Estou querendo começar no mundo da fotografia e pensando em comprar uma Samsung nx100. Eu sei que é um sistema morto, mas os preços dessa câmera usada aqui na minha região estão bem em conta.
Minha ideia era utilizar adaptadores para lentes analógicas. Porém, tenho receio de o adaptador NX não encaixar corretamente na NX100, pois nenhum anúncio desses adaptadores no mercado livre diz que esse modelo em específico é compatível.
Em todos os sites leio que o sistema NX é universal para todas as câmeras NX. Contudo, alguns anúncios dizem que os adaptadores funcionam em NX1, NX10, etc, mas não em NX1000, NX2000…
Exemplos de anúnios:
“Compatible Camera: For Samsung NX series camera body such as NX5 NX10 NX11 NX20 NX200 NX1000 not fit on NX100”
“Para câmeras Samsung NX11 NX10 NX5 (não para NX1000 NX2000)”
O mount NX é realmente universal para todos os modelos?
Muitíssimo grato.
O mount NX NÃO É universal para todos os modelos. Por exemplo, a Samsung lançou o NX Mini que possui outro encaixe de lentes. Ela usa o encaixe NX M , ao invés do encaixe NX tradicional. Há um adaptador que pode ser usado para usar lentes NX nas câmeras com encaixe NX M (Mini). Porém, não sei onde se acha esse adaptador.
As outras câmeras da Samsung NX possuem, até onde sei, o encaixe NX universal. Ou seja, todos os adaptadores que você comprar “Alguma coisa para NX” devem funcionar as lentes antigas. Ex: M42>NX, FD>NX, etc.
Agora, convenhamos, eu não compraria esse sistema da Samsung porque ele já está morto. É uma pena, proque essas câmeras foram bem elogiadas na época. Acredito que a Samsung usou ela como experimento para melhorar suas câmeras e sensores de celulares.
Eu recomendo que nessa faixa de preço, você encontre a Sony Nex. São câmeras muito bacanas e, apesar de já descontinuadas pela Sony, você pode usar o EMount e usar as lentes antigas sem problemas, além de ser mais fácil de encontrar adaptadores para o Emount Nex do que para o sistema Nx.
Para evitar a criação de um novo tópico.
Existe adaptador EF-S → NX, que me permita ter foco automático e controle de abertura de diafragma ao usar uma Canon EF-S 24mm no sistema NX ?