Cartão Micro SD

Eu sei que com um adaptador (que possuo) é possível se usar cartões micro sd em câmeras fotográficas. O que eu gostaria de saber é se há alguma diferença de desempenho ou maior risco de perda de informações na utilização deste tipo de cartão…

Pergunto isso pq o uso comum deste tipo de cartão é equipamentos como telefone celular, palms, etc… fiquei com receio de abrir a embalagem e utilizá-lo.

O cartão que tenho é um micro sdhc de 8gb, para ser utilizado em uma canon G11.

Esses micro sd me transmitem uma sensação de fragilidade…

Eu tbém acho que passam a impressão de fragilidade quando usados com adaptadores.

Quanto ao desempenho o teste que já fiz em uma das minhas câmeras não deu diferença não, mas isso é muito relativo porque para comparar as características técnicas da classe do cartão devem ser as mesmas; além disso há diferença de performance de uma marca pra outra.

Para efeito comparativo real só se forem da mesma classe e mesma marca.

:ponder:

Acho que a princípio não deve ter problema não, talvez seja menos confiável pq vc tem mais um contato. Já tive problemas de mal contato em um player, mas era só tirar o cartão e encaixar de novo que voltava ao normal. Eu não arriscaria para situações mais críticas, mas a princípio deve funcionar normal.

s

Formel

talvez seja menos confiável pq vc tem mais um contato.

:ok:

Eu não arriscaria para situações mais críticas, mas a princípio deve funcionar normal.

:ok:

Eu não vi nenhuma diferença no desempenho ao se fotografar… mas achei a visualização lenta quando se coloca a câmera na opção de visualizar as fotos… acho que demora um pouco pra aparecer a 1ª e a resposta das sequências ficam um pouco lentas…

Vamos torcer para a tal fragilidade do cartão não se mostrar tão presente… hehe

Abraços e obrigado pela ajuda

Thoth, a taxa de transferencia desses micro sd são muito baixas se comparadas com as memorias sem adaptação. Já utilizei, como teste, o micro sd com o adaptador na minha D60 e confesso que tive problemas em modo de multiplas fotos, em RAW e D-Light. A demora para gravar os arquivos é imensa.
Creio que você não terá problemas em perda de dados já armazenados, mas pode acontecer de perda de dados a serem armazenados.

Voce fota um objeto e ao gravar no card, a imagem sofre alterações, tais como faixas pretas ou perda total da imagem.

Eu uso um SDHC Extreme de 8Gb. Recomendo.

Se há o risco de perder dados ao se salvar o arquivo no cartão é problema…
Acho que vou comprar outro cartão. No meu caso a câmera vai suportar a velocidade oferecida por este cartão que vc indicou?

Ah sim…
aconselho.

Os micro sd foram feitos para pequenos aparelhos eletronicos que nao exigem uma taxa de armazenamento alta. Veja os celulares por exemplo: fotos tem um tamanho entre 500 e 800kb; as músicas, apesar de terem 3~6mb são transferidas lentamente.

Uma camera digital, quando se fota em alta resolução, a taxa de armazenamento gira em torno de 2 a 4mb por foto. Agora imagina isso com 5 fotos por segundo em um micro sd…

da uma pesquisada na net. Existem alguns tutoriais muito bons de foruns de informatica. Vale a pena perder 30 minutos lendo.

´s

Eu tive problemas com um deste, fiz as fotos e depois o cartao deu pane, quase morri do coração, rsrsrs

Pessoal…

Hoje em dia, alguém usa esse modelo de cartão pra fotografar?
Hoje temos cartões que tem alta velocidade de transferência… Memoria Sandisk Micro SD Extreme Pro 16GB Classe 10 95MB/s, por exemplo!
Alguém sabe dizer se é igual a um Memoria Sandisk SD Extreme Pro 16GB Classe 10 95MB/s… a diferença no valor é grande!

Abraço

eu uso bastante, nunca tive problemas nem mesmo com lentidão… mas tb num faço mais que 4, 5 fotos seguidas, então acho que nem enche meu buffer…

Muito mudou de 2010 pra cá. Tenho um colega que usa micro SDXC em uma GoPro filmando numa boa em 4 K.

Meu caso seria para uma Canon 6D!
Então posso ir sem medo?

Valeu pessoal pelas dicas! :wink:

Depende muito do cartão.
Sandisk é uma das marcas mais falsificadas que existe… é muito fácil comprar cartões piratas… que não prestam.

O que vc recomenda Jesiel?

Acho que a única diferença que existem nestes cartões é o tamanho.
Do resto você vai ter a capacidade de armazenagem e a velocidade.
Cartões SD eu já achei de até 128Gb já os micro no máximo 64Gb.
A velocidade é relativa, o que marca este índice é a CLASSE, os classe 10 são melhores.

Eu tenho vários cartões microSD e o que notei é que os de 1 ou 2 Gb as vezes não funcionam em uma câmera ou outra.

Já os outros microSD 4/8/16/32/64 não deram nenhum problema e nem queda de desempenho.

A única diferença realmente é o tamanho. Se você não tem espaço microSD se é desmemoriado o SD é mais difícil de perder.

Se a camera utiliza cartão SD… siga a especificação e utilize o cartão correto, de uma marca confiável, comprado em uma loja confiável para evitar pirataria.

Ao utilizar um microSD com adaptador você está multiplicando o risco por 2… pois adaptador pode falhar e corromper os dados, assim como o cartão. O adaptador é um corpo estranho… nada adianta o cartão ser TOP se o adaptador é xing-ling.

Se for fotos casuais, por hobby e você não quer gastar grana comprando um outro cartão tudo OK em utilizar o MicroSD… agora se o conteúdo é importante ou o uso é profissional, ae não vale a pena o risco.

Para sua camera um Class 6 ou 10 é suficiente… não precisa torrar grana com estes Pro Ultra Extreme UHS da vida…

Eu acho que se o cartão for original e adaptador original não tem diferença.