uma modificação em um modelo qualquer de adaptador para Sony-E e transforma-lo em Mamiya CS para Sony-E. Algo me diz que não será tão simples…

Eu normalmente faço meu próprio modelo “colorindo por cima” dos modelos originais. Mas eu uso Blender, que é meio chatinho de usar.