Canon G10 - Alguém tem?

Celia,

a questão do ruído é mesmo a se considerar… :ponder:
Sobre os arquivos não serem compatíveis com alguns softwares, isso é temporário e logo as útimas versões de ACR, Bridge, PS, LR etc serão capazes de abrir os arquivos sem precisar um passo `a mais no meio. No Google, pesquisa G10 CR2 e vc vai ver uma série de reviews sobre isso, mas aos poucos sendo resolvidos.
()s
GuiGui :slight_smile:

Caramba essa câmera da Pana está fazendo um sucesso danado por aqui… :eek:

Inclusive tenho visto ela aparecer nos últimos no top selling digital dos US.

Então vejam se isso não é loko.

http://a.img-dpreview.com/news/0807/Panasonic/LX3_accessories.jpg

Um comentário nada isento de paixão: a LX3 é linda :wub: :wub:
uhaUHAuhAUHauhAHU brincadeira :stuck_out_tongue:

Pega uma LX3 e o seu maridão ficaria feliz da vida com uma Panasonic TZ5/TZ50 :smiley:
huaUHAhuA

:smiley: eu pesquisei e descobri que a panasonic desenvolveu 1 flash especialmente para o modelo LX3, trata-se do flash FL220, o modelo usa 2 pilhas e não oferece movimentação da cabeça de luz, lá nos EUA custa U$150, imagina quando chegar por aqui hehehe… :eek:

Pra quem está lendo esse tópico vai pensar que só existe LX3 e G10, porém pra quem já tem flash Nikon, existe a Nikon P6000 que é pau a pau com a G10 e ainda tem GPS.

http://img255.imageshack.us/img255/3281/nikonp6000001zn9.jpg

http://img141.imageshack.us/img141/2226/p6000flash001zn8.jpg

http://img141.imageshack.us/img141/6867/p6000wa001uy9.jpg

Recentemente comprei uma LX3, depois de passar 3 meses considerando também a G10.

Minha conclusão foi a de que se vc precisa de uma compacta mais versátil, fique com a g10, se vc já tem outro equipamento e quer uma compacta especial, diferenciada, compre a Lx3. Recentemente fiz uma viagem de turismo e levei a 5D com algumas lentes, mas muitas vezes não quis sair com todo o equipamento, pois estava passeando e fotografei descompromissadamente, nesse caso uma poin&shoot com 24mm foi uma grande aliada.

Uma coisa muito interessante na LX3 é o sensor de 11.3mp que permite as 3 razões de aspecto diferentes (16:9, 3:2 e 4:3) via chave seletora. Outra coisa é o ponto de foco móvel e a grande usabilidade do foco manual.

Estes registros fiz com a Lx3 em jpeg, os pbs foram feitos no modo “dinamic b&w” que já entrega um jpeg bem contrastado.

http://farm4.static.flickr.com/3312/3177991806_e60d8247bf_o.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3085/3177786175_ca10de5682_o.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3371/3178412978_1b6e26fb70_o.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3126/3176369441_8eb324a721_o.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3266/3176252511_c45dc87612_o.jpg

Mesmo eu sendo fã da canon e tendo 5 delas, dessa vez fui de panasonic mesmo.

Só pra completar, esses acessórios ainda são bem difíceis de encontrar, proncipalmente o VF e a capa de couro, procurei em mega lojas como a BH e a Adorama e os vendedores franziram a testa, disseram que isso ainda não apareceu.

Nossa, fotos lindas com a LX3. Fiquei pesquisando toda a semana essa câmera, vi várias fotos e baixei vários raws dela, mas essas suas estão em um nível acima das outras. Acho que vou com ela mesmo, não vou esperar a Olympus m4/3 – até mesmo porque será mais cara.

Nossa, quanto mais eu leio, mais confusa eu fico, mesmo porque quanto mais eu leio, mais chego a conclusão de que as duas câmeras não são equivalentes… :dizzy_face: :no:

Andei lendo um monte de reviews sobre as duas câmeras (G10 e LX3) e acabei concluindo ( como todo mundo, alías :smiley: )que ambas são muito boas. :ok: Em algumas comparações a LX3 se deu melhor, em outras a G10…na verdade, achei que a LX3 se dá melhor mesmo no ruído, mas a G10 é também uma câmera de excelentes resultados, enfim…

