[ARTIGO] Olympus OM-1 : A lendária japonesa

Quem se interessar:
Recentemente, comprei uma NIKON F2 + 2 lentes via Mercado Livre.
Depois, por email, o vendedor ofereceu-me, também, uma
OLYMPUS OM 1
.
Baseado na negociação da Nikon, as informações precisas quanto ao estado do equipamento e o cuidado que teve na remessa, posso dizer que o cara é nota 10.
Só não sei se posso informar o nome e o email dele, aqui no fórum. É permitido?

Abraços.

Eu me interesso… Se tu quiser, pode me passar por MP.
Abs. :ok:

Boa noite.

Enviei MP.

Abraços.

Muito bom o post. Gostei do PDF para construir a Câmera em papel. Vou tentar, caso consiga posto aqui. :ok:

A minha OM-1 não veio com a sapata de flash no corpo da câmera. Teria que ter vindo ou é acessório? :ponder:

Porém ela veio com um grip que tem a sapata:

http://i185.photobucket.com/albums/x36/alewwry/Cameras/om1acess-2.jpg

http://i185.photobucket.com/albums/x36/alewwry/Cameras/om1acess.jpg

deveria ter vindo sim. manda uma foto do topo dela, detalhe do encaixe.

Opa, aqui está:

http://i185.photobucket.com/albums/x36/alewwry/Cameras/om1-3.jpg

http://i185.photobucket.com/albums/x36/alewwry/Cameras/om1.jpg

procure por olympus “shoe-1” no ebay

Obrigado Shalders! Meio carinho hein. Vou ficar de olho, quando aparecer um com preço bom eu pego. Abs.

Boa noite! Sou novo no forum (me cadastrei hoje :D) e gostaria de saber qual a diferença pratica de uma lente 49 mm e uma 50 mm.

Grato.

Um mm. :assobi:
Brincadeira.
Na prática, nenhuma. :slight_smile:

Obrigado pela ajuda! Acabei de comprar a minha, tava com essa pequena dúvida para ver se comprava ou não :slight_smile: Agora é só esperar chegar… :frowning:

Mais importante é a abertura da lente f1.4, f1.8, f2… etc. :ok:

Eu já tinha visto isso aqui no forum! Acabei achando um f1.4 :wub:

Ressuscitando o tópico (aproveitando que logo é Páscoa)…

Agora entrei para o clube e sou o feliz proprietário de uma linda OM-1. Já botei um rolo de Tri-X 400 e saí fotografando. Estou tentando arrumar o fotômetro, mas ainda não consegui, então estou fazendo a fotometria “de cabeça” - o que acho uma experiência muito divertida.

O melhor da OM-1 é o tamanho reduzido, embora seja pesada… Cabe no bolso de um moletom e é bem discreta. Inclusive demorei um pouco para me acostumar com o manuseio, pois não tem toda a ergonomia de uma DSRL moderna (e gigantesca).

Abraços,
Artur

Levinha. Pesadas são as Canon TLB, FT, FTB, Nikon F1/2/3/4/5, Pentax K1000 …

Sim, o artigo deste tópico explica como a câmera era considerada leve na época. Hoje em dia ela parece pesada, pois não estamos mais acostumados com produtos todos de metal…

De qualquer maneira, hoje passei o dia todo caminhando com ela e me acostumei rapidinho com o peso e com a ergonomia. Eu prefiro carregar na mão, sem alça. É tudo uma questão de costume…

Abraços,
Artur

Cara, ela é leve pra caramba; experimenta sair com uma F2 no pescoço.

E sobre a ergonomia, vc n pode tentar segurar ela como uma DSLR ou mesmo uma EOS, tem um jeito certo (diferente) de segurar. Dá uma olhada nos manuais e livros de fotografia da década de 70. Até os manuais das câmeras daquela época ensinavam os diversos aspectos sobre ergonomia.

Uma coisa que a maioria das pessoas desconhecem é sobre a qualidade das Zuiko.

Há muitos, muitos anúncios de G.Zuiko 50mm 1:1.4 e poucos de Zuiko MC e quase nenhum de
Zuiko. Por que?

Isso já diz o que é consenso: as Zuiko 50mm 1:1.4 “1.1 million” são as mais cobiçadas e somem do
mercado. Quem tem, dificilmente vende.
Depois dela, estão as Zuiko MC, também ótimas lentes.
Por fim, as mais comuns, as G.Zuiko, acho que o bokeh é tri, mas em termos de nitidez e contraste, ela
deixa a desejar.

Uma nota rápida sobre a Zuiko 50mm 1:1.8: a melhor v. é a última, a miJ (made in Japan).

As letras querem dizer o seguinte nas séries antigas. As lentes mais recentes não usam esta nomenclatura.

K = 11 elementos
J = 10 elementos
I = 9 elementos
H = 8 elementos
G = 7 elementos
F = 6 elementos
E = 5 elementos
D = 4 elementos

S = Standard
W = Wide
T = Tele

MC = Multi coated