ok, na verdade eu tive essa experiência, vinha de anos de 40D, 50D, 5D2, 5D3 e depois que peguei a 6D senti imensa dificuldade, principalmente pela falta dos botões na lateral, no começo fiquei com raiva, porem depois percebi que o problema era somente o meu cérebro preguiçoso mesmo…
Eu tbm jamais pegaria uma RP pra trabalhar, essa questão da bateria é uma das principais pra mim. Se eu tivesse hoje que comprar e ficar carregando 8 baterias para fazer 3mil fotos com a RP, veja o custo dessa brincadeira já vai ficando bem mais caro.
Na compra de uma 6D II, eu já pensaria em incluir uma bateriazinha extra. Imagina no caso da RP.
Você tocou num “ponto nevrálgico”, aí [emoji6]
[emoji106]
Na verdade, pela minha experiencia em sair de uma DSLR e ir pra ML, você acaba fazendo beeemm menos fotos muitas vezes por ser desnecessário.
Lembro que com a Canon eu fazia umas 3 ou 4 fotos em grupo pra garantir que todo mundo saiu com olho aberto, com a Fuji faço uma ou no máximo duas pois já vejo o resultado na hora do disparo sem tirar o rosto da câmera (que é crucial pro povo não dispersar).
Mas de qualquer modo a bateria é curta mesmo, num evento tipo aniversário vão duas, num casamento vão 3 ou mais dependendo do tamanho… Pro pessoal que fotografa com “dedo burst”, 5 a 10mil fotos num evento, seria uma mudança muito radical :hysterical:
Pow, que legal essa parte, realmente eu acabo fazendo muitas fotos repetidas por esse motivo, eu não havia pensado nisso. Realmente, interessante saber que isso ajuda. Tbm vai ajudar a ganhar tempo na edição.
Ah tá, rsrs… Bom, acho que não lembro exatamente como era o da 5D III, mas o da 1Dx é bem preciso, é difícil clicar no meio sem querer…
Num outro tópico pessoal criticou muito a falta de joystick na R e RP, rsrs
A mim não me incomoda à esse ponto. Afinal, a R também come bem mais bateria que as DSLR, então já vai ter que levar umas 4 ou 5 prum evento de 3 mil fotos. Quando eu usava a 5D III, eu tinha 5 baterias pra ela, mesmo que usasse apenas 2 num casamento inteiro…
E a LP-E17 é menor, mais leve e mais barata que a LP-E6. No fim acho que fica elas por elas, só vai ter mais trocas de bateria ao longo do evento.
Normalmente faço no máximo 1500 fotos em um evento, e com a 6D significa apenas uma bateria. A reserva fica no bag/mochila, só pego se nescessário.
Com a RP eu teria que carregar pelo menos outras 2 baterias no bolso.
Pois é, e pra R também… Só a RP ficou “desgripada”, rsrs…
Como referência, na loja da Canon a LP-E6 tá R$400 e a LP-E17 tá R$300. Em outras lojas ambas saem mais baratas, mas a diferença é na base desses R$100 mesmo. Tipo na West Foto, a LP-E6 tá R$365 e a LP-E17 tá R$270.
Pelos dados da CIPA, a R faz 350 fotos por bateria, a RP faz 250. Na vida real ambas devem fazer o dobro disso, mas serve como referência. Então, pra 1500 fotos, você precisaria de um pouco mais que 4 baterias na R e 6 baterias na RP. Na vida real dá pra chutar que seria um pouco mais de 2 baterias pra R e 3 baterias pra RP, por baixo.
Humberto, a RP eu não sei mas a R tem inúmeros relatos de mais de 1,000 fotos feitas com tranquilidade.
Sugiro a todos que estão realmente interessados nessa câmera e querem ver relatos de usuários reais, vão no grupo do Facebook. Está tudo em inglês mas, filtrando os tópicos meia boca que aparecem ou repetitivos, sempre surge alguns comentários interessantes (tem os toscos também).
Não parece mesmo… Mas a LP-E6 tem uma vantagem secundária, tem diversas versões de terceiros que funcionam normalmente no carregador e câmera. Pra deixar de reserva é até uma boa. Já a LP-E17 é difícil de decodificar, então as versões de terceiros geralmente não funcionam no carregador Canon e não indicam carga na câmera… Tem que ser tudo original. Mas bateria eu acabo sempre comprando original mesmo.
Bom saber. Eu também li um relato de um cara que com RP chegou a mais de 700 fotos. Se tratando de mirrorless, acho que depende muito de quanto tempo a câmera fica ligada, talvez seja até mais determinante que a quantidade de cliques por si só…
A minha Sony A7III peguei na quarta passada, carreguei depois de mexer um pouco no menu e fotografei mais de 1,000 fotos no sábado em dois eventos. A bateria ainda estava em 66%.
Tudo vai do estilo que você fotografa.