Amo Fotografar Mas Odeio Ser Fotógrafo

Não sei você mas essa frase já escutei muitas e muitas vezes…

Screenshot 2024-09-26 at 8.40.17 AM

“Dell, eu amo fotografar mas odeio ser fotógrafo, você me entende?” – Sim, entendo muito bem. Essa é infelizmente a realidade de muitos fotógrafos que entram no mercado pela paixão e desejam fotografar de tudo. Amam o registro, o som do clique, a troca de lente, o disparo do flash e a magia que existe em ver o que acabou de ser congelado naquele momento…

De fato é cativante…

Sabe do que estou falando? Acredito que todos, amadores e profissionais já tiveram este sentimento… é aquele “primeiro amor”… até descobrirem que não é bem assim depois curtos anos, as vezes meses dentro deste universo.

Mudanças Radicais Acontecem

O que é comum: Na medida em que vamos fotografando e nos expressando artisticamente começam as ofertas… e sim de todos os lados…

• Familiares que querem fotos da próxima festa de aniversário
  • Amigos na confraternização do trabalho
  • Na festa de fim de ano
  • No bebê da amiga do vizinho que nasceu
  • No parque que chegaram os amigos de viagem
  • Na praia porque é lindo a paisagem
  • Na estúdio porque o amigo virou doutor

As ofertas continuam…

• No congresso para aprender mais
  • No workshop que lançaram na cidade
  • No desafio que me venderam pelo Instagram
  • No equipamento que não preciso
  • Na lente que “fará milagres”
  • Na “gota da lente” que deixará tudo artístico

…e as ofertas não param…

Erro Comum dos Fotógrafos Iniciantes

É comum que fotógrafos que estão começando experimentem de tudo e fotografem de tudo… até que começam a enxergar as novas “oportunidades” de cobrar pelo seu talento e rapidamente o que era fantástico e mágico se torna cansativo e motivo de muita exaustão. (Lembrando que dentro de todo esse cansaço, você encontra uma quantidade enorme de lares desfeitos, casamentos divididos, filhos “sem pais” e por ai vai…)

Infelizmente essa realidade está instalada em muitos veterano também… que se permitem descansar aos pedidos de tantos e ajustar suas práticas aos caprichos do mercado, principalmente das pessoas à nossa volta…

“Ei, você faz fotos de aniversário?” - Sim faço!
“Você entrega todas as fotos?” - Sim entrego!

Screenshot 2024-09-26 at 9.35.53 AM

Pagar Um Alto Preço Vs. Retorno à Sensatez

Fato: Fotógrafos sem instrução e educação, pagam um alto preço por suas escolhas.

Nossa recomendação: PARE, respira e coloca na ponta do lápis.

Mesmo sendo “artistas”, precisamos ser analíticos e de forma objetiva, identificar os “buracos” em nosso processo. Seja você iniciante ou veterano dentro do universo da fotografia.

• Quais são seus custos para ser fotógrafo(a)
  • Quanto tempo levo em cada etapa?
  • Quanto custa me locomover de A a B?
  • Quanto custa editar todas as fotos de um ensaio?
  • Quanto custa todas as noites em claro?
  • Quanto custa dormir poucas horas?
  • Quanto custa “entregar o meu máximo”

Fato: Alguém pagará essa conta.

Quantas Fotos Devo Entregar?

Dentre tantas outras áreas dentro da fotografia, a entrega de um trabalho talvez seja a mais comum. Talvez porque é de fato o “resultado” ou o “produto final”. No entanto, é nessa etapa onde enxergamos os maiores desafios entre os fotógrafos… decidir o que entregar para seus clientes…

Veja…

Naturalmente somos treinados pelo próprio mercado e sem perceber, acabamos ajustando nossas práticas às demandas e caprichos dos clientes. Então quero dar aqui algumas dicas para quem sabe, resgatar aquela alegria de fotografar dando a você alguma opção para testar no seu próprio fluxo.

Dica 01: Custo de Sua Hora Trabalhada

Quanto vale a sua hora? R$50 reais? R$100? R$250? R$500 ou mais? Você precisa DEFINIR isso para ter uma noção de custo, benefício, lucro e assim planejar de forma clara e objetiva como escalar, melhorar, aprimorar o seu negócio. Todas as etapas do seu processo de trabalho, dependem de uma disposição mental dentro da definição que você faça com os seus valores por hora trabalhada.

