Canon SX150 - Pilhas duram 3 minutos.

Olá,

Comprei uma Canon SX150. A câmera utiliza de duas pilhas para alimentação.
Ao ligar a máquina, o simbolo de “troca de pilhas” aparece e consigo no máximo tirar 3 fotos (sem flash!) sem que a máquina se desligue.
Já tentei vários tipos de pilha, recarregáveis ou não, e o mesmo acontece.

Acredito que seja um problema da máquina (software ou hardware). Já formatei a máquina mas o problema persiste.
Alguém sabe como solucionar?

Muito obrigada!

Já tentou levar na assistência?

Tais, se você já testou com outras pilhas boas e com carga, com certeza o problema é na câmera. Leva na assistência especialmente se estiver na garantia :ok:

Olá

Primeiramente teste com pilhas de boa qualidade. É extremamente comum encontrar pilhas falsificadas de marcas famosas, sendo que algumas das falsificadas indicam amperagem bem maior que as verdadeiras. As câmeras funcionam com um microprocessador e necessitam voltagem e amperagem correta. Pilhas alcalinas não aguentam nada e as recarregáveis de NiMh devem ter no mínimo uns 2100 mAh. Dê uma olhada no manual.
Segundo: Evite usar carregadores muito rápidos, que acabam danificando as pilhas em curto espaço de tempo.
Terceiro: Quando ligar ( com pilhas boas e supondo que o problema não seja na câmera ) entre no menu e reduza o brilho do LCD e se houver a opção, pode configurar o autofoco ou o estabilizador para pré-disparo em vez de contínuo.
Quarto: Você menciona que " formatou a câmera " mas isto só é possível no cartão de memória ou em memória interna. O que você deve fazer é resetar as configurações da câmera para as originais de fábrica ou ver se existe alguma atualização de firmware.
Se nada disto funcionar, aí manda para oficina mesmo.
Boa sorte e se possível poste o resultado , que poderá auxiliar outras pessoas.
PMVG

Não sei se é seu caso mas uma situação muito comum que encontro por aí é a seguinte: as mesmas pessoas que não admitem de forma alguma usar uma bateria genérica (que, pelo menos no meu caso, verificados os valores de voltagem e amperagem sempre funcionaram 100% comigo) aceitam usar qualquer pilha e carregador genéricos e com aqueles valores de amperagem altíssimos e falsos (não existem esses valores absurdos, são pra enganar cliente) e que além de funcionarem direito ainda causam defeito nos aparelhos.

Gostaria de saber o porque de tanto melindre com baterias e tanto desleixo com pilhas.

Talvez porque o acesso às pilhas é mais fácil.

Penso nessa hipótese também, mas ainda assim acho que não justifica porque o acesso é fácil tanto para pilhas falsificadas quanto originais.