Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS)

Tava ficando feio eu não fotografar… Fato é que o melhor dia que tive pra fotografar foi domingo, e eu esqueci completamente. Depois viajei a trabalho e não tive tempo. Finalmente voltei ontem e tive tempo hoje, mas o céu não estava lá essas coisas. Por ser quinta-feira, tem treino de futebol à noite no horizonte, que ainda iluminou as nuvens por baixo. Um quadro único:

As nuvens parecem bem definidas, mas falta alguma coisa no cometa… Um empilhamento de 12 quadros de 20 segundos cada:

Agora as nuvens viraram um borrão meio feio, mas em compensação, podemos ver a anticauda do cometa, que é formada pelas partículas que o cometa deixou pelo caminho.

Capturei com uma lente Rokinon 135mm em f/2.4, com filtro Orion SkyGlow Imaging (banda larga) e câmera ZWO ASI294 MC Pro. Foram 12 quadros de 20 segundos, processados no Pixinsight juntamente com 10 quadros brancos e 10 quadros de viés.

2 curtidas

E o quê homem de Deus :slight_smile: – isso dá um quadro lindo!

1 curtida

Uau!!! Parabéns

2 curtidas

Aaaaahhhh… Noite linda hoje por aqui. Tão bonita que até a esposa apareceu e pegou os binóculos pra ver o cometa. Eu aproveitei o tempo antes de a Lua surgir no céu e capturar mais um pouco do cometa. Quanto mais o tempo passa, mais o cometa se afasta do Sol, e maior o contraste dele com o céu; mas também o brilho fica mais fraco, exatamente porque ele se afasta do Sol.

De qualquer forma, capturei 108 quadros de 20 segundos cada. Porém o cometa se move bem rápido pelo céu! O empilhamento de 108 quadros (total de 36 minutos) mostrou um rastro enorme do cometa. Na esquerda, 20 quadros; na direita, os 108 quadros.

Compared

Mesmo 20 quadros mostraram um pequeno rastro, mas achei aceitável. Agora a imagem completa:

Como bônus, um filminho do cometa através do céu. Impressionante a quantidade de aviões e satélites que passou nesse pequeno pedaço do quadro…

2 curtidas