Se encontrar em boas condições, uma camera excelente em todos os aspectos e com sistema ótico magnífico: Olympus OM-1 ou OM-1n com objetivas Zuiko. Tudo de bom!
Acho que vão me xingar aos montes. Que xinguem, talvez tenham razão. Talvez!
Compre sim um corpo de Pentax K1000 que esteja em bom estado. Depois dê um jeito de adquirir um adaptador que permite usar as lentes da Pentax 67 (esta é médio formato) no corpo da K1000.
Desse modo você continua fazendo uso da fotometria do corpo da câmera, usando uma ótica indiscutivelmente de excelente qualidade.
Duvido que você se arrependa desse baixo investimento.
Agora, podem atirar as pedras. :assobi:
A K1000 tem tudo que um fotógrafo sério pode querer,custando pouco e tendo excelentes óticas a preço baixo. Só tem de conseguir uma produzida no Japão (as de série mais antiga,mas melhores construídas,com material de melhor qualidade),as mais novas foram produzidas na China e são mais “delicadas”.
Usei uma Pentax Spotmatic por anos, com excelentes resultados, as lentes Pentax SMC Takumar são espetaculares.
Braga:Nem sabia que tinha esse adaptador,o único senão que vejo nesta sugestão é em relação ao tamanho e peso das objetivas.Em relação à qualidade de imagem que elas proporcionam nem é necessário comentário.
Abraços!.
Putz… é verdade Marcello. Você tem razão. Nesse quesito esse conjunto perde um pouco a portabilidade e, consequentemente, a praticidade.
Mas tem outro senão importante aí. Tanto a fotometria quanto o clic em si precisam trabalhar em stop-down metering. Na lente da 67 tem aquele seletor de “manual” ou “automático” que precisa ser usado em MANUAL. Em condição desfavorável de luz, fazer o foco fica difícil estando a objetiva na abertura pretendida. Então, faz-se o foco com o diafragma todo aberto, depois fecha-se à abertura correta, faz-se a fotometria e… clic. Nada complicado.
Se puder, experimente. Um corpo K1000 com uma lente macro 135mm da P67. Retratos nesse conjunto ficam irrepreensíveis. Como se usa somente o miolo da lente (o círculo de cobertura da imagem é muito maior que os 24x36mm), então, o resultado vale a pena ver.
O adaptador original Pentax é meio caro e um pouco difícil de se encontrar. Mas tem os General Brand no eBay que atendem muito bem.
Muito obrigado pela atenção!
Agora que fiquei interessado mesmo. Difícil vai ser achar o adptador, mas pelo que vocês falaram, vale a pena o esforço.
Valeu, abraços.
Edit: Se eu não me engano, até vi alguém vendendo uma 135mm da P67, vou dar uma procurada novamente!
Calma! Procure pelas lentes Super Takumar, ou mesmo as Takumar, como bem disse o Marcello, e você estará muito bem servido. O adaptador você vai garimpando sem pressa depois.
Na verdade, primeiro vou pensar no corpo.
Tenho um amigo em SP, que viu a Pentax com uma lente 50mm. Vou pedir umas fotos e que ele dê uma analisada nela.
E vou à procura das lentes, obrigado pelas dicas.
O adaptador que falo é esse aqui:

O meu eu comprei na B&H.
Tá faltando, quanto foi?
O problema só é o frete, tirando isso, a BH é uma beleza!
O original Pentax quando se acha pra comprar, novo ou nunca usado, custa em torno de $140 dolares + frete. O genérico no eBay tá por volta dos $50 ou $60 dolares + frete.
A diferença entre um e outro fica por conta dos materiais usados e a construção. O original Pentax é muito mais robusto e é garantia total de que não vai causar danos à baioneta do corpo.
Conheço gente que comprou o genérico no eBay e não tem do que reclamar. Da última vez que peguei algumas bobagenszinhas na B&H, aproveitei e comprei o original. O frete ficou rateado e não me arrependi. Até nas Pentax digitais ele serve sem problema nenhum.
No eBay, por exemplo:
Hehehe… por acaso, esse link que postei, o frete para o Brasil é grátis. Que coincidência!!!
Mas atenção!!! Não estou recomendando esse aí, não. Não conheço o vendedor, nem sei da qualidade do produto que ele vende. Apenas citei como referência.
Se decidir pelo original, daí sim, eu recomendo sem medo de errar.
Sobre as lentes FD, acabei de ver nos classificados aqui do forum uma 70-210 f/4.
É uma das lentes mais nítidas que tenho.
Pra quem tem corpo FD da Canon é um excelente negócio, um bom exemplo das pechinchas que são as lentes pra AE-1, A1, T90 …
(ps: não tenho nenhuma relação com o vendedor e nem sei o estado da lente).
Concordo 100%, até mais se vc der uma olhada no meu perfil ![]()
É o Mr.Zuiko:))
A tua OM4 é a T/Ti?. Tenho uma 4T e preciso de uma 135 2.8 sabe de alguém vendendo?.Uma 17mm também seria útil. Atualmente tenho as Zuiko 21/3.5, 28/2.8,55/1.2,100/2.8 e a Tamron macro 90/2.5 (essa é bárbara!).
Marcello,
É, eu gosto um pouco de Zuikos ![]()
A minha é a OM-4, tirando os parafusos da bateria que estão com mau contato e o ring de tempo um pouco duro, a camera está nota 10. Eis uma foto dela com a 40/2 (deve ter poucas dessas no Brasil), que quase certamente deixarei de herança pro meu filhinho:
Não sei onde vende 135/2.8 além do Ebay, mas com a 90 e a 100 que vc tem eu partiria pra 200/4 ou 200/5…
Belíssima camera. Como disse, as Olympus OM e as Zuiko são tudo de bom !
Marcello vou ver se um amigo ainda tem uma.
Blz!
Canon EOS 1V
Canon EOS 3
Canon EOS 30
Todas excelentes!!!
Abraço
Repito, pra quem quiser tenho uma EOS 30 parada. Vejam os classificados ou me mandem MP.