Decidi me render finalmente ao AF-ON no botão AE-L / AF-L juntamente com o AF-C depois de tanta indicação, mas pintou uma dúvida…
Minha máquina é uma D5500 e por isso só possuo 9 pontos cruzados. Que eu saiba esses pontos ficam no centro e como vocês sabem os pontos de foco que ficam na extremidade não são tão precisos.
Minha dúvida é: vale mesmo a pena usar o AF-C juntamente com o AF-C já que os pontos de foco que usarei muitas vezes serão os da extremidade? Ou a diferença entre os pontos de foco cruzados e não cruzados não é tão grande assim?
no começo pode até parecer estranho, mas eu ja usei na D5100, na D700 e agora na D610 eu uso para algumas opcoes especificas, porque o botão AE-L AL-F pode ser util para retratos, entao eu deixo mais para esportes
mas no geral, é bom usar sim, se voce usar certinho, eu acho mais preciso e muito mais rapido do que usar o AF-S. Se usar naquela opcao 3D acaba funcionando legal.
Não lembro de ter problemas na D5100 com poucos pontos cruzados mas é algo que voce vai ter que testar pra ver se da certo no tipo de foto que voce irá fazer. A não ser que va tirar fotos de objetos com muito movimento, ai pode atrapalhar, mas ai nem o AF-s vai ser suficiente
Obrigado pela resposta!!!
Já experimentei o 3D mas da forma tradicional, ou seja, usando o botão do obturador para focar antes de disparar.
Quero agora experimentar o AF-C no porque vários colegas já me indicaram. Vou experimentar com o 3D e com o AF-C com 9 ou 21 pontos, que eu também não sei qual dos dois seria melhor.
Bom saber que não teve problemas de foco na sua câmera.
O recurso do 3D existe há tempo na Nikon.
Minha pequena D3100 já possui, e funciona.
É melhor que focar com o central e recompor, principalmente em aberturas maiores onde o DOF fica limitado.
O plano focal da câmera não é plano de verdade, ele é um pouco curvo e isso faz diferença quando focamos no centro e recompomos.
Daí vem a causa do erro. Com o 3D, na verdade a câmera vai passando de um ponto para o outro, focando em todos por onde passa. É mais preciso.
Minha divida está nesse ponto. Pelo que você falou vale a pena então abandonar os pontos centrais que são cruzados e usar os que ficam mais na extremidade mesmo não sendo cruzados.
Não me adaptei usar o AF-ON em esportes (corridas de kart) mas para as fotografias de gastronomia eu sempre uso, ajuda muito, dependendo da situação uso um YN-622N como disparador remoto com o YN-622N-TX na câmera.
Fábio, eu uso AF-ON / AF-C e já testei com os pontos laterais e não tem a mesma eficiência não. Pelo menos nas minhas D7100 e D7000 erram barbaridade o foco, se ativar os pontos auxiliares melhora um pouco, mas mesmo assim ainda erra bastante. Já no central com auxiliares ativos é quase 0 a perda de fotos por foco.
Fabio, é o AF com área dinâmica, eu não sei se a linha de entrada tem essa opção, da uma olhada no manual.
Quanto a focar e recompor eu não faço, pois geralmente uso AF-C com área dinâmica em fotos em movimento, e ai não tem como recompor, se precisar corrijo no crop, quando vou fazer foto parada mudo para AF-S e ai desativa a opção de área dinâmica, ai é mais tranquilo.
Minha câmera tem sim com 9, 21 e todos os pontos. O AF-S deve ser como a sua. Só ativa um ponto e você pode selecionar esse. Mas quando usa o AF-S você costuma recompor?
Ai depende da situação, se eu tiver com a lente fechada, tipo F4 pra baixo, ai eu recomponho sim, mas se tiver aberta ai não, uso os pontos laterais mesmo, até porque quando a foto é parada, tipo um retrato em pose, os pontos laterais dão conta, eles só “arregam” quando a foto é em movimento.
Entendi. Estou experimentando problemas de nitidez na minha câmera e acho que estão relacionadas a foco ou é problema de ajuste que veio na câmera mesmo. Por isso quero experimentar o AF-ON que falam que funciona tão bem.
Sem querer fazer “propaganda” de outro tópico meu dá uma olhada nessas fotos se puder. Acho que o retrato com a 55-200 ficou mais nítido de que com a 35. Quando uso a 18-55 a diferença é mais gritante ainda.
Se quiser comentar sobre as composições lá também não vou me importar nada! :assobi:
O uso do AF-ON não vai mudar nada em relação aos pontos de foco. Apenas vai focar em outro botão.
Eles vão estar lá e o 3D é a mesma coisa que você usar em ponto único e ir mudando de um local para o outro com o botão de 4 direções na traseira da câmera.
A eficiência e precisão desses pontos não muda nada, mas na minha opinião é melhor focar em um ponto lateral do que no central e recompor, principalmente em aberturas grandes. Além disso o 3D é mais rápido e prático do que ficar mudando de ponto em ponto.
Os erros de foco das câmeras do Dellano aparentemente são uma característica delas, e é claro que se o foco é feito mais devagar tende a ter mais precisão, como um retrato de modelo parado, por exemplo.
Para fotos de kart, corridas, etc. nunca uso o 3D pelo fato dos movimentos serem muito rápidos. Nesse caso uso um grupo de pontos centrais e acompanho o movimento dos objetos com a câmera.
Dellano, uma duvida:
O foco não teve a mesma eficiência nos pontos laterais em condições normais ou em eventos de velocidade?
Rapaz, na entrada dos noivos por exemplo, se eu usar um ponto lateral com AF-C, e a luz não estiver bem satisfatória, o foco se perde bastante, já no ponto central com área dinâmica não perco uma foto, nem mesmo com a 180 AF-D que tem o foco bem lento.
Eu já tinha entendido isso.
Pretendo usar o AF-ON juntamente com o AF-C porque vários aqui falaram que ao usarem esse recurso passaram a ter muito menos erros de foco.
Por isso mesmo fiquei com a dúvida com relação aos pontos que são cruzados e que não são cruzados.
Sobre o 3D eu concordo contigo. Já fotografei aviões e realmente não funcionou muito bem. Preferi o AF-C com 21 pontos.
Há uma coisa legal e prática ao usar o AF-on:
Em fotos paradas, paisagens, retratos, etc, você foca e quando solta o botão o foco fica travado lá.
Você foca de novo se o motivo mudar de lugar. Ou se quiser pode ficar com o botão apertado com foco em modo contínuo.
eu também usava muito na D700 porque tem o botão dedicado de AF-ON e nunca cheguei a usar outro modo
sempre e af-c em 9 pontos porque eram fotos de paisagem e retratos, então ficava muito melhor.
O modo 3D eu experimentei algumas vezes mas eu não gostei muito não, principalmente para fotos de “ação” , a camera focava no que ela queria e eu perdi algumas fotos por causa disso.
A melhor vantagem de usar o AF-on em modo af-c é para wildlife e cenas com muita ação, fora isso, não é TÃO melhor assim… mas eu usava pela comodidade e praticidade mas não va esperando que voce vai cravar o foco em todas as foto só por causa da mudança.
Antes de fazer a mudança, calibre suas lentes e cameras para melhor performance
Obrigado pela resposta!!!
Vou experimentar mesmo assim para ver se dá alguma diferença. Acho que não custa tentar.
Quando ao ajuste, tenho uma D5500 e ela infelizmente não possui microajuste de foco.