Binóculos

Impressão do fuso central…

Fuso pronto! Agora é esperar a mesa esfriar pra remover…

1 curtida

Fuso pronto!!!

O esquema é esse aí… São duas buchas press-fit, encaixadas na articulação do corpo do binóculo sob pressão. Entre as duas buchas, é colocado o tambor de focalização, que gira sobre ambas. Por dentro do tambor, vai o fuso roscado. Conforme se gira o tambor, o fuso “sobe” ou “desce”, carregando consigo o conjunto das oculares e conseqüentemente ajustando o foco…

As buchas press-fit…

E o tambor de focalização…

Bucha inferior e tambor de focalização instalados…

Bucha superior instalada. Conjunto quase completo!

Montagem completa!!!

1 curtida

O funcionamento ficou perfeito! Agora vou colocar um pouquinho de graxa de silicone na rosca do tambor de focalização pra deixar o acionamento um pouquinho mais suave, mas ficou ótimo. Também não quero excesso de suavidade, pois compromete a estabilidade. Mole demais é problema…

1 curtida

Parabéns!!! :clap:

1 curtida

Obrigado, André!

A pergunta que fica no ar agora, é quanto à durabilidade da solução. Não sei se vai aguentar muito ou pouco. De qualquer forma, comprei o binóculo sucateado por um preço irrisório. Como a ótica estava perfeita, resolvi providenciar uma solução e ela está aí. Vamos ver daqui pra frente quanto dura…

Espero que dure bastante! :crossed_fingers:

O embuchamento e o tambor de foco não têm motivo pra não durar. Minha expectativa é em relação ao fuso. De qualquer forma, se quebrar, não é difícil imprimir um novo…

A dúvida é se eu teria rigidez suficiente no conjunto pra não ficar com foco variando por excesso de elasticidade. Felizmente deu certo…

Pensei em mandar tornear um fuso em aço inoxidável ou latão, mas o custo superaria o razoável pra ressuscitar sucata. Vai em plástico 3D print mesmo…

Ressuscitando o tópico… O Nikon, vai bem, obrigado… Já acumula uma quilometragem respeitável. Excelente pra viagens. Tem um tamanho perfeito pra levar na mochila junto com as cameras. Mas agora apareceu um “novo” personagem… Carl Zeiss Delactis 8x40… Pelo número de série, fabricado entre 1933 e 1934…

1 curtida