Eu fiz mais ou menos o que vc está falando… Tinha a 6D e peguei a RP.
Gostei muito do UP, porém… a pegada da 6d é bem melhor pra mim que sou grandão. A bateria da 6D eu carrego uma vez por mês, enquanto a da RP mal aguenta uma sessão. Tens que ter baterias extras.
Não gosto do ruído da RP… mesmo em ISO 500 acho forte, mas vale ressaltar que não uso arquivo em RAW (exceto para foto de paisagem… afinal a vida é muito curta pra ficar penteando pixel.
Fora o ruído, pra retrato até que a RP tira um arquivo bom.
A parte de foco da RP é anos luz melhor, porém, pra foto Still a 6D ganha, pois o foco por detecção de fase da 6D mesmo sendo ruim é melhor do que o de qualquer Mirrorless Canon desse tier. Se for fazer foto de retrato, as ML dão um banho em qualquer DSLR por ter rastreamento de rosto e de olho.
Minhas lentes eram todas EF, mas estou mudando aos poucos para as RF de entrada. Embora as lentes EF que tenho sejam excelentes, ando preferindo usar um kit mais leve e discreto do que usar as pesadas lentes série L.
Prefiro a RF 24-105 do que a EF 24-105 F4L… mesmo sendo escura e talz, a RF me atende melhor quanto à foto macro.
As lentes EF funcionam normalmente nas ML, porém, como eu faço bastante foto de produto, a 100mm macro comigo não funcionou legal. Em algumas circunstâncias ela acaba dando um reflexo interno, quase como um Flare, destruindo o contraste da foto. Isso acontece em situações em que uso o modo Macro 1:1 e a cena é um High key (fundo branco, assunto super-exposto p/ e-commerce). Um pouco disso é por conta do adaptador que não tinha um matte tão bom (marca Andoer), mas de resto, o adaptador funciona perfeitamente.
Um problema que o pessoal fala muito é que flash chinês com a RP em Hi Speed Sync não funciona. Por conta do obturador eletrônico aparece umas faixas na foto.
A minha RP eu peguei no Aliexpress em novembro. Chegou em 18 dias e não foi tributada. O valor foi R$5700 parcelado em 6x. Me arrependi de não ter esticado mais 1600 e pego a EOS R que estava R$7300. A diferença é que ganha 4MPx (quase não faz diferença), ganha o C-Log (se filma ajuda, e o futuro é vídeo), ganha um modo de AF ( acho que é rastreamento por área), ganha AF em 4k (apesar que pra mim não uso), ganha em sensibilidade de ISO e latitude. Eu algumas vezes preciso recuperar sombra e isso ajuda. Ganha também mais autonomia e pode aproveitar as baterias da 6d.
Tem também grip para a R, já a RP tem só um adaptador de bateria, mas é gambiarra, não tem os dials e botões extras.
Enfim a RP é uma Rebel full frame.
Outra coisa que ganha é obturador mecânico que fecha a cortina quando desliga, sincroniza em HSS vai 1 stop a mais (1/8000 vs 1/4000 da RP). Também tem modo silencioso manual, que vc consegue fotografar como no celular.
Meu plano agora é vender a 6D e a M50 pra pegar uma R usada na gringa. Lá nova tá custando $1700 e usada esse valor cai uns 300 dol… No final deve dar em torno de R$7500 mesmo.