Canon 100D / SL1

Peguei a minha não faz nem uma semana. As primeiras impressões que tenho são ótimas, mas também e minha primeira DSLR então não sou um parâmetro muito confiável. Gostei da pegada, mas tenho mão pequena, então achei isso um facilitador. O conjunto com a pancake 40mm é perfeito. Cabe bem na bolsa, fácil de levar e discreto. A tela touch é bom em viagens, que nem estou, qdo tenho que pedir pra alguém bater uma foto minha com a minha esposa. Dai é só acionar o modo turistão que fica fácil pra qualquer um que tenha um celular bater uma foto.

Isso que o Humberto fez é uma boa viu. A portabilidade mirrorless só vem com lentes panqueca, pois eu tenho uma Nex F3 também e com a lente do quite, ela é praticamente do mesmo tamanho da 100D. Só é menos volumosa.

Entre a Nex F3 e a SL1, prefiro a Canon por ter mais opções de lente, viewfinder; posso usar como segunda câmera com lente tele (gostei de viajar assim de carro).

Bem harmonioso hehe, aqui no brasil podiam até contratrar o Kid Bengala para garoto propaganda, produto e anunciante teria lá a suas semelhanças hehe :hysterical:

Fiz esse teste durante a semana, uma prima tem essa lente. Quase peguei emprestada pra sair abafando por ai :hysterical: :hysterical: só que não. Mas realmente por mais esquisito que fique, não é ruim de usar não. Talvez domingo eu tire umas fotos com ela

Também não achei ruim não. A lente não é pesadona então fica tranquilo!

http://mototuristas.smugmug.com/Other/Random/i-FDWRq3T/0/L/IMG_0189-L.jpg

Alexandre, é minha sim. Estou gostando muito dela. É bem compacta mas tem VF, alguns botões… Mal cabe na mão, mas para situações em que quero carregar pouco volume e peso, ela é excelente!!

Com a 40mm, ela fica menor ainda:

http://mototuristas.smugmug.com/Other/Random/i-j8SW7SR/0/L/DSC02256-L.jpg

Vlw !! Gostei do conjunto, acho que é uma boa opção para quem quer um conjunto leve e pequeno mas não abre mão do OVF e ainda por cima mantém a compatibilidade com todo o leque de lentes EF e EF-S.

Abçs

Pois é, a falta do visor óptico é o que está me matando na EOS-M. Por isso penso em vender a mirrorless e partir pra SL1! O único problema (e o motivo de eu ter comprado a EOS-M inicialmente) é que falta uma objetiva pequena equivalente a 35mm pra cropadas. A mais próxima disso seria a 24/2.8 IS USM, mas ainda assim é bem grandinha… Pra EOS-M, tem a 22/2 STM pancake, que torna o conjunto muito compacto.

Das EF / EF-S, a única pancake ainda é a 40/2.8 STM, que em cropadas eu acho que fica um pouco fechada demais…

Então, fica fechada mas é usável, para a maioria das situações. Gosto de usar como exemplo que dá pra tirar foto de uma pessoa que esteja sentada do outro lado da mesa, de boa. Então da pra carregar ela por ai. Acaba sendo a minha lente que ta sempre com a câmera.

Assim, se eu pegar mesmo uma SL1, certamente eu terei uma 40/2.8 pancake, até pra manter o formato compacto. Eu gosto desse ângulo um pouco mais fechado, sem dúvidas, mas eu sentirei falta de uma objetiva pancake equivalente a 35mm. Existem rumores de que a Canon vai lançar uma EF-S 24mm ainda esse ano, minha torcida é pra que seja uma 24/2.0 pancake, daí ficaria perfeita na SL1!

Uau, seria a perfeição mesmo. E eu ficava com um ser legal, já que tenho a 40 e a 60

:ok:

24/2.0 compro na hora! Gosto muito de 35mm equiv tb!

Pois é, a EF-M 22/2.0 STM pancake é excelente em qualidade óptica, bem que a Canon poderia fazer uma versão EF ou EF-S dessa panquequinha… Porque aí sim é equivalente a 35mm, uma 24mm já está mais pros 40mm…

Kokimoto, fala um pouco sobre suas impressões da câmera depois de um tempo de uso. Sente falta da NEX ou acha que a SL1 cumpre bem o papel?

