Canon R6 e o erro 20

Bom dia meus queridos!
Ontem fiz o que haviam me falado para fazer, que era manter a cortina aberta quando a câmera desligar.
Usei 2 dias inteiro, mais de 5 mil fotos tiradas, e não deu erro!
Possivelmente possa ser algo ao ligar ela mesmo, e essa primeira abertura que esteja dando pau.

Espero que seja isso, pois se for vou manter assim até dar pau de vez kk

Tópico importante para futuros usuários da R6.
R5 será que tem o mesmo problema?

Até agora não tive nenhum erro 20 na minha R5.

Já li alguns relatos pela internet e os problemas se resumem em: adaptador EF-RF com defeito ou bateria genérica.

Mantenha assim por algumas semanas, e acredito que não terá mais problemas…
Pelo que entendi, de alguns técnicos, deixar a cortina aberta…parece que acomoda corretamente a persiana, pois ela é feita de laminas, tipo que… elas se alinham novamente, ja que ficam comprimidas uma lamina na outra (não sei se é fato, apenas repassando). Mas que funcionou com todos os usuarios, funcionou, e solucionou o (problema).
Pois ao ligar a camera, é IS que liga e se auto testa mexendo o sensor em todas direções, e levanta a cortina, no entanto a gente até sente a vibração da camera na mão ao ligá-la.

Eu, acredito mais em bateria que está perdendo capacidade energetica, e ao ligar a camera, ocorre a falha. Vamos todos usuarios trocando informações e ajudando uns aos outros.

Boa sorte com a solução e vida longa para a R6.

Não sei a R5, mas na R já tive esse erro uma vez. Agora que o colega falou também suspeito que seja esse lance da cortina ficar fechada.
Uma pena que nessas câmeras mais antigas o Rolling Shutter é brutal, senão eu usaria só no eletrônico.
A R e a R10 que permitem disparar com a cortina eletrônica são as piores da marca neste ponto. Se tiver fazendo um panning, acaba ficando tudo inclinando uns 15-20 graus.

Firmware 1.8.0 acabou de ser lançado:

Será que essa atualização vai corrigir o problema do erro?

Ia até perguntar aqui: não sei se a câmera vendeu muito e por isso a impressão de ver muitos relatos, ou se é um problema com mais incidência que o normal. Mas o fato é que tenho visto muitos relatos sobre erros na R6. Ontem mesmo vi um post no FB onde o cara relatava o mesmo erro desse post aqui. E mais impressionante é aparecerem outras pessoas nos comentários dizendo “ah, dá esse erro direto aqui”, “já até me acostumei com esse erro”

Cara, é uma pena uma câmera dessas dar esse tipo de problema. Acredito que a R6 seja a câmera que vai passar a ser a queridinha dos fotógrafos por um bom tempo.
Particularmente eu adoro a minha, e não tenho o que reclamar em nada!
Vou manter mias umas 2 ou 3 semanas ela com a cortina aberta. Vou usar o shutter eletrônico para ensaios externos e coisas ao ar livre. E vou poupar meu obturador um pouco tbm.
Espero que essas medidas me ajudem a manter a vida longa da minha queridinha.
Hoje a noite faço a atualizacao do firmware tb!

Já está mais que na hora das fabricantes eliminarem o obturador mecânico.

Eu esperava mais câmeras sem depois da Z9 mas até agora nada

Custo de produção de “stacked sensor” e dos circuitos auxiliares?

Não dá própria Nikon mas das concorrentes.

:ponder:
Tirar o máximo de lucro em cima da geração atual de sensores.

Se fizessem mais sensores desse tipo iria baratear e de fato eliminar algo antigo, né?
Pois isso é coisa de dslr :smiley:

Estava aqui pensando, na R o obturador fica fechado e não tem como desabilitar.
Tem relato de problemas?

O Fernando disse na página anterior que já teve esse aviso uma vez.

Yeah

Teve várias vezes o erro?

Estou na segunda R, e ela nunca deu nenhum erro.

só uma vez até agora.
Eu sou cagado com essa câmera… no primeiro mês já deu erro de lente, erro de obturador, erro de bateria e erro de cartão.
Agora no segundo parece que se acostumou comigo e praticamente não deu mais xabú.