Agitador de Bandeja

1 curtida

Pra ficar melhor, só faltou o motorzinho! Um parafuso impresso pra segurar na mesa ao invés desse grampo também seria maneiro. Mas o negócio é que funciona como está.

1 curtida

Esse aí é o primeiro protótipo… Pra testar as tolerâncias, de modo que quanto menos filamento gastar, melhor. No segundo, será incorporado o parafuso impresso. Quanto ao motorzinho, na verdade seriam QUATRO motorzinhos… Há que se lembrar que são quatro bandejas no processo, revelador, stop, fixador e hypo clear. E nem todos precisariam ser agitados simultaneamente, logo a velha e boa manivela parece ser menos complicada…

Aliás, cheguei a fazer um videozinho dele em acionamento, mas não consegui “upar”…

1 curtida

Seu mecanismo me fez lembrar esse aqui, que ainda estou aperfeiçoando, porque ele não pode falhar no escuro. De vez em quando ainda pula um dente. É um mecanismo de foco de telescópios, que atua três parafusos de uma vez.

Não sei como vai ser o seu processo, mas talvez valha a pena. Ou, talvez, colocar a bandeja sobre um planop inclinado que gira. Assim o fluido vai em todas as direções. Meu conceito é exagerado na inclinação, mas é pra dar uma ideia:

1 curtida

Pelo que vi, não tem como postar diretamente. Minha sugestão seria pra colocar no youtube como não-listado, e colocar o link aqui. Pode ser também que o imgbb aceite vídeos. Estou no computador de trabalho que não acessa imgbb, mas vale a pena testar.

1 curtida

Gente, eu acho sensacional o que é possível fazer com uma impressora 3d. Parabéns para vocês!
Infelizmente não tenho tempo e nem inteligência para projetar assim :exploding_head:

3 curtidas

Procurei copiar o movimento manual, que é levantar e baixar a bandeja pros químicos fazerem ondas na longitudinal. Pra isso, usei o mecanismo conhecido como “scotch yoke”. Evito agitar demais também, pra não espirrar pra fora. Vou estudar o teu conceito, parece bem interessante…

1 curtida

Conceito, eu tenho um montão! Dá pra fazer o seu mesmo movimento com rolamentos em eixos excêntricos, por exemplo:

Em azul, um suporte pra nivelar a bandeja, em verde um eixo excêntrico, em cinza um rolamento e em amarelo uma haste roscada.

O tempo pode ser até um fator limitante, Yago… Mas inteligência nem é o caso. Pra desenhar 3D, você precisa basicamente de duas coisas:

1. Imaginar como a peça ficará depois de pronta
  2. Aprender a usar o software

Sou do tempo do AutoCAD… Quando vi os programas atuais, tudo ficou muito mais fácil. Eu uso um open source, o FreeCAD. O resto, é só arrumar paciência…

2 curtidas

Aqui está o agitador em funcionamento:

1 curtida

Ficou excelente! Parabéns.

Ainda uso autocad até hoje, mas principalmente pra trabalho. Venho aprendendo a usar os CADs mais modernos. Minha empresa usa o NX, então estou nesse. Fora esse, recomendo o OnShape, que funciona na nuvem e é bem completo.

Pro meu uso particular, eu uso o Blender, mas ele está pra edição 3d assim como o Assembly está pra programação.

Edição final. Incorporei o parafuso de fixação à mesa na mesma peça. Agora não preciso mais do sargento…

2 curtidas

Observem as “bolinhas” de silicone coladas na região que vai em contato com o tampo da mesa. São pezinhos da 3M, fornecidos em cartelas. São auto-adesivos. Como o polímero usado na impressão é muito liso, por mais que se aperte o parafuso de fixação, a peça tende a escorregar. Com esses pezinhos, tal tendência desaparece.

Ah! Ia esquecendo a avaliação da dificuldade… MÉDIA

1 curtida