A aproximadamente 10 meses atrás, realizei o sonho de comprar uma Canon R6. De la pra cá foi a minha câmera principal de trabalho. Fiz diversos eventos e casamentos desde que a comprei, e no final do ano passado ela começou a dar o Erro 20 ao ligar.
Ficou assim por algumas semanas, e agora esta dando erro 20 durante o uso. mas nao é toda hora.
Alguém com esse problema tbm? Li que erro 20 é sobre problemas com o obturador. Cheguei a cotar na assistência autorizada e fiquei horrorizado com o valor do concerto. Imagino ter esse custo a cada 10 meses - 1 ano é inviável. Fiquei bem decepcionado pois minha câmera não deve ter muitos clicks. Tive uma 6D que usei infinitamente mais, e nunca deu B.O.
Alguém tem um programa para contagem de clicks para R6? os meus não funcionaram!
Não se desespere,você não foi o único a ter este erro na R6.
Já vi alguns amigos (pelo menos 6) a camera apresentar este erro, e foi fácil de resolver. Mas lembrando eles tiveram erro ao ligar a camera.
Solução 01, atualizar o firmware para o ultimo lançado.
Solução 02, que é o que acho mais deu certo.
Remova a opção no menu, de fechar obturador ao desligar a camera.
Deixa assim por uma semana pelo menos. A posição dele obturador aberto, é a posição natural da peça, força menos a mola e mecanismo (pelo o que alguns disseram).
E verá que com ele aberto, nunca irá aparecer o error 020, ao ligar a camera. E mesmo após uns dias, voce pode voltar deixar obturador fechado, que o erro não ocorre mais. Coisa mais estranha né, mas foi o que resolveu com estes amigos, que tiveram o mesmo erro.
Eu na minha por precaução, tenho so deixado aberto o obturador, só colocando para fechar, quando for trocar de lente.
E outra coisa que me alertaram.
Capacidade da bateria, com apenas 2 riscos dos 3 disponiveis, de capacidade de carga, e ocorrendo mais com a bateria LP E6N e LPE6… As que estavam como apenas 1 risco disponivel, aumentava ainda mais a ocorrencia do Error20.
E vamos torcer, que não seja o obturador, na qual o mesmo foi projetado para 300 mil cliques, ou seja, é 3x mais que uma 6D antiga, e o dobro de uma 5d mark III. E sabemos que é normal passar estes numeros.
pergunta de curioso (não uso canon) essa r6 tem o lance de obturador mecânico ou é igual a Nikon Z9 que só tem o obturador eletrônico e a cortina em si é só para manter o sensor protegido?
Imagino que deva ser facada mesmo, afinal tem que desmontar quase a câmera inteira pra conseguir chegar na parte das cortinas.
Além disso tem o lance do estabilizador. Nas DSLR tinha que passar o relógio comparador quando trocava a cortina, dependendo tinha que colocar ou tirar uns espaçadores de ajuste de 0,02mm.
Vc pergunta se eu já troquei alguma cortina?
Não… mas já fiquei a um passo disso, desmontei o sensor de uma 5d para tirar um fungo que cresceu na parte de dentro.
Fui um trampo danado. Levei quase 1 semana e graças a deus deu bom.
Sei lá, acho que as fabricantes poderiam fazer de um jeito que fosse mais fácil reparar. Talvez se desse para desmontar pela frente mesmo.
Sim de fato é o mais difícil.
O que eu mais sentia dificuldades era por ficar ansioso e começar a tremer. Na verade eu não tenho a coordenação motora muito boa… consigo fazer força mas não sou muito preciso nos movimentos, minha caligrafia é uma lástima ahaha.
Aí achei na net um português que fez um vídeo exatamente igual ao que eu estava precisando fazer. Conversei com ele que me passou várias dicas. Baixei os manuais de serviço e me juntei com o Bob Pai (que também é fuçado) e começamos a desmontagem. Fotografei as partes para ir tendo referência. Também marquei os parafusos para saber o quanto precisavam ser apertados.
Usei um isopor para ir espetando esses parafusos e assim não trocar de lugar.
Por sorte não sobrou nenhum parafuso.
A parte difícil foi remover as blindagens do cabo flat que manda o sinal do sensor para a câmera.
Depois no final o que foi mais difícil ainda foi remover o vidro colado que protege o sensor. Nessa parte, por ser um material frágil foi mais difícil pois poderia quebrar esse vidro e perder todo o trabalho, aí a câmera só serviria pra fazer foto UV ou infra vermelho (não lembro direito). No fim deu tudo certo. Acho que se for pra trocar a cortina é até mais fácil pq não tem essa parte aí do vidro.
O meu maior problema era minha namorada que ficava me aporrinhando pra casar kkkk. Aí de 5 em 5 minutos queria me ligar e isso me atacava a tremedeira.
No fim ela me perguntou: Ou eu ou a 5D? Até hoje sinto saudades dela hahaha.
Aqui no fórum também tem um tópico meu falando dessa saga, depois vou ver se acho.
eu já fiz a conversão de uma Nikon D70 para full spectrum removendo o filtro IR.
foi até que de boas, é uma câmera barata então o fator emocional de dar B.O. não pesou.
sensação top de ver a máquina ligando depois kkk
Pow, que pena. Depois, quando resolver, dê o feedback aqui pra gente saber o que era, se resolveu, etc.
Engraçado, normalmente vejo poucas câmeras da Canon dando esse tipo de defeito com esse pouco tempo de uso. Eu mesmo, a vida toda usando Canon, tive problemas com erro apenas uma vez com uma 5Dmk3 (e era a bateria xing ling que eu usava. Troquei pelas originais e nunca mais ocorreu).
Mas tenho visto alguns relatos de defeitos nas mirrorless da Canon. Poucos, mas vejo. Esse é o segundo que vejo da R6. O outro foi um cara dizendo que a que ele comprou já veio com defeito naquela ‘roda’ traseira de controle.
Um dos maiores contras das câmeras mais caras é justamente o valor de manutenção, infelizmente. Tomara que resolva ai!