Mas falando em termos de de Canon a A1 é excelente, mas dificil achar uma em bom estado. A T90 também é excelente,mas parece muito com a série EOS de filme (na verdade é da família)…
Dentre as Canon, realmente 1nRS, 3 e F1.
A 30 é a top na minha opinião dentre as não-pro.
Tenho uma EOS 30 à venda se alguém se interessar. Vejam os classificados.
A T90 é muito boa, até melhor que a maioria das EOS, mas eu não compraria. É uma câmera eletrônica muito antiga, que quando der problema vai direto pro lixo.
Comprar câmera de filme eletônica, só se estiver bem barata… Senão é loteria hehehe !
Olha fico entre a eos 1v e a eos 3 (a 3 tem e-ttl que nao sei se na 1v tem) acabei alias de trocar e pegar um corpo eos3 e to bem satisfeito adorei, to indo comprar filmes amanha…
Já tive uma EOS 30 e achei excelente a fotometria e qualidade da imagem. Sempre usei Canon e passei pela FTb QL (com lente 50mm f: 1:1.4) excelente equipo. Depois tive a A1; AE1; F1; e por ultimo a EOS 30.
Acabei de comprar e testar uma EOS 10. Diversos recursos e ótimo manuseio. Mas vale sempre lembrar que a qualidade da lente é absolutamente fundamental para a qualidade “técnica” da foto. Uso uma FTb com lentes Canon FD de qualidade e o resultado é o esperado: cores e contraste ótimos. Com a EOS 10 fiz o primeiro teste usando uma Sigma e o resultado foi pior exclusivamente por conta da qualidade da lente. Assim sempre deve-se levar em consideração quais lentes serão usadas.
nsantos, este é o ponto. Eu só investiria num corpo EOS de filme se já tivesse lentes TOP pro sistema.
Do contrário, se consegue lentes FD sensacionais por verdadeiras barganhas.
Para quem procura uma experiência diferente do digital e não faz questão de auto-foco, acho que é melhor escolha.
Criticam muito a AE-1 e A1 por serem eletrônicas, mas acho mais fácil uma EOS fabricada nos anos 90 ‘morrer’ do que uma eletrônica dos anos 70/80.
Em tempo: com raras excessões, é praticamente impossível adaptar as lentes FD em qualquer outro sistema (sem mais um elemento de correção).
Uma coisa é certa:é mais fácil dar problema em câmera eletrônica do que em mecânica (principalmente em equipamentos fabricados a mais de 15 anos - e achar peça é uma odisséia).O processo de registro em película é mais prazeroso para mim quando uso equipamentos completamente manuais ou com pouca automação.Gera um maior envolvimento.Mas isso é uma coisa de gosto pessoal. Mas uma EOS já “facilita” muito as coisas (tem AF,AE,AEL e outras coisitas mais) e começa a ficar meio sem sentido na minha visão. As lentes FD são de alta qualidade e podem compradas por preços incrivelmente baixos,como o rogeriom citou. Elas dão banho nas objetivas kit,por exemplo - em contraste,nitidez e qualidade na construção.
Eu ainda sugiro a compra de uma F1 em bom estado, que a satisfação e desempenho é garantido.
Foi citada a EOS 5 eu teria MUITO cuidado com essa compra,pois essas cameras “ralaram” muito na mão de profissionais de todo o país (já que é uma excelente câmera), esse fator (correr risco de comprar câmera com muito disparo e que pode dar problema de obturador logo) mais o fator idade recomenda uma compra muito criteriosa - de preferência de algum amigo ou conhecido, de “confiança”.
Concordo com o marcellosolkal . Já tive as mecanicas e eletronicas como a EOS 30 . Nesta ultima, sempre fotografei em ajuste MANUAL inclusive me esquecendo da fotometria, fazia tudo manual mesmo. Calculo de Iso ajustado na camera ; luz ambiente; calculo de velocidade e abertura. Realmente a foto com filme e principalmente no sistema manual (mecanico ou não) testam-nos sobre o conhecimento das teorias fotográficas. Hoje é um tal de só apertar o disparador, esquecem-se das composições, enquadramentos, avaliação da luz etc.
Exatamente como os amigos abordaram acima, um corpo manual tem diversas vantagens e irá funcionar por vários anos se receber os mínimos cuidados e manutenção bastante esporádica(a cada década). Bateria por exemplo, a FTb e outros modelos, só usam para o fotômetro e dura no mínimo um ano. O preço da lentes manuais Canon FD são excelentes principalmente se adquiridos no Ebay, www.keh.com e outros vendedores. Mesmo aqui no Brasil se consegue bons preços. E o exercício de fotometragem, exposição, foco etc, isso faz com que tenhamos realmente o prazer de fotografar. Na minha opinião, é claro !