Mas, tomando em conta tudo que li até agora, penso que o que mais deve pesar na minha decisão, é mesmo o uso que farei da câmera. E eu continuo achando que a Canon G10 mais de encontro ao que procuro. Seu range é melhor, e eu acho isso fundamental. Sei que alguns não concordam, mas essa é uma opinião pessoal, levando em conta o uso que farei da câmera. Como já disse quero uma câmera versátil, de boa ótica, que me acompanhe em viagens e trilhas. Sei que a LX3 é menor e possui uma ótica melhor (por tudo que li), mas acabei comparando as duas com uma antiga máquina analógica minha, a Pentax Espio 160, que foi minha companheira por 10 anos. O peso da G10 e da Pentax são equivalentes (sim, eu pesei a minha câmera antiga :dizzy_face: :smiley: :wink: ), a grande angular da G10 é ainda melhor do que a da Pentax (38 - 160mm) - e isso era uma coisa que me incomodava um pouco nessa câmera - e acho que a G10 vai mais de acordo com o que gosto numa câmera. E o peso da minha antiga Pentax nunca me incomodou. :slight_smile:

Mas devo tomar essa decisão mesmo quando estiver comparando as duas câmeras em alguma loja. E isso só farei quando estiver viajando, daqui a um mês. Pode ser que na hora eu mude de idéia e acabe levando uma LX3…mas por enquanto, acho mesmo que a G10 vai mais de acordo com o que eu procuro.

Agradeço a todos pelas respostas e opiniões, e como disse, pode ser que eu ainda mude de idéia. Ou não. :wink: :smiley:

Valeu! :ok: :ok:

Abs!

Ah, esqueci de agradecer ao CJR pelos links das fotos, estão mesmo muito bonitas. :ok: E as em P&B são excelentes…parece que esse também é um dos pontos fortes da LX3, não é? Enfim, obrigada e parabéns pelas fotos…e câmera. :slight_smile:

O modo PB me impressionou mesmo, principalmente nesta foto: http://farm4.static.flickr.com/3477/3177560477_b7c0a3a9af_o.jpg

Os detalhes que ela preserva em altas e baixas luzes são impressionantes. Mas como ainda tenho uns 15 rolos de TriX para gastar, melhor não pensar muito nessa LX :stuck_out_tongue:

Este modo dynamic B&W é muito bom, a Panasonic mandou muito bem. Uma câmera excelente para street.

Célia,
Um amigo meu tem a LX3, e é realmente boa. Mas se eu fosse comprar uma compacta digital deste nível, eu compraria a G10 sem pensar duas vezes. Além de um designer lindo e robusto, a funcionalidade de câmera dispensa comentários. Duvido que seja tão interessante assim a diferença em RAW entre essas duas câmeras.

Em meu caso, então, eu poderia utilizar na G10 tanto o meu flash Canon 580 EX2 quanto a quinquilharia de filtros 58mm que eu possuo. E precisa mais do qeu uma G10 para ser feliz?

Eu vi fotos dela feitas no flickr, e é realmente incrível. Mas por enquanto vou ficando ainda mais uns anos com a minha Canon SD 870. :ok:

Francisco, eu realmente me impressionei com essa panasonic desde a primeira foto que fiz.
O LCD é fenomenal, mesmo eu não sendo muito chegado a fotografar sem viewfinder, achei o lcd ótimo.
Nenhuma compacta tem um visor que eu consiga usar, estou acostumado demais com os VFs da 1Ds, EOS3 e 5D da canon, fica complicado de usar esses minúsculos, então não me fez falta.

Outra questão que eu tinha dúvidas era a do raw da lx3, que é convertido no Silkypix, no início eu não gostei da idéia e queria abrir no LR, depois que aprendi a mexer no silkypix, que tem opções fantásticas de contraste e sharpen, nem preciso mais aguardar pela atualização do LR.

Uma outra coisa bacana é a correção automática de distorção da objetiva, em 24mm as fotos saem quase sem distorção barril, vc só consegue ver essa distorção se usar um software externo pra converter os raws.

O sensor da LX3, ao contrário do que muitos pensam, não tem 10MP, e sim 11.3MP, a questão é que este sensor não é nem 16:9 (como o da LX2), nem 4:3 e nem 3:2, eles o fizeram em um formato diferente que se aproxima da média desses 3 formatos, assim nenhum deles tem grande perda de resolução, bem bolado.

