Anti-mofo eletrônico é perigoso para máquinas fotográficas

Felipe, eu sei que existem leds que emitem UV duro (UVC) mas esses leds não são encontráveis por aqui facilmente. Pode ser até que vendam no Ali, sinceramente não sei. Mas uma coisa é certa: isso não é para leigos nem curiosos, é PERIGOSO ! Não recomendo a ninguém brincar com isso, UVC (100-280 nm) é barra pesada.

Lá no laboratório de fotoquímica da UFRJ tinha uma lâmpada de Xenonio braba que emitia UVC em quantidade, indo até 190 nanometros. Uma vez por descuido ligaram a lampada com a porta aberta, um amigo estava com o braço exposto e o reflexo da lampada na parede queimou o braço dele a 4 metros de distância com uma exposição de miseros 2 segundos. Ficou vermelho como uma queinadura de sol.

UVA é a parte “visivel” ou “quase-visivel” do espectro, de 400 a 325 nanometros. Tenho leds aqui de 350, 375 e 400 nanometros, mas essa banda não é ionizante nem apresenta riscos significativos, salvo para os olhos.

UVB é a banda entre 280 e 320 nanometros e é essencialmente o UV que pegamos aqui na superfície terrestre vindo do sol. Já tem potencial de dano.

UVC é altamente penetrante, quebra ligações químicas e tudo mais que faz dele perigoso. Para se ter uma ideia, se o UVB já pode causar catarata, o UVC CEGA, danifica a cornea e a retina imediatamente. Se estiver usando lente de contato corre o risco de soldar a lente na córnea.

Quanto aos vidros:

Para esterelizar já sabemos que se usa UVC. As lâmpadas fluorescentes (de tubo) dessas comuns de iluminação são muito similares as lampadas UVC, dentro delas existe uma pequena quantidade de mercúrio, que é ionizado e então emite duas bandas UVC fortes, uma em 184 e a outra em 253. Emite ainda UVA e visível em várias outras bandas. O que impede de sermos irradiados com UVC nessas lampadas é , em grande parte, o VIDRO. Ele é opaco ao UVC.

A lampadas de UVC são feitas com quartzo fundido, que é transparente para faixa. É por isso que as cubetas usadas em espectrometros e espectrofotometros são feitas de quartzo fundido fino.

Já me dei o trabalho de testar vidro óptico nesses equipamentos e realmente bloqueiam.

Pra você que gosta, alguns dados interessantes. Note que a maioria do vidros óticos seguem o mesmo padrão.

https://www.schott.com/shop/medias/schott-tie-35-transmittance-of-optical-glass-eng.pdf

2 curtidas

Tirem da cabeça essa estória de UVC !
Quem insistir nisso estará por sua conta e risco, o aviso foi dado.

Hehe. Já tirei as tampas das minhas. Ao guardar a câmera também deve se deixar sem a tampa, visto que o sensor está protegido pelo espelho e obturador…

Eu tenho aquele pincel/caneta e lenço de microfibra. Quando a sujeira está persistente, o incluindo gordura ou algo semelhante ao apelo para esse lenço úmido:

Pessoal, a melhor maneira de cuidar dos equipamentos fotográficos é mantê-los limpos e em constante uso. Nada de pegar os equipamentos com as mãos sujas de salgadinhos. Tenho uma grande coleção aqui, moro em Santos, no litoral de SP, a apenas 50 metros da praia, e NUNCA tive problemas de mofo em minhas lentes. Fica tudo em armário de madeira, com portas de vidro, encostado na parede mais quente da sala, onde o sol bate muitas horas ao dia. Somente nas ausências longas, em viagens de férias, quando a casa inteira fica fechada e escura, eu coloco desses potes de anti-mofo comuns. E só, nada dessa loucura de UVC. Mantenho os locais de armazenamento sempre limpos, uma vez por mês tiro tudo e limpo com água sanitária ou multiuso. Secou, é só guardar de novo e se preocupar daqui 30 dias. E após o uso, chegando em casa, limpo tudo com lenços umedecidos da Zeiss. Um trabalho de minutinhos, mas que dá resultado. Sem contaminação, as chances de fungos são mínimas.

1 curtida