Ajuda escolhendo uma câmera pra iniciante

Ultimamente resolvi tirar do papel o hobby e transformar em ação. Fotografia sempre foi algo me atraiu simplesmente pela dedicação em recortar um momento da realidade da melhor forma possível. Gosto da ideia de poder brincar e manipular a percepção da realidade das pessoas, dando ênfase ou mostrando novos cenários escondidos bem a vista. Também queria transformar isso em uma fonte de renda, mas isso é algo que coloco abaixo da experiência de aprender fotografia por puro prazer. Enfim, andei os últimos dias atrás de uma câmera usada com qualidade razoável e que atendesse minhas expectativas (resumidamente, suporte pra fotos criativas em ângulos ou ambientes inusitados). Li alguns tópicos aqui do fórum e de vários blogs atrás de recomendações mas a maioria tava fora do meu orçamento ou de ser como eu queria. Acabei decidindo pegar uma DSC-HX200V usada por se encaixar em ambos os quesitos mas tenho receio de ser uma câmera ruim em algum aspecto importante ou ter deixado algo crucial passar despercebido. Queria a opinião de fotógrafos experientes pra saber se é um bom negócio ou não.

20240906_232726

3 curtidas

Olá @Dree tudo bem? Muito prazer e seja bem vindo ao Fotógrafos Online :zap::tada: :raised_hands:t2:

Esse mundo da fotografia é fantástico e parabéns por abraçá-lo - aqui na comunidade você terá a ajuda de muitos fotógrafos e amantes do registro que possam ajudá-lo a avançar ainda mais!

Sobre a câmera, sem ser muito específico acreditamos que o mais importante você já tem, que é o desejo de explorar e ver coisas novas, e para isso o equipamento “será irrelevante”… no entanto, para iniciar na jornada o equipamento que mencionou já te ajudará bastante!

Algumas coisas a considerar:

Equipamento: Na medida que o tempo for passando, você irá conhecer melhor sua câmera, lente, etc… “câmera de entrada” é muito subjetivo no início e muitos optam por câmeras mais “possantes” e outros pelo celular apenas… então não se detenha a isso…

Aprendizado: Invista em conhecer sobre enquadramento, luz e técnicas de registro… explore diferentes tipos de registro e se permita explorar o máximo possível, teste o equipamento, descubra suas limitações para sempre tomar decisões de forma inteligente… e sempre tome cuidado com a bagunça de informações aí fora…

Fotógrafos Online é sua casa - amigos como @lizandrojunior @Andre_Sena @felipemendes @AndreLopes e outros sempre estão por aqui para ajudar!

Como nosso amigo @RenatoRochaMiranda sempre diz: “Boa Luz e Boa Sorte!”

4 curtidas

Um site que eu gosto muito para ver as especificações é o Camera vs Camera.
Olha a DSC-HX200V aí: Sony Cyber-shot DSC-HX200V - Câmera versus Câmera - Reviews, Comparativos, Galerias, Artigos

Vendo os mais variados detalhes, vc consegue definir de está faltando alguma coisa ou ta tudo certinho pra vc :slight_smile:

Para o meu uso, eu sentiria falta de fotos em RAW e de uma sapata de flash (eu não uso e nem aprendi a usar flash externo ainda, mas sei que num futuro próximo isso pode me ajudar, ainda mais nas condições que costumo fotografar). Além disso eu preferiria uma DSLR (como eu preferi faz uns 6 meses) por ter planos de ficar muito tempo com a câmera e já pensar em outras lentes depois de ter aprendido bastante. (Mas essas questões são minhas, cabe a vc escolher o que é melhor no momento)

3 curtidas

Eu utilizo muito esse site. Sempre que quero comparar ou saber alguma configuração de alguma câmera eu acesso ele. É uma boa dica

4 curtidas

Concordo hoje em dia está rolando muita coisa em muitos canais… é bom ter um lugar para tudo!

2 curtidas