Curioso é ler o que eu escrevi aqui um tempo atrás, sobre o que me fez optar pela EOS-M ao invés da SL1. Na época, achei que a falta do visor óptico não seria tão determinante assim. Depois de fotografar um tempo com a EOS-M, estou achando que p visor óptico faz muita a diferença…

Abraços

Humberto, até agora usei pouco, mas estou gostando sim. Ela é bem leve, compacta, ocupa pouco espaço. Muito boa de carregar!

Acho que a quantidade de botões é a mesma que da Nex, mas como a minha Nex não tem touchscreen, é bem mais fácil de configurar a SL1. Mesmo que não tenha um botão dedicado e eu não lembre onde fica o ajuste, é só usar a tela! Muito bom para mim, que uso Sony e Canon esporadicamente. Só conheço mesmo os menus da Nikon.

Outra coisa legal da SL1 é o LCD. Nunca tinha visto um LCD com imagem tão boa!! Não tem aquele atraso comum aos LCDs mais antigos. Parece tempo real, e com uma imagem muito bonita.

A Nex F3 consegue ocupar ainda menos espaço em uma bolsa que a SL1. E a ausência de espelho etc ainda me faz optar por ela quando vou passear de moto e sei que vou pegar estrada de terra, o que faz chacoalhar muito. Na SL1, me incomoda um pouco a aparência de fragilidade; parece um brinquedinho, e a construção não é muito sólida também. Pode ser coisa da minha cabeça, mas parece que vai soltar tudo rsrsrs. Até o barulho do clique é meio esquisito, parece que as peças estão meio soltas, mas talvez eu tenha essa impressão por estar acostumado com o barulho da D600 e da 5D.

Mas estou usando a camerinha cada vez mais, pela falta de Viewfinder da Nex. Apesar de eu ter o VF da Nex separado, a Nex + VF fica do tamanho da SL1, daí acho que não compensa. Também gosto muito de usar filtro polarizador, e no LCD da Nex é praticamente impossível, porque a câmera compensa a luminosidade da cena e não dá pra ver muito bem a polarização.

Só não me desfiz, ainda, da Nex, porque ela é excelente para brincar de lentes manuais!! E por causa dos passeios em estradas de terra. rsrsrs

Vou tentar ir no passeio fotográfico, daí levo ela para você testar! :ok: E levo a 40mm também que o Alexandre está curioso para ver hehehe!

Valeu, Koki, bela resenha! Cada vez fico mais tentado a pegar uma dessas, vamos ver… Também tive essa sensação de fragilidade quando testei uma, mas não achei o barulho do clique tão diferente assim. Vai ver porque eu já tive uma Rebel antes, então já estava acostumado.

O LCD, se não me engano, é basicamente o mesmo desde a 60D (com a diferença do touch-screen, claro), o mesmo da EOS-M. É realmente muito superior a todos os anteriores que a Canon tinha, ainda mais se você comparar com o da 5D. Gosto bastante também!

Isso seria muito bacana! Quando eu testei, usei apenas por alguns minutos, nem deu pra ter muita ideia da câmera mesmo. Valeu!

Abraços

SL1, aí vou eu! Graças ao pessoal desse tópico, principalmente o Kokimoto, decidi vender a minha EOS-M e pegar uma SL1. Ainda dei sorte que consegui fechar a venda da EOS-M antes do meu irmão viajar pra NY, então conseguirei que ele traga uma SL1 pra mim de lá sem ter que me endividar demais, rsrs… Se tudo der certo, ainda consigo pegar com uma 40/2.8 pancake. :slight_smile:

Acredito que em 2 semanas eu já esteja com o brinquedinho na mão, daí venho aqui postar as minhas impressões. Acredito que serão bastante positivas pelo menos na questão da qualidade de imagem, pois eu estava gostando demais da EOS-M (que tem o mesmo sensor). Só resta e saber a questão da ergonomia mesmo.

Valeu, pessoal! :ok:

Abraços

Pra quem usa muito manuais antigas vale sair da NEX?

Difícil responder, hein! Mas pra Canon também está cheio de adaptadores para objetivas manuais, então isso não seria empecilho. Agora, se vale a pena sair ou não, daí é algo muito pessoal… :ponder:

Nex tem focus peaking. Canon tem chip com confirmacao mas ainda nao achei nenhum compativel com a sl1!