No tópico abaixo o Carlos levantou a questão de não conseguir carregar em 100% as baterias Canon LP-E6NH no carregador da Nitecore - modelo UCN2 PRO.
Como eu também adquiri o mesmo carregador (comprado do Aliexpress) estava esperando chegar para testar.
Coloquei uma bateria apenas no carregador. A mesma estava com 60% de carga. Conectei o UNC2 PRO em um carregador Baseaus Gan 2*type-c + Usb 65w. Nesse carregador, da Baseus, a porta USB-A consegue fornecer até 30W, o que mais que o necessário para o UNC2 PRO.
Na tela do UNC2 PRO apareceu a indicação de “quick charge” e a indicação “good”. Isso sinaliza que o UCN2 PRO entendeu que o carregador da Baseus consegue fornecer 9V/2A necessário para o modo quick charge e a indicação “good” que a carga está sendo realizada normalmente. Finalizado a carga, esperei a bateria voltar a temperatura ambiente, coloquei na câmera (Canon R5) e apareceu que a carga da bateria era de 84%.
Voltei com a bateria para o UCN2 PRO, só que dessa vez coloquei um powerbank (5V/2A), pois dessa forma não ativa o quick charge. A indicação “good” apareceu no UCN2 PRO e a carga procedeu até a sinalização de carga completa. Esperei um pouco p/ a bateria voltar a temperatura ambiente e a Canon R5 reconheceu que a carga estava completa (100%).
Minha suspeita inicial apenas com este teste preliminar: o modo de quick charge do UCN2 PRO não consegue carregar em 100% uma bateria Canon LP-E6NH.
Como não tenho outras gerações da LP-E6 para testar, não consigo verificar esse detalhe.
Assim que fizer outro teste coloco aqui se o descrito acima aconteceu novamente.
Zere essa bateria e carregue na parede com um carregador normal, sem quick charge.
Vocês tinham falado que após colocar carregar, chega nesses ~85% e se colocar novamente vai para 100%.
Para tirar essa dúvida se é ou não o Quick Charge.
Com o carregador de parede Canon LC-E6, fornecido com a câmera, chega a 100%, com apenas 1 ciclo de carga. Até o momento, todas as vezes que coloquei para carregar, a câmera exibiu 100% de carga nas baterias. Fiz esse teste nas 2 baterias LP-E6NH que tenho.
caso o carregador USB utilizado for USB PD ou no mínimo QC 2.0 e fornece 18W (9V/2A) o UCN2 PRO ativa automaticamente o modo de “quick charge”. Não tem nenhum botão no UCN2 PRO para alterar o modo de carregamento.
para carregar bateria sem usar o modo de “quick charge” obrigatoriamente tem de usar um carregador USB padrão (5V/2-2.4A).
E carregar a bateria direto na câmera? Dá pau?
Comprei um Baseus CCCP30UE (30W) mas aparentemente o PD dele é de 18W. O cabo que uso é um LEH-Mox. A RP mostra que tá dando carga, mas não dá pra saber se está indo até 100% pois ela só mostra o ícone de bateria.
O bom do carregador usb C PD é poder levar uma fonte para tudo e para carregar a câmera só me acrescenta 1 cabinho.
Então…eu abri a disputa e vários dias depois (mais de 6 dias :ponder:) nada de resposta. Mandei mensagem para o vendedor explicando o problema e nesse mesmo dia o sistema do Aliexpress mandou uma etiqueta para enviar o produto de volta.
Mas lembro que ao abrir a disputa tinha uma opção sobre devolução do produto.