O Universo parece tão delicado… Só que não. ARP 273 (A “Galáxia da Rosa”) é um par de galáxias que colidiram cerca de 300 milhões de anos atrás, mas que estamos vendo a luz agora (logo estão a 300 milhões de anos luz de distância). A maior galáxia é a UGC 1810, que parece engolir a galáxia menor, UGC 1813. Não sabemos com certeza, mas há sinais de que uma galáxia já passou por dentro da outra.
Esse foi meu projeto mais ambicioso até hoje: foram mais de 24 horas, com meu telescópio mais longo, um Celestron Edge HD8 (cerca de 2100mm de distância focal e f/10), filtro IR/UV e câmera ZWO ASI294MC Pro. Tudo processado no Pixinsight.
Como a distância focal é muito longa, o sistema de guia que eu uso normalmente, com câmera guia acoplado a um telescópio auxiliar não funciona, pois a flexão do telescópio principal faz a imagem sair do enquadramento durante a noite. O sistema que eu usei emprega uma câmera acoplada ao telescópio principal, porém fora do eixo da câmera principal (Off-Axis Guiding, ou OAG), por meio de um prisma que rebate a luz 90 graus pra ter espaço pra câmera guia.
Finalmente, esse é o mesmo par de galáxias, porém fotografado pelo Hubble:
Bateria Bluetti EB3A, que funciona também como no-break, mas cuja função principal é ser uma fonte 12V de boa qualidade
Camera Wyze com firmware Thingino, que permite o uso como câmera IP comum. Serve pra eu olhar o telescópio sem sair de casa
Roteador Gli.NET pra uso no observatório remoto. De casa, uso o roteador wifi da casa.
Computador Beelink N100: a central de controle, com NINA e todos os programas auxiliares. Outra hora falo só sobre este computadorzinho.
Hub USB energizado “comum”: fornece energia pra alguns dispositivos USB
Hub USB energizado “de astronomia”: além de USB também tem várias saídas 12V. Há modelos com saídas suficientes pra eu só precisar de um, mas são meio caros.
Montagem equatorial JuWei-17: já falei sobre ele noutro tópico. Hoje é minha montagem principal.
Telescópio Celestron Edge HD 8: o “fuleirinho” da família. A partir do Edge HD 9.25, todos eles têm interfaces e focalizador mais parrudos e várias melhorias.
Focalizador externo: Todos esses Edge HD têm focalizador bem ruinzinho, mesmo os melhores. Por isso eu usei um focalizador externo, bem melhor de se usar. Daí eu travo o focalizador original em uma posição razoável e só uso o focalizador externo.
OAG: a câmera a 90 graus. É uma PlayerOne Xena-M, com sensor IMX290. Tem que ser um sensor grande pra capturar estrelas suficientes pra poder guiar.
Camera principal ZWO ASI294MC Pro: usa o já antigo sensor IMX294, que tem vários problemas com ruído térmico. Essa câmera já passou por um monte de consertos: já queimou o hub USB que ela tem na parte de trás, já entrou muita umidade, que faz o sensor embaçar quando esfria, já teve problema de comunicação. Depois de muito consertar, ela parece estar funcionado bem (bate na madeira).
Na outra ponta do telescópio, um parassol feito por mim na impressora 3d
Na ponta do parassol, um painel branco, pra fazer quadros brancos de calibração.
Fora isso, tem um notebook pra controlar tudo remotamente.
Nossa, já foi bem mais pesado! Meu newtoniano (telescópio de espelho), por exemplo, hoje tem tubo de fibra de carbono, e o anterior era de aço. Ganhei uns 3 kg só nisso. A montagem equatorial anterior precisava de contrapeso, e essa não. Só nisso, foram outros quase 10 kg. Outros 3-4 kg no tripé.
Eu carrego esse conjunto inteiro da varanda coberta até o quintal. O conjunto antigo precisava de rodinhas!
Muita dedicação @felipemendes mas com bons resultados e divertimento com certeza.
Sei não, mas a foto do Hubble parece ter muito pós tratamento.
Parênteses rápido.
Boa.
Estou pesquisando um mini PC para substituir um Zotac com Windows 7 (alguem lembra?) rodando Plex como streaming domestico para audio, video e fotos. Pretendo agora usar Linux. A Beelink está bem cotada por mim pelo preço e representação no Brasil.
Eu tenho alguns Beelink, cada um em um kit diferente. São resistentes e ficam lá fora, pegando sereno e umidade a noite toda. Nunca tive problemas com eles. O pessoal da astrofoto usa bastante também os MeLE, mas eu acho caros pela mesma coisa. Mas a representação… não sei. Acho que se um dos meus quebrar, vai ser jogar fora e comprar outro.