Estas e outras coisas fazem da LX3 uma camera única, totalmente diferente de todas as outras compactas, então realmente a G10 é uma câmera mais tradicional, com um range mais comportado, a G10 é a melhor escolha na maioria das situações, para a maioria dos usuários, porém no meu caso e no de muitos outros fotógrafos, as particularidades da LX3 fizeram dela uma escolha certa.

Difícil escolher, na dúvida pega a G10, é uma cam mais comercial, já quem compra a LX3 tem que saber o que está fazendo.

Aqui mais uma galeria dela (esta versão usa a logo da leica, mas é a mesma cam), vale a pena conferir:

http://www.boxedlight.com/dlux4/

Hoje pela manhã comprei uma Canon G10 para minha esposa, apesar da LX3 ser menor e ser melhor em ISO Alto, ela preferiu o zoom maior da G10. Jà que em fotos impressas 10x15 não havera muita diferença entre elas.

pra imprimir 10x15 não haverá grande diferença não só com relação à LX3 mas com relação à maioria das compactas de melhor qualidade…

Zeiss, posso esta errado, mais o fato da G10 ter RAW e otica de boa qualidade, as fotos fiquem melhor que algumas cameras como Canon S5 e Sony H9.
Jà fotografei com as duas e não gostei muito das fotos. (gosto pessoal)
Tentei convencer minha esposa a comprar uma DSLR de entrada (Canon XS, Sony A200), mais ela disse que não que carrega um trambolho para os lugares. ;(
Espero te acertado na escolha. ; )
O que minha esposa mais reclama de cameras compactas é que as fotos não tem vida, falta alguma coisa. Ela esta cheio de expectativa que vai voltar a fotografar, com qualidade (com vida), na Canon G10.
Abraços.

Não falta alguma coisa não… Falta muita coisa.

Tirei uma fotos com uma saboneteira moderna outro dia, no visor ficou bonitinha mas depois que vi no computador foi uma decepção mesmo em formato pequeno (equivalente a 10x15).
Pouca nitidez da lente, imagem sem texturas, pouco contraste etc.

Mas se baixar o ISO pro mínimo e alterar o contraste depois melhoram bastante. :ok:

Nelso, eu falei compactas de boa qualidade mas não tão caras quanto à G10 :ok:
é claro que uma lente top e amplos recurso manuais além do RAW fazem grande diferença, mas pra quem tá com o dindim contado aí tem opções boas pois 10x15 é muito pequena, principalmente em baixo ISO.
Veja estas poucas fotos neste álbum do orkut:

já fiz muitas outras mas ou não postei ou está em outros álbuns;
para uma camera básica como a LZ8 acredito estarem boas e se impressas 10x15 atendem bem à maioria dos usuários.
abração

Eu concordo com o Joao, em muitos casos até mesmo uma G10 ou uma LX3 está superdimensionada…

O RAW nelas é fantástico, sem dúvida alguma, mas muitos tratamentos e correções que fazemos no RAW podem também serem feitos no JPG sem nenhum problema, principalmente se o resultado for impresso em tamanhos pequenos ou pra visualizar em monitor de média resolução.

Ps. Ultimamente tenho visualizado a maioria das minhas fotos em monitor de 1200x850 e com um tapinha nos JPGs ficam tão boas quanto as outras CAMs, se usado ISO mínimo.

O maior problema das compactas pra mim não é a falta do RAW (apesar que gostaria muito em ter), mas a baixíssima resolução e cores em ISO acima de 100, o que muitas vezes acaba inviabilizando a sua utilização, dependendo da quantidade de luz, mesmo pra ver em monitor de notebook.

Valeu

Já tive várias compactas, e as vezes pego fotos de viagens tiradas em DSLR e compacta, e nunca preciso olhar o exif pra ver com que camera foi tirada.
Pra mim as compactas perdem muito em:

• Nitidez (as fotos na maioria das vezes parecem fora de foco)
  • Na fidelidade das cores, não é apenas um problema de saturação mas sim de falta de reprodução da realidade
  • Ruído, mesmo em iso 100 o nível de ruído é pior que minha na D50 em 1600.
  • Péssimo controle da intensidade do flash

na G10 e na LX3 a maioria desses problemas foram bastante minimizados :slight_smile: e provavelmente a proxima geração dessas cameras vai fazer muita gente deixar as DSLRs e migrar pro mundo das compactas. É só os fabricantes não estragarem tudo como normalmente fazem, pois não custa uma Panasonic da vida lançar uma LX4 com uma lente horrível com zoom de 30X só porque uma fatia do mercado não comprou a LX3 por conta do pequeno zoom. :no: