Cola específica para colar fotografia

Olá pessoal! Já busquei a resposta para minha dúvida de todas as formas possíveis, sem sucesso, então criei o tópico. Conto com a ajuda de vocês. :ok:

Comecei a fazer fotolivros, eu mesma imprimo as fotos, mas tenho encontrado dificuldade na colagem das fotos. Uso papel fotográfico à prova d’água e colo as fotos pelo verso (uma na outra), tentei a cola branca, mas manchou as páginas, tentei a cola de contato, mas além de ter um cheiro muito forte, é de difícil manuseio e por ser pastosa não dá um acabamento liso nas páginas. Já me indicaram dissolvê-la em benzina e confesso que ainda não tentei, pois encontro dificuldade em comprar a benzina, e por tratar de um produto tóxico fica meio complicado usar esse produto em casa, onde convivo com crianças.

Alguém saberia me indicar a cola ideal para esse tipo de trabalho que não implicam nos problemas que citei?

Agradeço desde já…

Procura em artigos para scrapbooking… tem que ser cola com PH controlado, etc, etc.

Olá Rafael, obrigada pela dica!
Qto a impressão frente e verso, o papel que uso não é dupla face, não encontrei um papel que possibilite a impressão frente e verso com bom preço, sendo que pago R$ 5,90 o pcte c/ 20 folhas A4 (no atacado), e por enquanto a encadernação que faço é tipo “sanfona”, então é necessário colar uma foto na outra, o que me possibilita a abertura 180º. Receio ter outro tipo de problema com essa cola, por exemplo, por ser spray as partículas de cola são bem finas e pode passar colar para o lado que a foto foi impressa.
Mas, valeu mesmo a sua boa vontade!! :ok:

Se alguém tiver mais alguma dica, ficarei muito grata.

Sra Barbara
Existem colas tanto em spray como em lata en lojas especializadas,
papelarias artisticas.
O sobrante de cola voce pode retirar com um pano seco, sem danificar o papel fotografico.
Eu ja usei muito,para montar retratos com paspartout.
Morando em Sao Paulo , no centro ha muitas lojas dessas, agora em outra cidade nao sei.
Abraco
Angelo.

Pessoal, usei a cola acid free, indicada pelo colega acima, e ocorreu o mesmo problema de manchas. Começo a desconfiar do papel (já me foi perguntado nesse tópico sobre o papel que utilizo, e é um alto brilho gramatura 180 à prova d’água da Máxima Impressão). Vou tentar o de gramatura 240, assim que fizer a experiência volto aqui para dizer o resultado.
Obrigada a todos pela colaboração.
Abraços

Por que não usa cartões dupla face?
O ideal era revelação fotográfica mesmo porque a revelação por químico daria menos possibilidades de manchar as fotos também…

Já pensei em várias possibilidades,até mesmo no cartão dupla-face, mas vai encarecer muito o produto, ficando inviável para o público que atendo. Quando trata-se cliente com condições financeiras menos limitadas, mando fazer tudo fora, porém, não posso deixar de atender o público que conquistei.
Obrigada a todos pela atenção… e qdo eu encontrar uma solucação vou postar aqui.

Existe alguns albuns que são impressos no couchê , são bem baratos… veja no site da xeroxfoto…

abç

E fita adesiva dupla face? Já tentou? :ponder:

Pessoal… antes de mais qualquer coisa quero agradecer a atenção de todos!!!
Bem, descobri q o q vinha manchando as minhas fotos não era a cola, e sim o papel (180 g), suspeitei da tinta, então usei de outro fornecedor, aconteceu a mesma coisa e então comprei do mesmo fornecedo um papel 240g, fiz o mesmo procedimento e não tive mais o problema.
Achei melhor o papel com gramatura maior, pois além de não ocasionar manchas, ele fica completamente liso, não apresenta enrugamento mesmo utilizando a cola branca.

um abraço a todos.

VIVENDO E APRENDENDO
SUCESSOS!!!
Abraço
Angelo.

Barbara, que papel 240g é esse ?
voce imprime em jato de tinta ? que marca de impressora e como o papel rende na questao da qualidade fotografica ?
abcs e obrigado.

não sei se vai achar isto no Brasil, talvez em SP. eu trouxe de NY
o 2 1/4. excelente! cola isenta de ácidos!

http://www.daige.com/rollataq.htm

ou

http://www.adorama.com/PILGS.html?searchinfo=photo+glue
boa sorte!

É um papel brilho da máxima impressão (http://www.maximaimpressao.com.br/. Gostei da qualidade, mas, a única restrição é que depois de impresso pode sair alguma “lasca” de tinta se raspar forte com algum objeto, ou até mesmo a unha… para evitar isso, passo verniz spray, e fora isso, um fator favorável é q além de apresentar cores reais na impressão ele tem um preço excelente se comprar a caixa fechada (R$ 6,10 o pacote com 20 folhas A4).
Uso uma jato de tinta epson R290 (6 cores), excelente qualidade de impressão, tem uma passagem de cor suave, e apresenta cores muito fieis.
Se restar alguma dúvida… é só perguntar

abraços

Oi Bárbara, muito bacana a sua dica!
Que verniz você usa? Você já ouviu falar no Spray Artfix? Será que é bom?

Quase todos comentaram mas é bom relembrar, use colas acid free (existem vários tipos) pois a maioria das colas spray não tem ph neutro e com o tempo podem estragar o album. Cola de contato então, acredito que em 1 ano já seja difícil reconhecer as pessoas nas fotos, hehe!

alguem sabe onde posso encontrar o cartao dupla face ou onde comprar somente o pvc 0,5mm e a fita dupla face (bobina) em sp?

Se ainda precisa dos cartões, encontrará em www.aplike.com.br…

Não utilize tubos nem spray e muito menos cola branca que ondula tudo e tbm faz calombos nas montagens, utilize adesivo mesmo, hoje em dia tem um adesivo moderno vendido em bobina que faz este trabalho… antigamente os adesivos que eram com cola a base de borracha poderiam melar ou migrar para fora… mas hoje existe o adesivo com base acrílica… olhando é uma película de adesivo normal, mas a diferença é que ele seca depois de aplicado, não mela, não migra, vc faz um trabalho limpo e rápido… muitas empresas já tem, as vezes com duplo liner ou com um liner só que fica mais econômico…( liner é o papel siliconado que protege a película ) … Já pesquiseri tudo sobre isso… já tem várias empresas vendendo…inclusive a 3m mas achei meio alto o custo, o melhor preço que achei foi na bookexpress que vende insumos para este ramo, mas tem outras empresas que vendem tbm… aqui eu mesmo faço as minhas encadernações e uso o adesivo acrílico…pesquisa no google tbm…espero ter ajudado… abraços!!

:ok:Muito bem, veio a calhar este artigo, pois procuro a cola free acid, para usar em montagens de fotos com o paspatour, que eu mesmo estou cortando e montando, .
Poderiam ajudar nas informações do tópico se passassem onde achar a cola gree acid e esta fita, sensacional.

Quanto a amiga autora do tópico, posos dizer que já usei a cola em spray, ainda tenho 2 tubos, mas uso somente para montagem em exposições, é delicado trabalhar com ela, pode sujar a superfície da foto e aí já era.

A Happy Color (www.happycolor.com.br)
tem o papel dupla face, voce imprime com custo reduzido, excelente qualidade, em papel pro, vai sair melhor que seu papel na R290.
Tenho a T50, sucessora da R290, 6 cartuchos, excelente, mas ainda nao usei em inpressões com papéis top, imprimo os cd’s e as capas dos álbuns, em papel glossy por enquanto.
Passe o link para os papéis, também, pode ser?

obrigado,

:ok:

obrigado,
abcs! :smiley: