Canon EOS RP vs 6D Mark II

Faz parte do jogo… Ele deve responder 200 x pra vender 1.
Mas ele sempre responde de boa.

Tá na hora de comprar outro corpo.
Acho que vou acabar optando por uma 6D MK II, pois não tenho grana pra uma 5d MK IV.
Mas tô bem descontente com o fato de ter 1 slot só de cartão.

Mas a maior questão é: vou ter alguma melhora em relação à 5D MK III?
Dizem que desempenho dela em alto ISO é melhor.
Mas a análise da controversa DxO dá uma diferença insignificante. Além disso DR e Tonal Range são quase iguais.

Alguém aí já comparou as no trabalho?

“Na unha” mesmo de conhecidos só vi comparação com a 6D I mesmo… e fora as outras infinidades de melhorias em relação à I, no ISO alto ela se sai super bem… Colega postando foto de ensaio à noitinha com ISO 12800 e luz natural coisa mais lindinha de se ver.

Eu nunca comparei, mas tive a oportunidade de falar com um fotógrafo aqui de BH que mudou da 5D III pra 6D II. Ele disse que não tem comparação, estava gostando bem mais da 6D II, principalmente na questão do foco em live view (dual pixel). Não conversei muito sobre qualidade de imagem, mas ele disse que o ISO alto é melhor. Parece que em ISOs baixos só que ficou ruim, mas pra eventos acho que você não vai ter problemas.

Em relação aos ISOs altos, curiosamente eu vi uns reviews dizendo que a EOS RP se sai melhor que a 6D II. Mas os bem altos mesmo, tipo acimas de 6400.

O Vernaglia fez uma comparação entre a 6DII e a 5DIII, nada na prática apenas falando do uso dele. Depende muito, pra eventos sociais qualquer uma fotojornalismo a 5DIII por ser um tanque e selado ainda. Na prática é empate ao meu ver.
Eu só posso comparar a 6DII com a 5DII que tenho em alguns quesitos elas empatam, até ISO3200 a 5DII vai bem pro meu uso, a 6DII um pouco melhor, o grande diferencial ta no foco da 6DII, por isso creio que empate com a 5DIII.

Eu fui um que trocou a 5D mark III pela 6D mark II, e sim, foco é melhor assim como os altos ISOS, e a recuperação de sombras também.
Fora o LCD móvel com touch, me permitiu angulos inusitados nas fotografias. Gostei muito.

Mas lembrando, hoje em dia está tudo bom, e agradável de usar… a tecnologia necessária está em todos modelos e marcas. Incrivel como os equipamentos evoluíram.

Este é o nosso site, que postamos alguns casamentos e eventos, e eu uso uma 6D mark II e uma aps-c 7D mark II, e o meu sócio utiliza uma Nikon D610, e praticamente todas as fotografias são iguais, dificilmente dá separar quem é quem de equipamento.
Vide link abaixo

http://www.melettiedomiciano.com.br/nossa-fotografia/priscila-e-rodolfo-casamento-na-igreja-em-franca

Se fosse pelo preço de lançamento, penso que a 6D2 não valeria a pena, mas pelo preço atual é ótima compra. O colega terá que se acostumar com os botões diferentes, não é difícil, mas requer vontade e paciência.

É verdade, concordo.
Eu comprei em abril 2018, e paguei na época, ainda era meio novidade, R$ 6.450,00.

Acho que nessa época as 5D III usadas ainda eram vendidas nessa mesma faixa de preço, então acho que pagou um preço bom nela!

Talvez, ainda pensando e juntando $$$, que não está fácil, eu venda a 7D mark II e pegue uma RP, mas só pago, quando estiver uns 5.500,00 rs.

Acho que em breve deve estar por esse preço no xing ling de SP…

Pra ti falar bem a verdade eu não gosto muito do layout da 5D MK III. Tenho a 80D e acho bem melhor, p ex.
De qualquer forma eu venderia a 80D pra ficar com a 6D MK II + 5D MK III de corpos.
Mas ainda não estou convencido de que irei ficar tranquilo com um cartão só.

A RP tá fora de cogitação pra mim, por causa da duração da bateria.
Eu consigo fazer umas 3000 fotos com uma só bateria da 5D. Isso é muito importante pra mim.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Sério?! Eu sempre achei o corpo da 5D III uma referência, o mais perto do “perfeito” que a Canon já fez. Acho melhor que a 1Dx até. Se você curte a 80D, vai adorar a 6D II então.

:eek:

Acho que nunca consegui fazer mais do que 2 mil fotos com a bateria da 5D III. Mas eu tenho mania de mexer muito nos menus e de apagar fotos ruins direto na câmera. É algo que terei que aprender a não fazer mais se eu pegar a RP…

O grip da 80D é melhor. Ela encaixa na minha mão.
Os botões… Na real aquele manete da 5D me irrita. :sweat_smile:
[emoji23]

Eu trabalho com tudo apagado. Meu tempo de revisão é menor do que 2s, as vezes menos de 1s até. Só pra chegar o histograma mesmo. E só faço quando tem mudança considerável na iluminação. No resto trabalho com o olho colado no VF. Enquanto estou de cabeça baixa, estou perdendo movimentos. [emoji2957]

É um dos pontos imbatíveis do EVF (se for decente).
Este é o #wysiwyg da fotografia… rsrs
A prática do “chimping” se torna desnecessária.

Ubuntu 18.04 LTS

Questão de anatomia mesmo, mas minha mão é grande e eu acho o grip da 5D III o melhor de todos, rsrs.

O que é “manete”? :ponder:

Ah, mas eu também, só checo a câmera quando tenho uma pausa. Mas daí fica rodando entre as fotos e vou selecionando e apagando. Acho que isso consome bem mais bateria do que só fotografar. Além de correr risco de corromper cartão. Com uma câmera de 2 cartões não tenho tanto medo, mas com uma de um cartão só melhor não arriscar.

Ah, mas perder tempo olhando foto no LCD ou no EVF é quase a mesma coisa, rsrs…

Parece que o EVF da RP é decente e ponto. O da R parece ser excelente, muitos andam dizendo que é o melhor EVF atual do mercado, mas o da RP tá num nível abaixo.

[emoji1787]
[emoji23]
[emoji1787] Manete é aquele pauzinho do joystick.
Na 5DMKIII ele posiciona o ponto de foco.
Daí o cara clica sem querer e volta pro meio… Ô raiva que dá.

Pois é, não faz muito sentido o chimping numa mirrorless.

Eu também ouvi as mesmas coisas sobre a qualidade dos EVF delas.

Acho que é um dos principais itens que eu levaria em consideração na escolha de uma câmera desta categoria.

Ubuntu 18.04 LTS