Esse tópico deriva dos tópicos abaixo e o propósito é concentrar informações sobre a bateria Canon LP-E6NH e opções de carregadores.
Resolvi entrar em contato com o suporte da Watson sobre a nota referente as baterias Canon LP-E6NH.
A resposta que obtive foi: A bateria da Canon tem um chip interno que identifica que o carregador não é Canon e isso gera problemas no processo de carga com carregadores “não canon”.
:ponder:
Começo a suspeitar que os problemas que tive com o carregador da Nitecore UCN2 Pro podem ter algo relacionado a esse chip interno, conforme me foi relatado pelo suporte da Watson.
Segue o tópico para referência:
Vou comprar um carregador USB simples, similar ao que eu uso p/ baterias da Nikon. Carregador que tem apenas 2 contatos p/ carregar bateria. Ao invés dos 4 que a bateria da Canon usa.
Carregador similar a esse da . Não tem carga rápida, mas não faço questão. Preciso apenas de um carregador que permita carregar usando um powerbank.
Vish, eles querem vender apenas acessórios deles.
Ao menos vem o carregador, diferente da Sony… :assobi:
Comprei outro carregador USB para as baterias Canon LP-E6NH. Demorei um pouco para decidir depois do problema que tive com o carregador da Nitecore, mas bati o martelo nesse aqui:
SmallRig LP-E6NH Battery Charger Set for Canon LP-E6NH Battery
Esse conjunto vem com um carregador com dois slots e também duas baterias.
A bateria possui a seguinte especificação: 7.2V 2040mAh 14.69Wh
Para comparação segue a especificação da bateria original da Canon: 7.2V 2130mAh 16Wh
Assim que testar volto aqui para contar o que achei.
Eu peguei uma BATMAX versão LP-E6, macaco gordo, não é topzera mas tá quebrando o galho. Engraçado que ela não carrega até 100%, vai até 85% não sei pq.
André, depois me fala se essas aí carregam na câmera quando conectadas no USB-C (tem que ser PD Power Delivery).
Falo sim…
Tô ligado
Mas tem algumas observações, pelo que pesquisei até agora, mas não testei ainda.
Para carregar baterias na R5 precisa de um carregador USB-C PD de 15W ou mais. Isso apenas para carregador a bateria. Obviamente os modelos de bateria que podem ser carregados na câmera. Isso com a câmera desligada.
Agora para fazer usar a câmera via USB-C PD precisa de um carregador de 27W ou mais. E parece que nesse caso, independe da versão da bateria interna.
Eu to ligado nisso do PD… uso um da Baseus que tem 2 USB A e uma tipo C ele é de 30W, mas acho que no USB C só vai 18w.
Geralmente coloco na câmera o do Macbook Air que acho que é de 35W no USB-C, no geral ele carrega mais rápido as coisas e dá menos incompatibilidade, o da Baseus tem hora que parece que não vai.
Então, alguns carregadores que tem mais de uma porta tem de ficar atento a numero de portas em uso.
Se não me engano o modelo da Baseus que vc tem é assim:
Type-C output: 5V=3A,9V=3A, 12V=2.5A, 15V=2A, 20V=1.5A.
USB-A1/USB-A2 output: 5V=3A,9V=3A, 12V=2.5A.
USB-A1+USB-A2 output: 5V=3A.
Type-C+USB-A1/USB-A2 output: 5V=3A.
Type-C+USB-A1+USB-A2 output: 5V=3A.
30W na porta USB-C somente com ela em uso. Se colocar algo em alguma USB-A passa para 15W.
Provavelmente é como vc falou.