Se você já tem valores de pacotes, então faça o reverso. Comece a tirar todos os custos, carro, locomoção, gasolina, depreciação de equipamento, equipe, assistente, estúdio, horas editando… CUIDADO: se você colocar no lápis, é capaz de descobrir que pode ser que você esteja PAGANDO para trabalhar.

Dica 02: Educando Seu Cliente

É seu dever, educar seu cliente em todos os aspectos do seu processo. Colocar expectativas corretas para não haver surpresas, nem para você nem para eles. E dentro desta educação está: horas de trabalho, lugar de ensaio, duração de tempo em um ensaio, quantidade de fotos (não todas) mas que você vai entregar, e é claro, o porque de cada processo.

Tudo é educação e posicionamento. Se você tem um bom posicionamento, pessoas respeitam isso. Se você não tem posicionamento, o mercado é quem vai educá-los e acredite, o mercado já o educou, mas VOCÊ é quem dita as regras do seu negócio.

Dica 03: Não Entregue Todas as Fotos

Sabe qual é o custo de entregar todas as fotos? MUITOS:

• Noites em claro
  • Noites mal dormidas
  • Cansaço e Exaustão
  • Mais horas editando (Multiplique 30 seg a 1 minuto por foto)
  • Menos horas com família
  • Menos horas com filhos
  • Redução de vida do equipamento
  • Aumento de revisões de equipamento
  • Aumento de custo com computador

Dentro tudo isso, o que de fato será VALORIZADO pelo cliente?

Para Um Casamento: De 4000 a 6000 fotos entregues, valorizam mesmo umas 500 a 800 no máximo (e olhe lá)

Para Um Ensaio: De 1000 a 3000 fotos entregues, valorizam mesmo umas 100 a 300 no máximo (e olhe lá)

Quantas vezes os clientes vão lá ver TODAS as fotos entregues?

1x depois que receber
1x vez para relembrar
1x com os pais
1x com melhores amigos
1x depois de um ano para imprimir algum quadro na parede ou porta retratos.

Seus clientes provavelmente irão revisitar TODAS aquelas fotos 5x a 10x no máximo num período de alguns anos… se forem MAIS amantes de fotografias, algumas vezes mais… mas se não forem tão para fotografias… até menos vezes…

Dica 04: Faça Melhores Escolhas

Consegue enxergar os pontos acima?

É claro que tudo isso acima não são “padrões” ou escrito em pedra… cada familia ou pessoa é diferente, enxergam e valorizam de forma diferente mas você consegue enxergar algumas práticas ou consegue até se associar com algumas delas?

É porque é a verdade crua.

Então faça melhores escolhas, pense nessa paixão como negócios e se dedique sim a dar o seu melhor, mas de forma prática, inteligente e que DE FATO gera LUCRO para você e para seu negócio.

Benefícios de Melhores Escolhas:

• Ter seu marido / sua esposa feliz
  • Tempo com filhos de qualidade
  • Tempo de família de qualidade
  • Tirar boas férias sem interrupção (Sim, isso é possível)
  • Juntar dinheiro para emergências
  • Juntar dinheiro para melhoras de equipamentos
  • Conseguir cobrar mais pelo trabalho
  • Conseguir dormir bem melhor
  • Ter tempo para cuidar do corpo
  • Ter tempo para cuidar da alma
  • Ter tempo para cuidar de outros
  • Ter tempo para ser generoso
  • Ter mais dinheiro no bolso
  • Ter melhores clientes indicados

Texto por Dell
(Fundador da Fotógrafos Online)

Chegou até aqui? Comente o que achou. :+1:t3:

3 curtidas

Achei o texto sensacional!

De fato, passei por alguns desses quando comecei :sweat_smile:

Mas, quando parei para por tudo na balança, fui procurar ajuda para profissionalizar minha empresa e consegui fazer meu trabalho ser valorizado e devidamente remunerado.

2 curtidas

Ótima colocação… quando começamos somos cobaias de muitas coisas… do mercado violento que não para e de nossa mente que não descansa.

Triste é vermos mais e mais veteranos na fotografia traçando os mesmos passos e ensinando outros a serem como são. :sweat:

1 curtida