Canon EOS RP vs 6D Mark II

O maior problema é deixar o evf ligado o tempo todo…

Acho que já até comentei com o Humberto, na Fuji eu conto a carga da bateria mais pelo tempo do que pelo número de fotos, fazendo muitas ou fazendo poucas cada bateria dura por volta de 3 a 4 horas

Este EVF da RP desliga quando o olho não está encostado?! Há algum “detector” ou sensor de proximidade?!

Ubuntu 18.04 LTS

Sim

Ahhh, não tenha duvida disso.
O unico inconveniente desses gripes que não tem fabricação original da própria marca é que na câmera não tem os contatos “extras” para o grip, que faz com que os grips não sejam apenas “packs” de baterias mas tenham botões e funções extras, como o botão disparador vertical, entre outros.
Ai, o que os chinas fazem é colocar um cabinho pra ligar externamente do grip na câmera para, ao menos, ter o botão de disparo na vertical, já que outros botões de funções não tem jeito mesmo.

Como no exemplo a seguir de uma Canon T5 que não possui grip original.

Sera que a RP não tem esse contato?

Não sei… só abrindo o compartimento de bateria para verificar. Mas se não existe gripo oficial para ele, é praticamente certeza que não tem. Olhando la dentro só verá os contatos da bateria.

Procurei na internet fotos do compartimento de bateria mas não achei nenhuma.

O Thales… ou algum outro que tenha contato daqui pra frente com a câmera bem que poderia verificar isso.

Só lembrando, obviamente todo mundo quer trabalhar com uma câmera de poderosa de 1300, porem a RP não é uma câmera profissional. Nem a R foi fabricada com esse objetivo…

Esse é um assunto sempre polêmico. Sabemos que o que determina a câmera ser profissional ou não é o uso que se dá a ela. Contudo, quem realmente vive só de fotografia ou tira um bom dinheiro dela prefere equipamentos mais “profissionais” pois justamente busca recursos que agilizam o fluxo de trabalho ou transmitem menos risco de perda por quebras/manutenções/falhas.

Quem decidir trabalhar com EOS RP teoricamente precisaria de uma plano B mais efetivo do que quem trabalha com uma 5DIII ou 5DIV por exemplo.

Mas você não pretende usar a sua R profissionalmente?

Eu particularmente evitaria fazer esportes ou jornalismo com essas câmeras, mas de resto acho que não teria muito receio.

Neste sentido (para uso profissional), a RP pode ser uma excelente segunda câmera (ou a principal) em relação à outra que o fotógrafo já tiver.

Aí acho que a compra dela continua justificada, para uso em trabalho críticos.

Ubuntu 18.04 LTS

Ainda assim teria de ter dois sets de bateria distintos, acho contraproducente.

Sim Thales, vc está certo, os colegas frequentes aqui já se conhecem e já discutiram tantas vezes esse assunto aqui… se vc procurar vai encontrar toneladas de posts falando sobre isso aqui, neste aspecto vc está correto, ok???

É como dizer que a lente L é uma lente profissional e as não L não são… QQ pessoa pode usar qualquer lente para fazer qualquer trabalho… mas não é disso que eu estou falando…

Vc esta se referindo ao fato de uma pessoa pegar uma câmera para fazer um trabalho… mas eu falei sobre a câmera ter características desejáveis por um profissional, estou falando de especificações…

Na boa, eu sei que vc tbm poderia ter entendido da maneira que acabei de explicar…

A gente não tem vida fácil…

Ubuntu 18.04 LTS

Por favor, me perdoe se me referi de maneira pejorativa no comentário que fiz, entenda que estou dizendo sobre características e especificações da câmera. Obviamente que cada um trabalha como o equipamento que quiser, e certamente a RP vai fazer ótimas imagens.
Durante anos eu fotografei com câmeras intermediarias de filme, e minha a primeira câmera que usei extensivamente para entregar fotos para um cliente foi uma Rebel XT 350D.

Sim, vou comprar para trabalhar mesmo, mas ainda sim faltam algumas algumas coisas bem desejáveis para ela, principalmente uma durabilidade maior para a bateria, slot duplo, IBIS, mais velocidade de frames por segundo, etc… essas coisas atualmente que só as top “profissionais” tem…
Acho que ela se encaixa bem para realidade desse aqui fotografo, que vai pretende entrar no mundo mirrorless, mas que não consegue recuperar o investimento se comprar um equipamento bem mais caro.

Saquei, por um momento achei que você continuaria trabalhando com a 5D III e deixaria a R de hobby/backup…

Prezado Hasburguer, acho que não precisa ficar com receio de comprar essa câmera pra trabalhar com ela. Vai em frente, se lá na frente vc achar que ela não serve é simples, vende e compra outra!!!

[emoji106]

Ubuntu 18.04 LTS

Acho que depende sempre do equipamento atual do fotografo.

No meu caso, tanto a RP como a 6D mk II, são um belo upgrade para a 5Dc.

Nãoooo eu vou botar ela pra ralar, e daqui há 2 anos ela vai ficar para segunda câmera, pois vou comprar o modelo novo mais moderno que seja rápido com IBIS e duplo slots e que custe até 3000 dollares mais moderno que aparecer…

Nesse meio tempo vou entender a verdade sobre essa conversa de que o foco não funciona direito, se vou conseguirei trabalhar com EVF, e outras coisinhas mais.

E pra mim, o fato de ela ser grandona, de não parecer como uma ML compacta, de ter uma pegada bacana é muito bom.