Nijjam não me leve a mal, mas você sabe fotografar?
Digo, sabe usar as variáveis da fotografia a seu favor?
Sabe o que uma abertura maior implica na foto, sabe o que uma menor faria?
Sabe o porque de usar velocidades de obturador diferentes, e seus resultados?
Sabe porque existe o ISO, o que ele faz, e o que ele é?
Novamente digo, não me leve a mal, mas pelas suas colocações, e dúvidas, parece que você acabou de comprar uma câmera e não sabe por onde começar…
Bem, sugiro que leia alguma coisa a respeito, existe MUITAS fontes de aprendizado nesse assunto na internet, youtube, MUITAS explicações a respeito…
Porque estou falando isso pra você?
Porque, não existe essa de olhar uma foto, e tentar adivinhar o valor do ISO, abertura e velocidade que foram usados, ou se usou flash, se usou 1, 2 ou mais flashes. Agente faz uma estimativa pelas características visuais da foto, como por exemplo, fundo desfocado, o desfoque de movimento no assunto, local escuro tirado somente com iluminação ambiente, tudo isso é extraído com conhecimento nos princípios da fotografia.
Eu mesmo estou engatinhando, sou um mero amador, aprendendo.
Mas se conhecer um pouco da tríade da fotografia, você já consegue partir para experimentos, até atingir seu objetivo.
É legal, olhar fotos de outros fotografos para aprender, porém é muito subjetivo tentar adivinhar a configuração, para isso existe o EXIF, de uma procurada no google que acha o que significa.
E pra tirar sua dúvida a grosso modo sobre a primeira foto, segue o EXIF dela:
Camera: Nikon D7000
Distancia focal da lente: 30mm (equivalente na 35mm)
Velocidade do obturador: 1/500s
Abertura do diafragma: F 3.5
Velocidade do ISO: 200
Flash não disparado
Balanço de branco automático
Modo de exposição matricial
Modo manual
Veja que o flash não foi disparado na máquina, pode ter sido luz continua, pode ter sido flash manual… Há inúmeras formas de conseguir esse resultado… Fonte de luz, com certeza houve pelo ambiente escuro, e pela velocidade alta, bem alta por sinal.
A segunda foto:
Camera Canon Rebel XSi
Velocidade do ISO 1600
Velocidade do obturador 1/200s
Flash não disparado
Compensação de exposição em -1
Balanço de branco manual
Modo de medição matricial
Modo prioridade de abertura (AV)
Veja que não tem informação da abertura nem da distancia focal usada, o que concluo que foi usado uma lente com foco manual, lente antiga, com adaptador.
Esse efeito foi feito na pós pois tem elementos do mesmo plano desfocado.
Bom é isso aí, bons estudos!