Aro de telescópio e tampa

Meu telescópio era pra ser premium, mas é um pouco longe disso. Na verdade, é um telescópio GSO (marca chinesa de entrada) com tubo de fibra de carbono e ótica levemente melhorada. Mas o acabamento é meio pobre. Por exemplo, os aros de reforço nas extremidades do telescópio deveriam entrar justos, e fixados no lugar com parafusos. Mas os parafusos estavam amassando a fibra de carbono, o que me incomodava:

Resolvi recentemente o problema (e criei outro) imprimindo um aro novo, em PET-CF (não confundir com PETG-CF). Material bem resistente tanto mecanicamente quanto a altas temperaturas. Ao apertar ou esticar este aro, não consigo ver deformação. Obviamente, este aro entra justo no tubo do telescópio, resolvendo meu problema.

Aproveitei a oportunidade e criei uma rosca de 6 entradas no aro novo, e uma nova tampa pro telescópio. A rosca de 6 entradas é pra facilitar o encaixe no escuro; Qualquer posição que eu encaixe a tampa e gire, ela vai enroscar.

A tampa foi impressa em duas cores: preto na parte de dentro, a fim de barrar toda a luz pra dentro do telescópio, e vermelho por fora, a fim de deixar a capa um pouco mais visível no escuro, com uso de lanterna vermelha. Este tipo de lanterna é bem comum na astronomia, pra não prejudicar a ambientação a locais escuros.

Mas, como falei, criei outro problema: o aro novo ficou levemente mais largo que o original, e o parassol, que entrava com fricção na parte de fora do aro antigo, não entra no aro novo…No próximo post, a “gambiarra” pra aproveitar o parassol com este novo aro.

1 curtida

Rosca de seis entradas foi um belíssimo “overkill” :grinning_face:
Mas certamente cumpre muito bem o papel de facilitar as coisas no escuro…

1 curtida

Tenho usado direto rosca multi-entrada! :grinning_face:

Fiz uma capa térmica pra minhas cervejinhas usando a mesma técnica. Ajuda muito depois de tomar umas tantas, que não precisa ficar encontrando a rosca certa!

Mas, voltando ao assunto, Essa foi a solução pra aproveitar o parassol (peça de cima) que antes encaixava direto no telescópio (peça de baixo). Como o aro que eu imprimi ficou maior que deveria e eu não queria imprimir outro (porque o material é caro), a solução foi fazer um adaptador (peça do meio), em material mais barato, e colar no parassol. Tive que pintar o adaptador, porque o material usado (PETG) é bastante brilhoso e ia atrapalhar a imagem.

Outra hora eu falo sobre as outras peças impressas na penúltima foto.

1 curtida

PETG é um material incrível… O meu predileto inclusive… Mas o lance do brilho é terrível. Precisa suprir com uma pintura ou um revestimento mesmo… Na camera de grande formato que eu estou construindo, não revesti ainda com nada. Vou fazer uns testes. Se não tiver reflexos, beleza, se tiver vou ter de providenciar revestimentos internos…

O material dos sonhos para impressão, é o ABS. Robusto, resistente e quase imune a desgaste por atrito. O problema é que pra imprimir, poucas são as impressoras que dão conta. Meu filho imprime ABS na Voron, uma impressora encapsulada. Pra você ter uma ideia, para a capela aquecer na temperatura certa, chega a levar VINTE E CINCO MINUTOS antes da impressão… É coisa pra quem tem MUITA paciência…

1 curtida

Não fique achando que vc está perdendo muito. Eu imprimo em ABS também, e realmente precisa de uma impressora fechada e aquecida. Leva um tempão pra aquecer realmente! Ainda assim, o ABS quebra entre as camadas com alguma facilidade, se comparado com o PETG.

Sei que até existe PETG fosco, mas tenho aqui uns 6 rolos de material colorido (comprei numa promoção), vai demorar até comprar mais filamento.

Só PLA que eu não curto muito. É o material mais bonito, mas pra mim que imprimo equipamento que fica do lado de fora no calor, não serve.

Você é chique Felipe, eu usava era cartolina preta !

2 curtidas

Ainda uso um tanto também! Não exatamente cartolina, mas EVA, que é à prova d’água. A primeira versão desse parassol usava EVA.

O Sr é o tipo de cara que ia se dar muito bem com impressão 3D…

1 curtida

Pelo amor de Deus não me chame de senhor !

2 curtidas

É como eu trato os professores… Mas vou me esforçar pra não chama-lo assim…

1 curtida