Pra ficar melhor, só faltou o motorzinho! Um parafuso impresso pra segurar na mesa ao invés desse grampo também seria maneiro. Mas o negócio é que funciona como está.
Esse aí é o primeiro protótipo… Pra testar as tolerâncias, de modo que quanto menos filamento gastar, melhor. No segundo, será incorporado o parafuso impresso. Quanto ao motorzinho, na verdade seriam QUATRO motorzinhos… Há que se lembrar que são quatro bandejas no processo, revelador, stop, fixador e hypo clear. E nem todos precisariam ser agitados simultaneamente, logo a velha e boa manivela parece ser menos complicada…
Aliás, cheguei a fazer um videozinho dele em acionamento, mas não consegui “upar”…
Seu mecanismo me fez lembrar esse aqui, que ainda estou aperfeiçoando, porque ele não pode falhar no escuro. De vez em quando ainda pula um dente. É um mecanismo de foco de telescópios, que atua três parafusos de uma vez.
Não sei como vai ser o seu processo, mas talvez valha a pena. Ou, talvez, colocar a bandeja sobre um planop inclinado que gira. Assim o fluido vai em todas as direções. Meu conceito é exagerado na inclinação, mas é pra dar uma ideia:
Pelo que vi, não tem como postar diretamente. Minha sugestão seria pra colocar no youtube como não-listado, e colocar o link aqui. Pode ser também que o imgbb aceite vídeos. Estou no computador de trabalho que não acessa imgbb, mas vale a pena testar.
Gente, eu acho sensacional o que é possível fazer com uma impressora 3d. Parabéns para vocês!
Infelizmente não tenho tempo e nem inteligência para projetar assim ![]()
Procurei copiar o movimento manual, que é levantar e baixar a bandeja pros químicos fazerem ondas na longitudinal. Pra isso, usei o mecanismo conhecido como “scotch yoke”. Evito agitar demais também, pra não espirrar pra fora. Vou estudar o teu conceito, parece bem interessante…
Conceito, eu tenho um montão! Dá pra fazer o seu mesmo movimento com rolamentos em eixos excêntricos, por exemplo:
Em azul, um suporte pra nivelar a bandeja, em verde um eixo excêntrico, em cinza um rolamento e em amarelo uma haste roscada.
O tempo pode ser até um fator limitante, Yago… Mas inteligência nem é o caso. Pra desenhar 3D, você precisa basicamente de duas coisas:
- Imaginar como a peça ficará depois de pronta
- Aprender a usar o software
Sou do tempo do AutoCAD… Quando vi os programas atuais, tudo ficou muito mais fácil. Eu uso um open source, o FreeCAD. O resto, é só arrumar paciência…
Ficou excelente! Parabéns.
Ainda uso autocad até hoje, mas principalmente pra trabalho. Venho aprendendo a usar os CADs mais modernos. Minha empresa usa o NX, então estou nesse. Fora esse, recomendo o OnShape, que funciona na nuvem e é bem completo.
Pro meu uso particular, eu uso o Blender, mas ele está pra edição 3d assim como o Assembly está pra programação.
Edição final. Incorporei o parafuso de fixação à mesa na mesma peça. Agora não preciso mais do sargento…
Observem as “bolinhas” de silicone coladas na região que vai em contato com o tampo da mesa. São pezinhos da 3M, fornecidos em cartelas. São auto-adesivos. Como o polímero usado na impressão é muito liso, por mais que se aperte o parafuso de fixação, a peça tende a escorregar. Com esses pezinhos, tal tendência desaparece.
Ah! Ia esquecendo a avaliação da dificuldade… MÉDIA