Olá pessoal, bom dia.
Quando faço muitas fotos (mais de 1000) sob sol quente com minha 6D, ela apresenta esse erro.
Percebo que o espelho demora um pouco para voltar e na sequencia ela trava e apresenta essa mensagem de erro.
Há alguma forma de consertar algo na câmera para evitar a continuidade desse erro?
Erro 20 costuma ser alguma zica no obturador, cortina ou algo assim.
Se a máquina não travou ainda, vai travar.
Tira a poeira do backup, carrega as baterias se forem diferentes e prepara milzinho aí pra trocar.
Sempre a mesma coisa. Um disparo ou outro sai mais lerdo, som mais abafado, em do PLEC, sai um PLOOF. Algumas vezes pode sair foto com faixa escura.
Aí aparece o ERR 20, a gente tira bateria e volta, parece normal.
Mas vai parar.
80d travou em 2021, na hora do beijo.
60d travou em 2015, numa entrada de formandos.
30d travou em 2007, numa entrada de noiva.
Dependendo o que pode dar uma sobrevida é usar a cortina eletrônica.
Irei fazer uma especulação aqui, me corrijam caso esteja falando algo muito fora da realidade.
Na Canon, nos modos Drive, temos o Single, depois o High+, High, e depois de novo o H silencioso e o S silencioso. Acredito que quando usamos o modo silencioso a câmera não faça 2 movimentos de obturador. Pelo que sei, alguns modelos de entrada só tem uma cortina, então para funcionar com flash, a câmera tem que levantar a cortina de baixo (fazendo como se fosse uma primeira cortina), voltar, começar a captura e aí subir a cortina fazendo um segundo movimento para ter as duas “cortinadas”. Quando usa o modo silencioso, pelo que deduzi, ela só faz um movimento de cortina.
Sei que nas configurações do menu da Canon, se estiver com modo silencioso ligado, a câmera não dispara o flash.
Essa parte do Flash está errada, as canon com apenas uma cortina usa EFCS, que é a primeira cortina eletrônica.
Funciona com Flash igual as 2 cortinas.
Hoje as canon tem 3 opções: eletrônico, EFCS e Manual.
Vange, vc sabe me dizer o que faz o modo Drive das Canons que o tem a opção Single e Continuous Silenciosa? (O que muda)
E o que muda na opção “Silent LV Shoot”… Tem Mode 1, Mode 2 e Disable. Sei que pra fotografar no Live View com flash tem que deixar se não me engano no Desativado.
O modo 1 é o EFCS.
Modo 2 é parecido mas se você segurar o botão apertado a cortida fica fechada, possibilitando, escolher momento mais adequado pra fazer o barulho do obturador.
Desabilitado é o mecânico.