Canon EOS RP vs 6D Mark II

Mas acho que toda a questão é o que o Elder falou, imaginava-se uma evolução no sensor em todos os sentidos, mesmo que pequena. Mas veio pior no alcance dinâmico, mesmo que tenha melhorado nos outros aspectos.

Eu particularmente concordo com o Nando, não acho que essa diferença tenha qualquer importância na vida real, mas entendo a frustração das pessoas que esperavam algo mais.

Fico esperando os resultados do DxO pra RP, ainda não saiu, mas tem alguns reviews dizendo que o desempenho é um pouco superior ao da 6D II…

Eu não quis desmerecer o que o Elder falou, tampouco o Vange… Mas relendo agora até eu interpretei assim. :hysterical: :doh:

Mas eu acho, Humberto, que existem limites técnicos aí… Melhora em um ponto sabendo que pode prejudicar outro…
E outra. Existem certos limites de categoria impostos pelo próprio fabricante. Tipo… Quer melhor? Então compra a 5DMKIV… :hysterical:

Acho que sim… Mas é que a 6D original veio com sensor um pouco melhor que da 5D III, então acho que a galera ficou mal acostumada esperando na 6D II algo melhor que na 5D IV. :smiley:

:hysterical:

Faz sentido…

Ubuntu 18.04 LTS

Semana passada fui fazer alguns retratos e fotos de arquitetura para um cliente, infelizmente o horário possível era só pela manhã perto da hora do almoço, eram quartos de hospital, ambientes com janelas grandes, no horário do sol forte. Tive que usar flash e fotometrar na luz mais alta, subexpondo algumas áreas da foto; depois tive que acertar manualmente cada foto. Sim demorou um pouco mais a edição, mas mesmo assim o problema foi resolvido.

Ou seja, se tivesse um DR maior (mais latitude) seria bom, mas no final das contas com um pouco de cuidado dá pra fazer o trabalho tranquilo.

by , no Flickr

by , no Flickr

by , no Flickr

???
Boiei.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Em análise do Dustin Abbott, a Canon EOS RP oferece a melhor relação custo/benefício para quem deseja entrar no mundo FullFrame. Isso, levando em conta que a EOS 6D Mark II é uma câmera FullFrame de entrada também. Mas, nos EUA, atualmente a RP é mais barata.

Como crítica, ele também diz que não considera a câmera “voltada para fotógrafos sérios, que precisam fazer fotos em situações em que seja necessário ter um bom alcance dinâmico e, certamente, também não para quem vá fazer vídeo prioritariamente.”

Contudo, esta mesma crítica pode ser feita para a 6D Mark II…

Em uma análise do momento, para quando estiver assistindo e lendo reviews sobre estas duas câmeras, é preciso levar isso em consideração: nos EUA, o modelo fullframe de entrada, é a EOS RP. No Brasil, por enquanto, é a 6D2. Aliás, ainda é possível comprar a 6D1 nova aqui, em algumas lojas…

Ubuntu 18.04 LTS

Bom ressaltar, ele deixa claro que, pro uso dele, escolheria a RP ao invés da 6D II, principalmente por causa do sistema da AF. É o que a gente vinha discutindo por aqui mesmo, é a principal vantagem da RP sobre a 6D II.

E as críticas que ele faz à RP eu concordo com você, sabem também para a 6D II.

O fato de ter o foco preciso das ML aliado com o EVF é algo que uma vez que se migra e começa a se acostumar, é difícil querer voltar atrás. E olha que estou com a ML FF de “pior” ergonomia e EVF.

Ainda não. Só tenho 2.8. Mas eu creio que deva acertar sim. Contudo, vou confessar que o que essa geração tem trazido em deixar ela escolher os pontos de foco para você tem me deixado preguiçoso em ter que escolher os pontos de foco de novo… :aua: :aua: :aua: :aua:

Como tem sido uar o eye AF? Libertador?

Neste vídeo (review) do Vernaglia, ele faz toneladas de comparações entre a EOS RP e a 6D Mark II. Leve em conta que ele é um profissional experiente com a 6D.
Acho que pode ser de grande valia, no processo de escolha (para quem ainda não escolheu)

Gosto das análises do Vernaglia. Para análise de equipamentos Canon talvez ele seja um dos melhores mas acho que esse também seja o motivo para relevar às vezes quando ele compara a Canon com outros fabricantes.

Vocês viram que ele reclamou da “velocidade” da câmera quando você precisa dela para algumas situações de evento e também que alguns dials/botões são fáceis de pressionar sem querer.

A bateria é bem curta mesmo. Dá na faixa de 300 a 350 fotos. Bem pouco para evento. Logo logo alguém traz um grip chinês para colocar 3 ou 4 baterias.

Complicado essa bateria curta, por esse motivo já é uma câmera descartada para mim em eventos.

Poisé … Quando decidi pela 6DMarkII foi bem pela ergonomia, robustez e duração da bateria. Consigo chegar próximo de 2000 fotos com uma carga.

Fora isso, a RP tem atrativos inegáveis.

Mas acredito que “estes detalhes” podiam ser resolvidos nos próximos modelos das mirrorless. Não há porque reduzir tanto os seus tamanhos, podendo aproveitar o espaço ganho com baterias maiores.

Ubuntu 18.04 LTS

Existe uma ideia pré concebida na cabeça das pessoas que Mirrorless tem que ser pequena, de tamanho reduzido. Não é bem assim. A Canon sacou isso, a Nikon tbm. Sempre a ergonomia foi algo importante para esses fabricantes, isso sempre foi um dos grandes atrativos par as marcas.
Como é que vai Canon cai arriscar fazer uma câmera minúscula com pegada diferente para migrar os usuários que ha décadas estão acostumados com um tamanho intermediário??? Não rola. Uma das coisas bacanas na R é que ela não é tão pequena assim. Talvez um dia, a Sony ML entenda que tem clientes assim.

Pode até ser mais leve. Ok.
Mas reduzir o tamanho, ferra tudo.

Ubuntu 18.04 LTS

Conforme já falei algumas vezes por aqui. A pegada da RP não é ruim, pelo contrário, está ali próximo de uma 77D só que mais leve. Mas 300 fotos na média (vai ter gente que conseguirá 500) para quem quer usar a câmera profissionalmente em evento na correria é quase loucura. Em ensaio até vai mas em um casamento ou festa rolando é arriscado perder um click porque precisou parar para trocar a bateria.

Sobre a Sony a pegada é esquisita mas já me acostumei. Em compensação ela tem 3 dials e pelo menos outros 9 botões customizáveis. Se levarmos ergonomia sendo a pegada da câmera, Nikon e Canon estão anos luz à frente, mas se olharmos a questão de botões de atalho, usabilidade, etc… a Sony está à frente.
É tudo uma questão de balancear.

Eu tenho certeza que a Canon R II ou a Canon R “profissional” vai ser matadora nesse sentido mas correm o risco de fazerem o que a Olympus fez com a EM1X.

Tá falando do preço?!

Ubuntu 18.04 LTS