Essa vai pra quem revela. Há uma discussão clássica entre espiral plástica de carregamento de fora pra dentro (sistema Paterson) vs espiral metálica de carregamento de dentro pra fora (sistema Hewes). Essa discussão costuma ser bem acalorada, às vezes atingindo níveis Corinthians x palmeiras…
Sempre digo que pra mim, o menor dos problemas está em tempo de carregamento ou ainda dificuldade. Qualquer um dos sistemas funciona bem pra quem tem alguma prática. E obter essa prática, é questão de treino. Eu tenho os dois tipos e às vezes revezo pra manter a prática.
Minha preferência pessoal é pelo sistema Paterson, pois é muito melhor na hora de LAVAR o filme (ou seja, não tem nada a ver com dificuldade de carregar espiral)…
Mas muita gente quer usar o sistema Hewes por empregar menor quantidade de soluções ou ainda por permitir controle de temperatura por banho maria.
Mas um amigo que usa o sistema Hewes, me pediu se eu não poderia inventar um auxiliar de carregamento…
Ao invés desse inserto, eu normalmente deixo um espaço pra uma porca. Na hora de imprimir, eu paro a impressão, coloco a porca lá dentro e depois continuo. Uso o inserto só quando o espaço é limitado.
Também costumo fazer isso, mas não confio na resistência do material pra segurar uma porca M3 ali dentro. Ela é muito pequena. Adoto essa técnica da M4 pra cima…
Uso Paterson, para mim bem mais fácil de carregar no breu.
Meu primeiro tanque (foto abaixo) era diferente destes dois. De baquelite e agitação pela rotação de um eixo central. Rachou e foi para o lixo. Migrei para os de aço e mais tarde para os de plástico Paterson.
Tenho várias espirais metálicas e dois tanques de inox. Consigo colocar flme nelas sem tanta dificuldade, mas sempre preferi Paterson, pela possibilidade de lavar filmes usando uma mangueira acoplada. Mas agora estou desenvolvendo um sistema análogo ao Paterson pra fazer lavagem no tanque de inox… Quando estiver pronto, posto aqui…