Gosto bastante desta foto e sempre me questiono se ela não poderia ter ficado ideal, caso não tivesse alguns elementos no cenário que causam ruido a composição. O fato interessante é que ela foi batida de dentro de um ônibus em movimento. Como era um ponte, eu pude ver de longe o barqueiro, saquei a camera, regulei e registrei enquanto passava.
Sabe o que eu acho que ficaria legal? Ter eliminado todo o mato na beira do lago. O barqueiro perdido entre as duas massas de azul, sem pontos de referência em terra, ia ficar bem interessante. Mas vc teria que ter feito a foto de um ângulo um pouco mais elevado…
A fotografia cobra um preço cara quando a gente não tem atenção a certos detalhes. É válido tirar uma foto de dentro de um veículo em movimento? Acho que sim. Mas achar que ela é uma boa foto vai uma grande diferença (evidentemente há exceções). Ver meu comentário nesse tópico em que já resumi bem meu pensamento: Olaria
A saída nessa foto é cortar o mato até o limite do reflexo do Caronte e retirar o excesso que ficar com clone stamp ou content-aware.
Eu entendo o seu sentimento quanto a fotografia, ele não difere do meu neste aspecto. E se vc observar, eu ter arriscado capturar essa cena de dentro de um ônibus (onde eu não podia parar e adequar), é uma tentativa quase que desesperada de registrar aquele cenário, com aquele barqueiro, com aquele céu limpo e azul e que jamais se repetiria - mesmo que isso tenha me custado o preço de não ser o ‘ideal’.
Examente por isso eu só posso olhar e imaginar como teria ficado se minhas condições fossem outras.
Ainda assim, talvez pela formação ideal morar em minhas lembraças, eu olhe para esta impressão e ache-a mais bela do que de fato é.
E não há nenhum problema nisso. Até porque eu disse que acho válido fazer a foto e registrar a cena, nem que seja pra depois olhar a foto e se lembrar: “Ah, se eu tivesse parado e feito a foto direito!”
A foto ficou mto legal, da uma ideia da insignificância humana perante a natureza (poético não?)
Mas que linha de onibus é essa q as janelas são limpas??? As da UNESUL tao sempre sujas…
AHahaha são as janelas de um empresa chamada União, em SC. Linha Floripa → Sul. Eu tento ser purista…portanto, oficialmente, desta cena (fora o crop)eu só tirei os reflexos internos do ônibus no céu (lampadas de leitura!!). Tem uma versão - extra oficial - onde eu realmente tirei o mato…fica desolador. E da até uma certa confusão porque os tons da lagoa/mar se confundem com o céu.
Clistore,
Eu gostei da foto, a imagem quase monocromática me agradou, entretanto, duas coisas me incomodaram: o granulado da foto e a vegetação na parte inferior, entretanto, nesse ultimo, eu não teria mexido em nada (assim como vc fez), pois um crop deixaria o pescador quase fora da foto, o ideal teria sido se conseguisse outro ângulo, mas como estava no ônibus e tudo aconteceu muito rápido entendo as dificuldades. Parabéns, boa foto.
Eu achei muito monocromática, e a linha do horizonte corta a foto quase no meio, com o barqueiro sozinho no canto direito inferior, sem mais nada na imagem para acompanhar.
Quer saber? Eu acho é que essa foto esta DUCA… de tão boa…
Ainda que o mato tenha quebrado um pouco o visual. Valeu pela idéia de manter o original, pois você poderia te reditado e nunca saberiamos que existia algum mato nessa cena…