Céu Estourado em Ensaio Externos

Olá, boa noite.

Gostaria de dicas pra fazer ensaio externos sem estourar o fundo das fotos como o CÉU.
Isso me incomoda nas fotos ao ar livre. Obrigado

Se você tiver uma câmera com bom alcance dinâmico ou souber usar muito bem o flash isso se resolve fácil.

Porém se você não dominar flash e não tiver uma câmera com excelente alcance dinâmico fica muito difícil contornar, até porque o céu vai ficar estourado se você fizer fotos em situação de contra-luz, eu particularmente prefiro pegar o sol sempre de lado.

Em tempo: Você pode também fazer uso de rebatedores.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Obrigado, estou faz pouco tempo fotografando, tenho t5i e ainda não comprei um flash, estou vendo um de custo beneficio para poder comprar.

Tenta direcionar a(o) modelo sempre em 45 graus em relação ao sol:

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Você pode usar um rebatedor também pra iluminar melhor o modelo e não ter que sacrificar o céu. No Aliexpress você compra um rebatedor de 60cm por uns 50R$

Fotografe a favor do Sol, se vc colocar o modelo de frente pro sol, usando como luz principal o ceu estará na mesma “fotometria”, já no contraluz pra expor o céu vc terá que subexpor o modelo, ai recupera na pós ou usa algum artifício, rebatedor ou flash.
Lembre-se, quando usa um flash vc pode mudar a fonte de luz de lugar, no caso do sol é vc que tem que se movimentar pra chegar no resultado que deseja.

Um exemplo que me refiro é essa foto, veja que o sol é quase frontal, por isso o céu fica sem “excesso” de luz.

[img=Flickr Login]

Já se for um contraluz e quer o céu sem estouros exagerados, vc precisa subexpor o resto, fotometrar no céu.

[/img]
[img=_DSF3477 | Pablo Ebani Jacques | Flickr]

Rebatedor é uma opção fácil de usar e barata.
Os colegas já te deram informações preciosas que devem te ajudar bastante.
Outra dica é fotometrar também o céu. Cuide pra não passar de +2 na fotometria dele. Nesse nível você consegue corrigir na pós sem grandes problemas.

Lembrando agora de uma opção que não sei se funciona pra ensaios, mas é a opção de HDR, pelo menos é algo que tem na T6i, onde a câmera tira instantaneamente 3 fotos com exposições diferentes, aí no Lightroom é só juntar as tres fotos, ele tem uma opção pra fazer isso. Ja usei em fotografia de arquitetura onde precisei recuperar o céu. Tem esse video aqui do Heitor, onde ele chama essa função de Bracting (ou algo parecido): https://www.youtube.com/watch?v=JFa60xKa_Tc&t=278s

Fotometre em matricial deixando o fotômetro em -1… use flash fora da câmera há mais ou menos 1 metro do modelo para iluminar a pessoa. O céu ficará azul e o modelo iluminado, comigo funciona bem. Exemplo com o céu subexposto:

by , no Flickr

Exemplo com o céu um pouco estourado (propositalmente) … flash fora da câmera a ± 60 graus do modelo e distância de ± 1 metro .

by , no Flickr

Escolher um dia de céu limpo é importante tb. Céu nublado acaba difundido a luz do sol e acaba não tendo mto o que fazer.

Obrigado a todos que me deram ideias e dicas! :clap: :slight_smile: