Percebi recentemente que a minha Canon 5D Classic tem apresentado esse reflexo na imagem que parece flare. Inicialmente eu achei que era algum raio de sol atingindo a lente numa posição específica. Entretanto, ele sempre acontece independente da condição de luz e com diferentes lentes.
Percebam o lado esquerdo das fotos, como um semi-círculo vai do canto superior até o inferior.
Alguma idéia? Não acredito que seja reflexo interno (flare), pois é algo que aparece exatamente da mesma forma, no mesmo lugar, em condições de luz distintas, até mesmo em dias sem sol.
Sim, o sensor está imundo, sempre tenho preguiça de limpar, em especial sem ter as ferramentas certas.
E com certeza isso não é sujeira. Se fosse um fio de poeira ela ficaria mais escuro na imagem, e não mais claro. Essa linha fica mais visível em partes mais iluminadas da imagem também.
Sim, dei uma olhada e não consegui ver nada de anormal. A superfície do sensor, a olho nu, também parece estar normal.
O que aconteceu com a minha 5D (que acontece com várias) é que o espelho soltou. Coloquei ele de volta no lugar, mas está com o cantinho quebrado, que nem aparece no viewfinder. Porém, isso aconteceu anos atrás, e esse reflexo eu só percebi recentemente… então tenho quase certeza que não está relacionado.