André, note que a Amperagem da bateria genérica pode ser maior ou menor do que a original do fabricante da câmera. No caso de ser menor, a duração dessa bateria será menor. Note que , embora a diferença não seja tão grande - 2130 A x 2040A , essa diferença de potência A é que faz bastante diferença na durabilidade das baterias. Mas dai entra outra questão: o custo de uma bateria “genérica” boa , geralmente custa 1/3 da original e dura 70-80% da original. Assim , é um bom custo-benefício. Mas precisa estudar exatamente qual é a marca , pois os chineses produzem ótimas baterias genéricas e outras nem tanto.
PS: ponto para os chineses, pois eles produzem baterias para modelos DSLRs antigos como é o meu caso rsrsrs. Quer queira, quer não, me ajudou demais. As baterias de DSLR que tenho aqui tem mais Ampéres que a original e portanto tem maior durabilidade. Como dito, tudo depende muito do fabricante e da amperagem.
Não sei se essa diferença vai fazer alguma diferença.
Veja:
Wh = Ah x V
bateria original: 2130mAh x 7,2V = 15,336 Wh (16Wh é o que está escrito na bateria)
bateria Smallrig: 2040mAh x 7,2V = 14,668 Wh
Não sei se essa diferença de 0,668 Wh é significativa.
Resta saber se a durabilidade da bateria é boa.
Cara, a AH (Ampéres) é mais importante do que a potência nomimal da bateria em Watts. Há diferença sim, mas não é algo tão gritante assim. E note que há baterias genéricas que tem maior Ampéres (AH ) do que as originais hehe
Baterias Canon:
LP-E6: 1800 mAh
LP-E6N: 1865 mAh
Diferença de 3.61% entre a E6 e E6N.
LP-E6N: 1865 mAh
LP-E6NH: 2130 mAh (Lançada com a R5 e R6)
Diferença de 14.2% entre a E6N e E6NH.
Veja o salto de capacidade para suprir a necessidade das novas câmeras.
Agor analisando a bateria da Smallrig
Smallrig LP-E6NH: 2040 mAH
Canon LP-E6NH: 2130 mAh
Diferença de 4.23% a mais para a Canon.
Exatamente, a diferença não é tão gritante assim.
Na amazon:
SmallRig LP-E6NH Battery Charger plus 2 LP-E6NH Batteries $55.99
SmallRig LP-E6NH Battery Charger $13.99
Cada bateria saiu por $21.00.
Bateria Original LP-E6NH custa $79.00
Pouco menos de 1/3 do valor da original e teoricamente com capacidade de 95.77% em relação a original (E6NH).
Agora só precisamos avaliar a qualidade.
O fabricante é a Shenzhen Leqi Network Technology Co., Ltd.
Até onde sei é a empresa responsável pela marca Smallrig.
Possivelmente a diferença de bateria original para a genérica seja 10-20% no máximo. Mas pelo preço da genérica, compensa mais do que a original.
Atualizando:
Testes inicias da bateria Smallrig LP-E6NH na Canon R5 e o desempenho, por enquanto, similar a bateria original da Canon.
Cheguei a fazer por volta 1100 fotos com uma bateria em um período de 4 horas. Isso e mais uns 15 vídeos curtos de 30 segundos em 4K.
Em uma outra ocasião, em um período de 5 horas tb, fiz em torno de 290 fotos e a bateria já estava com menos de 30%. Mas, nesse dia, estava andando em um trilha e fiquei com a câmera ligada praticamente o tempo todo. Nesse caso, comportamento também similar ao da bateria original.
Atualizando:
A bateria Smallrig LP-E6NH carregou normalmente na Canon R5, câmera desligada.
Com a câmera ligada, o símbolo da bateria fica cinza, indicando que a câmera está sendo alimentada pela porta USB-C.
Usei o carregador que utilizei foi o Anker 311 Nano 3 - 30W
Está semana conheci uma empresa aqui de Florianópolis que desenvolve baterias pra câmera, além de ter a lpe6n, eles estão desenvolvendo uma bateria que tem uma entrada USBC nela mesma, para ser ligada direto no carregador.
Achei bem interessante, a empresa chama memorytec