Carregador Nitecore UCN2 PRO e baterias Canon LP-E6NH: opiniões de uso

No tópico abaixo o Carlos levantou a questão de não conseguir carregar em 100% as baterias Canon LP-E6NH no carregador da Nitecore - modelo UCN2 PRO.

Como eu também adquiri o mesmo carregador (comprado do Aliexpress) estava esperando chegar para testar.

Coloquei uma bateria apenas no carregador. A mesma estava com 60% de carga. Conectei o UNC2 PRO em um carregador Baseaus Gan 2*type-c + Usb 65w. Nesse carregador, da Baseus, a porta USB-A consegue fornecer até 30W, o que mais que o necessário para o UNC2 PRO.

Na tela do UNC2 PRO apareceu a indicação de “quick charge” e a indicação “good”. Isso sinaliza que o UCN2 PRO entendeu que o carregador da Baseus consegue fornecer 9V/2A necessário para o modo quick charge e a indicação “good” que a carga está sendo realizada normalmente. Finalizado a carga, esperei a bateria voltar a temperatura ambiente, coloquei na câmera (Canon R5) e apareceu que a carga da bateria era de 84%.

Voltei com a bateria para o UCN2 PRO, só que dessa vez coloquei um powerbank (5V/2A), pois dessa forma não ativa o quick charge. A indicação “good” apareceu no UCN2 PRO e a carga procedeu até a sinalização de carga completa. Esperei um pouco p/ a bateria voltar a temperatura ambiente e a Canon R5 reconheceu que a carga estava completa (100%).

Minha suspeita inicial apenas com este teste preliminar: o modo de quick charge do UCN2 PRO não consegue carregar em 100% uma bateria Canon LP-E6NH.

Como não tenho outras gerações da LP-E6 para testar, não consigo verificar esse detalhe.

Assim que fizer outro teste coloco aqui se o descrito acima aconteceu novamente.

Zere essa bateria e carregue na parede com um carregador normal, sem quick charge.

Vocês tinham falado que após colocar carregar, chega nesses ~85% e se colocar novamente vai para 100%.
Para tirar essa dúvida se é ou não o Quick Charge.

Com o carregador de parede Canon LC-E6, fornecido com a câmera, chega a 100%, com apenas 1 ciclo de carga. Até o momento, todas as vezes que coloquei para carregar, a câmera exibiu 100% de carga nas baterias. Fiz esse teste nas 2 baterias LP-E6NH que tenho.

Sobre o Nitecore UCN2 PRO:

• caso o carregador USB utilizado for USB PD ou no mínimo QC 2.0 e fornece 18W (9V/2A) o UCN2 PRO ativa automaticamente o modo de “quick charge”. Não tem nenhum botão no UCN2 PRO para alterar o modo de carregamento.

• para carregar bateria sem usar o modo de “quick charge” obrigatoriamente tem de usar um carregador USB padrão (5V/2-2.4A).

Sim, eu não expliquei direito.
Tente usar o USB padrão (5V/2-2.4A) no Nitecore para ver se o Quick Charge é o culpado.

ahh… ok… :ok:

É justamente isso que quero fazer.

AO que tudo indica, sem usar quick charge carrega até 100% normal.

Usar Quick Charge não degrada as baterias mais rapidamente?

E carregar a bateria direto na câmera? Dá pau?
Comprei um Baseus CCCP30UE (30W) mas aparentemente o PD dele é de 18W. O cabo que uso é um LEH-Mox. A RP mostra que tá dando carga, mas não dá pra saber se está indo até 100% pois ela só mostra o ícone de bateria.
O bom do carregador usb C PD é poder levar uma fonte para tudo e para carregar a câmera só me acrescenta 1 cabinho.

Não.

Mas a questão, pelo menos para mim, com o carregador da Nitecore posso levar um powerbank e deixar carregando bateria enquanto estou usando a câmera.

Parece que o meu Nitecore não está funcionando direito.

Bateria no Slot 1 consegue carregar até 100% e aparece a mensagem FULL.

Bateria no Slot 2 a carga simplesmente não termina. Não aparece a mensagem FULL e fica carregando a bateria com um corrente baixa.

Vou fazer mais um teste e conforme for ver o esquema para devolver.

Atualizando…
Fiz mais testes e mesmo problema. Resultado: iniciei o processo de devolução no Aliexpress.

devolução = ficar com esse e ganhar o reembolso?

devolução mesmo…devolver o que está comigo e ter o reembolso.

Quando comprei um parasol que veio quebrado eles não me pediram pra devolver, por isso minha duvida, se vale a pena pra eles receber de volta.

Então…eu abri a disputa e vários dias depois (mais de 6 dias :ponder:) nada de resposta. Mandei mensagem para o vendedor explicando o problema e nesse mesmo dia o sistema do Aliexpress mandou uma etiqueta para enviar o produto de volta.

Mas lembro que ao abrir a disputa tinha uma opção sobre devolução do produto.

Nunca devolvi nada do Ali.
É apenas uma etiqueta de logística reversa?

:ok:

Atualização final:

Processo de disputa encerrado.

Produto foi enviado de volta e já recebi o valor correspondente.
Pagamento através de PIX - devolução através de PIX.

E se os espertinhos devolverem uma pedra?
Como que liberam o estorno logo após a postagem? :ponder: